Bitcoin Forum
September 28, 2024, 08:16:18 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.1 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Nova ferramenta para proteger seu CPF contra a malandragem  (Read 171 times)
Paredao (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3458
Merit: 1656



View Profile
August 17, 2024, 06:52:16 PM
 #1

Ontem fiquei sabendo de um novo serviço da Receita Federal Brasileira. Esse serviço permite que o cidadão possa bloquear o uso indevido de seu CPF na abertura ou transferência indevida de empresas. A pilantragem terá mais dificuldades na criação de "laranjas.
Uma materia sobre o assunto: https://olhardigital.com.br/2024/05/22/seguranca/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-cpf-veja-como-acessar/
Gostei do serviço.
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2506
Merit: 1465


View Profile
August 17, 2024, 10:52:35 PM
 #2

Eu também fiquei sabendo recentemente dessa ferramenta e já fiz o bloqueio do meu cpf, outra ferramenta que encontrei recentemente foi o site https://cadastropre.com.br/ onde dá pra consultar se alguém registrou um chip de celular pré pago no seu nome sem que você saiba.

A algumas semanas atrás conseguiram acessar a minha conta da vivo (falha minha pois eu usava uma senha que já tinha sido vazada em outra plataforma) e os golpistas registraram um celular em meu nome, como recebi as notificações via email consegui cancelar o número horas mais tarde e abri um boletim de ocorrência. Não dá pra bobear.
alegotardo
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2548
Merit: 1210


☢️ alegotardo™️


View Profile
August 18, 2024, 03:31:37 AM
 #3

Ontem fiquei sabendo de um novo serviço da Receita Federal Brasileira. Esse serviço permite que o cidadão possa bloquear o uso indevido de seu CPF na abertura ou transferência indevida de empresas. A pilantragem terá mais dificuldades na criação de "laranjas.
Uma materia sobre o assunto: https://olhardigital.com.br/2024/05/22/seguranca/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-cpf-veja-como-acessar/
Gostei do serviço.

Isso existe já tem algumas semanas, até onde sei, e de fato é uma ferramenta muito útil pois abertura de empresa é um dos principais meios que as pessoas utilizam para cometer golpes envolvendo somas grandes de dinheiro, e quando a bomba estoura fica até difícil para o suposto laranja provar sua inocência.

Porém, só eu acho que já passou da hora de criarem uma ferramenta descomplicada e unificada para monitorarmos nosso "nome"?
Vejam bem....
- Temos o Registrado do Bacen para verificarmos todos os lugares onde temos alguma conta bancárias aberta;
- Temos o Cadastro Pré da Anatel para ver quais são as linhas de telefone ativas com o CPF;
- Agora esse outro para saber quais são as empresas abertas.

Falta também sabermos quando alguém contratou um financiamento com nosso nome, comprou um carro, casa ou outro bem de grande valor.. etc.

Unifica isso e disponibiliza em um APP de fácil acesso, sem burocracia, pode ser até sob o login do gov.br... o governo certamente tem ferramentas para descobrir tudo isso.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████████████████████████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
███████████████████████████
.
.Duelbits.
▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄
███░░░░███░░░░███
░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░
▀██████████
░░░░░███░░░░
░░░░░███▄█░░░
░░██▌░░███░▀░░██▌
█░██░░███░░░██
█▀▀▀█▌░███░░█▀▀▀█▌
▄█▄░░░██▄███▄█▄░░▄██▄
▄███▄
░░░░▀██▄▀
.
REGIONAL
SPONSOR
███▀██▀███▀█▀▀▀▀██▀▀▀██
██░▀░██░█░███░▀██░███▄█
█▄███▄██▄████▄████▄▄▄██
██▀ ▀███▀▀░▀██▀▀▀██████
███▄███░▄▀██████▀█▀█▀▀█
████▀▀██▄▀█████▄█▀███▄█
███▄▄▄████████▄█▄▀█████
███▀▀▀████████████▄▀███
███▄░▄█▀▀▀██████▀▀▀▄███
███████▄██▄▌████▀▀█████
▀██▄█████▄█▄▄▄██▄████▀
▀▀██████████▄▄███▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
.
EUROPEAN
BETTING
PARTNER
Paredao (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3458
Merit: 1656



View Profile
August 18, 2024, 05:08:40 PM
 #4


Falta também sabermos quando alguém contratou um financiamento com nosso nome, comprou um carro, casa ou outro bem de grande valor.. etc.

Unifica isso e disponibiliza em um APP de fácil acesso, sem burocracia, pode ser até sob o login do gov.br... o governo certamente tem ferramentas para descobrir tudo isso.

