Uma solução que parece obvia seria se instalar em locais isolados mas o problema é que combinar local isolado + sistema robusto com ampla disponibilidade de energia é muito raro.
Bem, em países como a Noruega, não seria complicado pagar para que a instalação fosse feita até ao local isolado. O problema, é que muito dessa malta da mineração, não quer investir nessas coisas, além do investimento que fazem nas maquinas de mineração.
Antigamente, as minas de metais, eram na sua grande maioria construídos em locais isolados. Então os investidores das minas, até linhas de caminhos de ferro, construíam, para transportar a matéria prima que extraiam para os portos e outros locais. O que era interessante, é que esses locais isolados, deixam de ser isolados, visto que depois surgiam aldeias dos trabalhadores, e a população crescia. Hoje, muitos desses locais, agora são vilas ou cidades, e não as minas estão encerradas.
Hoje, neste novo tipo de mineração, o investimento não é em linhas de caminhos de ferro, mas em linhas de alta tensão. E talvez esses locais isolados, iram se desenvolver e tornar-se polos industriais ou quem sabe novas cidades.