Se fosse somente isso a vantagem de viver na Noruega. Abaixo irei postar o relato de uma Brasileira que vive há mais de 10 anos na Noruega. Bem legal o relato dela. Exemplo típico de um Estado de bem Estar Social:
Cinco Razões para morar na Noruega:
"Não ache que só porque chegou nesse artigo super positivo não existe nada ruim na vida na Noruega. Esse é um país como qualquer outro. O nível de criminalidade não é zero e nem o de preconceito e racismo é nulo. Mas é um número muito menor em comparação com outros países e com nosso próprio país.
Mas o que a Noruega tem de tão boa que ultimamente o número de pessoas querendo vir pra cá só aumenta?
1. IGUALDADE
A desigualdade social na Noruega é muito baixa, comparada a outros países. Aqui seja você é um soldador ou mecânico, sua qualificação em nível técnico tem valor e seu salário não será tão desigual comparando a outras profissões.
Por aqui engenheiros, médicos e advogados ganham muito mais que um professor por exemplo, mas quanto mais você ganha, mais impostos vai pagar pro governo. E isso diminui as diferenças.
Muita gente se pergunta se ainda assim vale a pena estudar aqui. E admito que apesar das universidades norueguesas serem gratuitas, muitas pessoas não estudam e preferem ir pelo caminho do curso técnico.
Morando aqui, eu percebi como a sociedade brasileira desqualifica seus profissionais, enquanto que aqui na Noruega seja você um coletor de lixo ou gerente de banco vai poder frequentar os mesmos ambientes e seus filhos estudarão nas mesmas escolas públicas.
Na escola que trabalho, por exemplo, temos alunos cujos pais dirigem um Tesla (e isso não é tanto assim) e pais que nem mesmo carro possuem. Felizmente a descriminação com a qual crescemos no Brasil não é gritante na Noruega.
Sem contar a igualdade de gênero. Nós mulheres ainda temos muito pelo que lutar, mesmo na Noruega. Se quiser saber mais dá uma olhada nesses artigos aqui.
2. EDUCAÇÃO;
Seja nas escolas de nível fundamental ou médio. Até o sistema universitário na Noruega é gratuito. Como alguém que precisava trabalhar oito horas por dia para depois ir para faculdade, eu respeito isso demais.
Os estudantes universitários na Noruega podem trabalhar nos seus horários livres. Mas a maioria deles recebe empréstimo estudantil e trabalha para pagar suas despesas pessoais extras. Afinal de contas são jovens. Eles gostam de viajar, sair a noite com os amigos e se divertir. Estudar na Noruega possibilita tudo isso a eles.
Isso é tão distante da realidade da maioria dos brasileiros que chega a doer em mim saber o
quanto nosso mundo é injusto e desigual.
3. ESTABILIDADE FINANCEIRA
O custo de vida na Noruega é realmente altissimo. Mas quando você trabalha e consegue ter um bom senso de educação financeira, consegue viver com dignidade aqui.
O sistema social norueguês ainda que imperfeito, por motivos que precisarão entrar em um artigo a parte, funciona muito bem.
Cidadãos noruegueses desempregados tem direito ao seguro da previdência e ajuda do governo por um tempo maior que em outros paises.
Quando crescemos em um país como um Brasil, onde as leis trabalhistas nunca favorecem o trabalhador, agradecemos por toda luta social que aconteceu na Noruega e trouxe direitos fundamentais que nem sabíamos que existia.
Na Noruega eu não me preocupo em perder o emprego e tenho até o direito de ficar doente sem precisar em um médico que comprove isso. Eu tenho tanta gratidão nesse sistema de confiança que trabalho realmente com vontade. Geralmente temos o direito há até três dias consecutivos de atestado médico dado por nós mesmos, totalizando um número x de dias que vai depender do local do seu trabalho. Se precisarmos de mais dias um médico precisa atestar.
4. FACILIDADE EM CONHECER OUTRAS CULTURAS;
Foi na Noruega que conheci pessoas de vários países e até de regiões do Brasil que nunca teria conhecido morando no Brasil. Aprendi sobre outros costumes. Me aventurei na culinária internacional e tudo isso sem ir muito longe de casa ou da minha rotina diária.
Eu acho incrivel como os jardins de infancia e escolas norueguesas trabalhem para que a integração de nós imigrantes funcione no país. Claro que existem falhas, porque afinal de contas onde tiver um traço da “humanidade” terá falhas. Mas também existem muitos acertos.
5. NATUREZA
O que mais gosto na Noruega é a ideia de um vida sem luxo e regada a coisas simples. O norueguês em geral é uma pessoa bem diferente.
Eles não são taxados pelo status social. Amam escapar nos finais de semana para a montanha e saem depois de um dia de trabalho para caminhar ao ar livre.
Noruegueses gostam da ideia de ter uma vida aconchegante. Chamamos isso aqui de “Koselig” Então seus objetivos nem sempre são a riqueza, mas sim, novas experiências.
Vivendo na Noruega aprendi a apreciar o melhor da Noruega, que são as belas paisagens e um
leque de oportunidades para estar em contato com a natureza."
Fico até emocionado
de ler um relato desses.
Fonte