Acredito até que o Governo tem estudado a implementação de uma ferramenta nesses moldes. O problema e que muitas das vezes essas consultas esbarram no tal "sigilo bancário e fiscal". Então demora-se um tempo maior para contornar essa situação. Vamos ver se aos poucos isso seja superado.
TryNinja
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2968
Merit: 7379



View Profile WWW
August 18, 2024, 05:38:37 PM
 #5

O problema é que são centenas de milhões de brasileiros e eu chuto que nem 5% vão fazer esse bloqueio. No final das contas, os criminosos ainda vão ter MUITOS cpfs sobrando para fazer o roubo de identidade e usá-los de laranja.

Para a gente que "manja mais", é uma boa ferramenta.

rdluffy
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2366
Merit: 1407



View Profile WWW
August 18, 2024, 11:19:06 PM
 #6

Boa Paredao, vou fazer isso, pois dá muita dor de cabeça quando fazem algo no seu nome, pode até te prejudicar bastante

Eu também fiquei sabendo recentemente dessa ferramenta e já fiz o bloqueio do meu cpf, outra ferramenta que encontrei recentemente foi o site https://cadastropre.com.br/ onde dá pra consultar se alguém registrou um chip de celular pré pago no seu nome sem que você saiba.

A algumas semanas atrás conseguiram acessar a minha conta da vivo (falha minha pois eu usava uma senha que já tinha sido vazada em outra plataforma) e os golpistas registraram um celular em meu nome, como recebi as notificações via email consegui cancelar o número horas mais tarde e abri um boletim de ocorrência. Não dá pra bobear.

Isso é bizarro como as operadoras no Brasil são falhas e não assumem qualquer responsabilidade, nenhuma delas é transparente
Um parente meu bem próximo me falou semana passada que foi fazer um cadastro na operadora e viu que já tinham feito uma linha com um ddd lá do norte ou nordeste no nome dele. Ele ligou na operadora e já solicitou o cancelamento, porém não fez o B.O
Vou falar pra ele fazer isso amanhã

Como eu disse, se você tiver problema com a operadora, é praticamente impossível conseguir informações, mesmo você sendo você mesmo e indo pessoalmente na operadora. Só com advogado mesmo e olhe lá

.
.DuelbitsSPORTS.
▄▄▄███████▄▄▄
▄▄█████████████████▄▄
▄██████████████████████▄
██████████████████████████
███████████████████████████
██████████████████████████████
██████████████████████████████
█████████████████████████████
███████████████████████████
█████████████████████████
▀████████████████████████
▀▀███████████████████
██████████████████████████████
██
██
██
██

██
██
██
██

██
██
██
████████▄▄▄▄██▄▄▄██
███▄█▀▄▄▀███▄█████
█████████████▀▀▀██
██▀ ▀██████████████████
███▄███████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
▀█████████████████████▀
▀▀███████████████▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
OFFICIAL EUROPEAN
BETTING PARTNER OF
ASTON VILLA FC
██
██
██
██

██
██
██
██

██
██
██
10%   CASHBACK  
          100%   MULTICHARGER  
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2506
Merit: 1465


View Profile
August 19, 2024, 04:22:39 PM
 #7

Isso é bizarro como as operadoras no Brasil são falhas e não assumem qualquer responsabilidade, nenhuma delas é transparente
Um parente meu bem próximo me falou semana passada que foi fazer um cadastro na operadora e viu que já tinham feito uma linha com um ddd lá do norte ou nordeste no nome dele. Ele ligou na operadora e já solicitou o cancelamento, porém não fez o B.O
Vou falar pra ele fazer isso amanhã

Como eu disse, se você tiver problema com a operadora, é praticamente impossível conseguir informações, mesmo você sendo você mesmo e indo pessoalmente na operadora. Só com advogado mesmo e olhe lá

Sobre o boletim de ocorrência fala pra ele fazer via internet, consegue fazer rapidinho e pode livrar ele de algum problema futuro pois normalmente esses números são usados para cometer outros crimes. Eu até estava na dúvida se iriam aceitar ou não o boletim pois tem que indicar local onde o crime ocorreu e nesse campo eu preenchi com o endereço da minha casa e deu certo.
Paredao (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3458
Merit: 1656



View Profile
August 19, 2024, 09:12:45 PM
 #8


Como eu disse, se você tiver problema com a operadora, é praticamente impossível conseguir informações, mesmo você sendo você mesmo e indo pessoalmente na operadora. Só com advogado mesmo e olhe lá

