Salve salve
imagino que tenhamos algum economista por aqui, certo?
Ontem tive uma conversa curiosa na rua com uma mulher que se dizia economista e grande apoiadora do governo
Já pra imaginar quais faculdades que ela se formou

Ontem tive uma conversa curiosa na rua com uma mulher que se dizia economista e grande apoiadora do governo que ficou bastante chocada por eu não concordar quando o presidente diz que "se a laranja está cara devemos parar de comer laranja para baixar o preço", tendo em vista que na inflação sistêmica e com a maquiagem que o governo faz no ipca (removendo itens que inflacionam mais) essa mudança no padrão de consumo afetaria pouca coisa, por mais que pela oferta e demanda o comentário faça sentido acho ele completamente desconectado da realidade e de certa forma oportunista (pois se aproveita do desconhecimento do povo em relação aos preços e à política monetária).
Isso é um papo simplesmente mentiroso do Lula. Ele está espalhando informações falsas.
Ele está transferindo a culpa da laranja ter subido pro empresário. Mas na verdade, a verdadeira causa da laranja ter subido é a expansão da base monetária. Dessa forma, o único culpado pela alta inflação é o Lula.
O Lula está com esse discurso dizendo que a culpa da laranja subir é do empresário, que quer lucrar mais e vender a laranja cara demais. Se voce não comprar, ele prefere vender mais barato do que perder a laranja.
Mas a verdadeira causa da inflação, é que o Lula aumentou os gastos públicos. Fez tanta merda que aumentou o dólar. Com isso aumentou o diesel. Depois gastou mais dinheiro ainda, aumentou salário minimo, aumentou salário de servidores, fez obras, aumentou a base do bolsa familia, etc. JOgou dinheiro ate nao poder mais na economia. Resultado? Inflacao.
o que me trouxe a seguinte pergunta:
O quanto de escola austríaca está presente no currículo das faculdades atuais de economia? A sensação que tenho é que é algo bem lado B, mais ou menos como Reich nas faculdades de psicologia.
A base principal imagino que seja Keynesiana, não? ou ainda alguma outra escola de pensamento?
Existe escolas boas de economia no país.
USP, Católica do Rio de Janeiro, FGV... Esses aí todo mundo quer contratar.
Existem outras muito ruins, totalmente idiotizadas e marxistas, tipo a UFRJ. O profissional sai quase sem nenhum valor de mercado e acaba tendo que ir fazer concursos públicos