Esse equilibrio entre privacidade e segurança é um debate muito extenso e um assunto complicado.
Você aceitaria sua cidade cheia de cameras e com sistema de detecção facial e tracking incriveis via IA sabendo que isso diminuiria o crime? Deixaria o governo poder ler suas mensagens se isso também os permitissem ler as mensagens de suspeitos de terrorismo e outros criminosos? Exigir ID para usar qualquer serviço online pois facilitaria o combate aos crimes eletronicos, golpes, pornografia infantil, etc...?
Complexo.
Isso é exatamente o que eu escrevi um tempo atrás sobre o paradigma da segurança. Vou repetir o que diz o paradigma: "Quanto mais segurança, menos liberdade. Quanto mais liberdade, menos segurança." Então, vai de pessoa para pessoa. Tem gente que prefere segurança e não está nem ai para a liberdade. E também tem o contrário. Pessoas que preferem a liberdade e não estão nem ai para a segurança. Resumindo: É um assunto bem complexo e de difícil conclusão.
não acho que isso seja um paradigma, Paredao...
é possível ter segurança e liberdade.
o dilema real é entre segurança e conveniência.
diferente.
o ponto é: a nova tecnologia que surge muda a dinâmica de poder.
Realmente esse é o ponto.
E as vezes o problema é esse mesmo, quando o "poder" não quer mudar as suas dinâmicas. Ou melhor, mudar as dinâmicas, mas mantendo a mentalidade anterior.
Antigamente, normalmente havia uma geração de poder transitória a essa nova tecnologia, o que permitia a geração seguinte lidar com ela normalmente sem grandes conflitos. O problema é que agora a tecnologia anda rápido de mais, que essa geração transitória leva com tantas mudanças, que nem a geração seguinte ainda sabe lidar com a mudança anterior.
me parece que na maior parte das vezes o poder não quer mudar suas dinâmicas, manutenção do status quo é a norma para a maioria dos governos.
Cacildis.... me lembrei agora do antigo MSN, tudo era trafegado em texto simples de forma que qualquer um no meio do caminha conseguia interceptar as mensagens e ler ela com programas gratuitos na internet. Depois a Microsfot comprou, transformou no Microsoft Messenger e acabou com a farra.
Vocês confiam nesses mensageiros como WhatsApp, Telegram e afins? eu não conversaria nada "super sigiloso" nesses aplicativos.
dizem que o Signal é mais seguro
depois de ouvir a entrevista do Pavel, fundador do telegram, e ver como sua existência parece alinhada com a ideia de desenvolver o app e entregar privacidade pras pessoas, até fiquei confiando mais no telegram
https://www.youtube.com/watch?v=1Ut6RouSs0w