O problema é que nem uma sede física essas operadoras estão querendo ter mais. Vai chegar o tempo que elas irão disponibilizar uma caixa postal e olhe lá. Depois elas reclamam quando são processadas pelos clientes. O ruim é que a indenização por dano moral, nesses casos, é muito baixa. Chega no máximo a 10 mil reais e olhe lá. Sai mais barato para a empresa deixar a pendenga correr solta na justiça. É lamentável isso.
joker_josue
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1792
Merit: 4868


**In BTC since 2013**


View Profile WWW
August 20, 2024, 07:10:00 PM
 #9

Então, mas bastava a pessoa dizer um CPF para abrir a empresa? Não tinha de provar que esse CPF era seu?
Isso não fazia sentido nenhum, no mínimo deviam pedir o passaporte, para confirmar que a pessoa é quem diz ser.

Paredao (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3458
Merit: 1656



View Profile
August 20, 2024, 09:09:01 PM
 #10

Então, mas bastava a pessoa dizer um CPF para abrir a empresa? Não tinha de provar que esse CPF era seu?
Isso não fazia sentido nenhum, no mínimo deviam pedir o passaporte, para confirmar que a pessoa é quem diz ser.

Essa é a tal desburocratização, tão pregada por ai. Sim, era possível uma pessoa abrir uma empresa usando apenas o CPF de outra pessoa. Raramente são feitos cruzamentos de dados. Tem muito mito a respeito disso. Já vi muitas pessoas terem empresas abertas em seu nome sem nunca terem pisado no endereço da empresa. A malandragem corre solta no Brasil. O aparato de segurança pública é totalmente falho nesse quesito.
joker_josue
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1792
Merit: 4868


**In BTC since 2013**


View Profile WWW
August 20, 2024, 10:48:49 PM
 #11

Então, mas bastava a pessoa dizer um CPF para abrir a empresa? Não tinha de provar que esse CPF era seu?
Isso não fazia sentido nenhum, no mínimo deviam pedir o passaporte, para confirmar que a pessoa é quem diz ser.

Essa é a tal desburocratização, tão pregada por ai. Sim, era possível uma pessoa abrir uma empresa usando apenas o CPF de outra pessoa. Raramente são feitos cruzamentos de dados. Tem muito mito a respeito disso. Já vi muitas pessoas terem empresas abertas em seu nome sem nunca terem pisado no endereço da empresa. A malandragem corre solta no Brasil. O aparato de segurança pública é totalmente falho nesse quesito.

Desburocratização, é eu não precisar de 50 papeis e perder 3 dias para abrir uma empresa.
Agora, ter um documento atestado pelo Estado a dizer quem eu sou, deve ser mais do suficiente para que as coisas sejam feitas, sem eu ter de provar 10x aquilo que digo.

tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2506
Merit: 1465


View Profile
August 22, 2024, 01:30:06 AM
 #12

Desburocratização, é eu não precisar de 50 papeis e perder 3 dias para abrir uma empresa.
Agora, ter um documento atestado pelo Estado a dizer quem eu sou, deve ser mais do suficiente para que as coisas sejam feitas, sem eu ter de provar 10x aquilo que digo.

Talvez ai em Portugal as coisas ainda não estão assim tão desenvolvidas no quesito crimes digitais, aqui os caras simplesmente montam uma "empresa" focada em tipos específicos de golpe onde exploraram qualquer mínima brecha nos mais diversos setores... Aonde tiver uma possibilidade de fraude ela vai estar sendo explorada e de forma altamente especializada.
E tem que ficar bem esperto porque se você não for a vítima direta do crime também existe a possibilidade deles estarem usando o teu nome para aplicar o golpe em terceiros e ai dá noite para o dia voce descobre que é o criminoso e nem sabia.  Huh

Pode parecer exagero mas não é, Brasil não é para amadores.
joker_josue
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1792
Merit: 4868


**In BTC since 2013**


View Profile WWW
August 22, 2024, 06:48:33 AM
 #13

Desburocratização, é eu não precisar de 50 papeis e perder 3 dias para abrir uma empresa.
Agora, ter um documento atestado pelo Estado a dizer quem eu sou, deve ser mais do suficiente para que as coisas sejam feitas, sem eu ter de provar 10x aquilo que digo.

Talvez ai em Portugal as coisas ainda não estão assim tão desenvolvidas no quesito crimes digitais, aqui os caras simplesmente montam uma "empresa" focada em tipos específicos de golpe onde exploraram qualquer mínima brecha nos mais diversos setores... Aonde tiver uma possibilidade de fraude ela vai estar sendo explorada e de forma altamente especializada.
E tem que ficar bem esperto porque se você não for a vítima direta do crime também existe a possibilidade deles estarem usando o teu nome para aplicar o golpe em terceiros e ai dá noite para o dia voce descobre que é o criminoso e nem sabia.  Huh

Pode parecer exagero mas não é, Brasil não é para amadores.

É por isso que as vezes, apesar de chata, a burocracia tem de existir. O que eu critico é essa burocracia em exagero.

Pode ser fácil abrir uma empresa, mas por outro lado tem de haver uma validação "2 fatores" para comprovar que é realmente a pessoa que esta a abrir empresa.

Paredao (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3458
Merit: 1656



View Profile
August 22, 2024, 07:14:24 PM
 #14


É por isso que as vezes, apesar de chata, a burocracia tem de existir. O que eu critico é essa burocracia em exagero.

Pode ser fácil abrir uma empresa, mas por outro lado tem de haver uma validação "2 fatores" para comprovar que é realmente a pessoa que esta a abrir empresa.


O problema que tem um pessoal que não quer nem o mínimo de "burocracia". Eles querem o fim completo do Estado Malvadão. Eles só se esquecem que se acabar totalmente o Estado Malvadão, o que virá no lugar dele. Será que teremos novos "feudos" e senhores feudais como na idade média ? Esse pessoal não pensa nisso.
joker_josue
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1792
Merit: 4868


**In BTC since 2013**


View Profile WWW
August 23, 2024, 12:28:45 AM
 #15

O problema que tem um pessoal que não quer nem o mínimo de "burocracia". Eles querem o fim completo do Estado Malvadão. Eles só se esquecem que se acabar totalmente o Estado Malvadão, o que virá no lugar dele. Será que teremos novos "feudos" e senhores feudais como na idade média ? Esse pessoal não pensa nisso.

Eu sempre digo: as pessoas não pensam nisso, até ao dia em que precisam, e usam coisas no seu dia a dia que acham que são bem adquiridos e não é preciso mais nada. Até ao dia que precisam e mudam de opinião.

Agora o Estado não tem de controlar tudo e fazer tudo, não tenho essa ideia. Mas no mínimo tem de ser o "2 fatores" da identidade de um cidadão, para haver algum nível de segurança social.

Eu não posso falar de como são as coisas no Brasil, mas toda a minha vida vivi em condomínios (no caso prédio com vários apartamentos). E por sua vez, os proprietários é que toma as decisões do que é ou não é feito no prédio. E infelizmente, na maioria das vezes, existe confusão até para se decidir que a fachada do prédio é pinta ou não é pinta.

Imagina uma comunidade maior a decidir qual é a empresa que vai recolher o lixo... há espera, esqueci, em prédios até a existe confusão com a empresa que vai fazer a limpeza.  Roll Eyes

Por acaso, agora vivo num prédio que até é bem tranquilo, mas existe sempre um ou dois elementos que gosta de complicar ou não há nada para complicar.

Paredao (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3458
Merit: 1656



View Profile
August 23, 2024, 07:51:12 PM
 #16


Eu não posso falar de como são as coisas no Brasil, mas toda a minha vida vivi em condomínios (no caso prédio com vários apartamentos). E por sua vez, os proprietários é que toma as decisões do que é ou não é feito no prédio. E infelizmente, na maioria das vezes, existe confusão até para se decidir que a fachada do prédio é pinta ou não é pinta.

Imagina uma comunidade maior a decidir qual é a empresa que vai recolher o lixo... há espera, esqueci, em prédios até a existe confusão com a empresa que vai fazer a limpeza.  Roll Eyes

Por acaso, agora vivo num prédio que até é bem tranquilo, mas existe sempre um ou dois elementos que gosta de complicar ou não há nada para complicar.

Já comigo aconteceu o oposto. Eu sempre morei em casas individuais. Nunca morei num condomínio. Agora, estou pensando em mudar de residência e provavelmente irei morar num prédio de condomínio. Já li vários relatos e isso já está me deixando preocupado. Trocar uma casa espaçosa por um apartamento é algo a se pensar. Fora o relacionamento com vizinhos que não sei se será algo agradável.
joker_josue
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1792
Merit: 4868


**In BTC since 2013**


View Profile WWW
August 23, 2024, 10:40:42 PM
 #17

Já comigo aconteceu o oposto. Eu sempre morei em casas individuais. Nunca morei num condomínio. Agora, estou pensando em mudar de residência e provavelmente irei morar num prédio de condomínio. Já li vários relatos e isso já está me deixando preocupado. Trocar uma casa espaçosa por um apartamento é algo a se pensar. Fora o relacionamento com vizinhos que não sei se será algo agradável.

Claro que também existe boas experiencias. Como comentei, atualmente moro num que as coisas até correm bem.

Agora, vais sempre ter um ou outro vizinho que gosta de complicar, sem se saber bem porque.

Em relação ao relacionamento, no final és tu na tua casa e eles na deles. O mais provável é só se cruzarem as vezes na escada, ou só os veres uma vez por ano na reunião de condomínio. A menos que tenham muitos reformados e gostem de conversar a janela, como se costuma dizer.  Cheesy


alegotardo
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2548
Merit: 1210


☢️ alegotardo™️


View Profile
August 24, 2024, 12:51:07 AM
 #18

Desburocratização, é eu não precisar de 50 papeis e perder 3 dias para abrir uma empresa.
Agora, ter um documento atestado pelo Estado a dizer quem eu sou, deve ser mais do suficiente para que as coisas sejam feitas, sem eu ter de provar 10x aquilo que digo.

Minha esposa já participou de uma empresa, e aqui no Brasil o processo além de burocrático é inseguro....

É preciso correr atrás de muitos papeis, mas em nenhum momento ela precisou apresentar um documento original para esse processo.
O máximo que solicitaram é uma fotocópia de um documento e uma autenticação de sua assinatura (que poderia ser falsificada).

Existe ainda possibilidade você nomear um representante (outra pessoa) através de de uma procuração, e falsificação de procuração é um cenário que já deu muito problema aqui no Brasil também.

Enfim... eu acho que já passou da hora de que todo cidadão deveria ter um certificado digital, físico (pendrive, cartão, etc) ou digital (em nuvem) para autenticar esses processos com mais segurança e diminuir ou até coibir essas fraudes.
Com a tecnologia que temos hoje, um certificado digital ainda é caro para muitas pessoas e inacessível também.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████████████████████████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
███████████████████████████
.
.Duelbits.
▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄
███░░░░███░░░░███
░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░
▀██████████
░░░░░███░░░░
░░░░░███▄█░░░
░░██▌░░███░▀░░██▌
█░██░░███░░░██
█▀▀▀█▌░███░░█▀▀▀█▌
▄█▄░░░██▄███▄█▄░░▄██▄
▄███▄
░░░░▀██▄▀
.
REGIONAL
SPONSOR
███▀██▀███▀█▀▀▀▀██▀▀▀██
██░▀░██░█░███░▀██░███▄█
█▄███▄██▄████▄████▄▄▄██
██▀ ▀███▀▀░▀██▀▀▀██████
███▄███░▄▀██████▀█▀█▀▀█
████▀▀██▄▀█████▄█▀███▄█
███▄▄▄████████▄█▄▀█████
███▀▀▀████████████▄▀███
███▄░▄█▀▀▀██████▀▀▀▄███
███████▄██▄▌████▀▀█████
▀██▄█████▄█▄▄▄██▄████▀
▀▀██████████▄▄███▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
.
EUROPEAN
BETTING
PARTNER
Paredao (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3458
Merit: 1656



View Profile
August 24, 2024, 05:50:55 PM
 #19


Enfim... eu acho que já passou da hora de que todo cidadão deveria ter um certificado digital, físico (pendrive, cartão, etc) ou digital (em nuvem) para autenticar esses processos com mais segurança e diminuir ou até coibir essas fraudes.
Com a tecnologia que temos hoje, um certificado digital ainda é caro para muitas pessoas e inacessível também.

Já temos algo atualmente parecido com isso. Temos o .gov. Se o nível de validação for prata ou ouro, dá para fazer muita coisa através dele. E o bom de tudo isso é que é totalmente gratuito. Espero que ele seja expandindo. Colocando fim no lucro fácil de todas essas certificadoras que temos atualmente. É aguardar para ver
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2506
Merit: 1465


View Profile
August 27, 2024, 03:40:57 PM
 #20

Enfim... eu acho que já passou da hora de que todo cidadão deveria ter um certificado digital, físico (pendrive, cartão, etc) ou digital (em nuvem) para autenticar esses processos com mais segurança e diminuir ou até coibir essas fraudes.
Com a tecnologia que temos hoje, um certificado digital ainda é caro para muitas pessoas e inacessível também.

Acho que sim o certificado digital pode resolver grande parte dos problemas além de que é possível delegar privilégios limitados a terceiros sem abrir mão da segurança. Mas o problema que vejo é que os mais leigos acabam emitindo certificado digital e entregando ele na mão de terceiros para estes terceiros efetuarem ações e ai talvez abre uma possibilidade de fraudes ainda maior. Claro que nesse caso o problema não é o certificado digital mas sim a forma como a pessoa utiliza.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!