Bitcoin Forum
April 05, 2026, 04:34:23 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 30.2 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Aos economistas  (Read 93 times)
l3pox (OP)
Legendary
*

Activity: 3024
Merit: 1276

There's no need to be upset

View Profile
February 12, 2025, 03:10:36 PM
Merited by bitmover (1), tg88 (1)

Salve salve

imagino que tenhamos algum economista por aqui, certo?

Ontem tive uma conversa curiosa na rua com uma mulher que se dizia economista e grande apoiadora do governo que ficou bastante chocada por eu não concordar quando o presidente diz que "se a laranja está cara devemos parar de comer laranja para baixar o preço", tendo em vista que na inflação sistêmica e com a maquiagem que o governo faz no ipca (removendo itens que inflacionam mais) essa mudança no padrão de consumo afetaria pouca coisa, por mais que pela oferta e demanda o comentário faça sentido acho ele completamente desconectado da realidade e de certa forma oportunista (pois se aproveita do desconhecimento do povo em relação aos preços e à política monetária).

O que me fez pensar no cv das faculdades de economia públicas e privadas

o que me fez pensar em Keynes (com seu "no longo prazo estaremos todos mortos")

o que me trouxe a seguinte pergunta:
O quanto de escola austríaca está presente no currículo das faculdades atuais de economia? A sensação que tenho é que é algo bem lado B, mais ou menos como Reich nas faculdades de psicologia.
A base principal imagino que seja Keynesiana, não? ou ainda alguma outra escola de pensamento?

Agradeço contribuições para sanar minha mente curiosa em relação à isso.

(aguardando o comentário crítico do Paredao em 3... 2...1...)

▄███████████████████▄
████████████████████████

██████████▀▀▀▀██████████
███████████████▀▀███████
█████████▄▄███▄▄█████
████████▀▀████▀███████
█████████▄▄██▀██████████
████████████▄███████████
██████████████▄█████████
██████████▀▀███▀▀███████
███████████████████████
█████████▄▄████▄▄████████
▀███████████████████▀
.
 BC.GAME 
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀░▀██████
████▀░░░░░▀████
███░░░░░░░░░███
███▄░░▄░▄░░▄███
█████▀░░░▀█████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░▀░░░▀░░███
███░░▄▄▄░░▄████
███▄▄█▀░░▄█████
█████▀░░▐██████
█████░░░░██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀▀░▀▄░███
████▀░░▄░▄░▀███
███▀░░▀▄▀▄░▄███
███▄░░▀░▀░▄████
███░▀▄░▄▄██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████

DEPOSIT BONUS
.1000%.
GET FREE
...5 BTC...

REFER & EARN
..$1000 + 15%..
COMMISSION

Play Now 
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2352
Merit: 6775

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
February 13, 2025, 07:54:21 AM

Ontem tive uma conversa curiosa na rua com uma mulher que se dizia economista e grande apoiadora do governo que ficou bastante chocada por eu não concordar quando o presidente diz que "se a laranja está cara devemos parar de comer laranja para baixar o preço", tendo em vista que na inflação sistêmica e com a maquiagem que o governo faz no ipca (removendo itens que inflacionam mais) essa mudança no padrão de consumo afetaria pouca coisa, por mais que pela oferta e demanda o comentário faça sentido acho ele completamente desconectado da realidade e de certa forma oportunista (pois se aproveita do desconhecimento do povo em relação aos preços e à política monetária).

Teoricamente essa estratégia até poderia dar, mas isso só funcionaria em produtos que as pessoas tenha alternativa e se os preços não subissem todos de igual forma. Por sua vez, na realidade isso já é feito, pelas pessoas com mais necessidade. Não compram alguns produtos, quando eles ficam muito caros.

Mas, normalmente para os economistas (em especial os estudantes), quando falo com eles, dou sempre o mesmo exemplo:
Se uma empresa de colchoes numa ilha de 100 habitantes, no primeiro ano vende 20 colchões, no segundo ano vende 30 colchões e no terceiro ano vende 40 colchões. Quantos vai vender no 4º ano? 50? Mesmo supondo que alguns dos primeiros a comprar, voltam a ter de comprar, será praticamente impossível a empresa vender mais no 4º ano do que no 3º. Então o que fazer?

Regra geral, não conseguem dar-me uma resposta.  Roll Eyes

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
bitmover
Legendary
*

Activity: 2996
Merit: 7376

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
February 15, 2025, 10:49:10 AM

Salve salve

Ontem tive uma conversa curiosa na rua com uma mulher que se dizia economista e grande apoiadora do governo

Já pra imaginar quais faculdades que ela se formou  Cheesy

Isso é um papo simplesmente mentiroso do Lula. Ele está espalhando informações falsas.

Ele está transferindo a culpa da laranja ter subido pro empresário. Mas na verdade, a verdadeira causa da laranja ter subido é a expansão da base monetária. Dessa forma, o único culpado pela alta inflação é o Lula.

O Lula está com esse discurso dizendo que a culpa da laranja subir é do empresário, que quer lucrar mais e vender a laranja cara demais. Se voce não comprar, ele prefere vender mais barato do que perder a laranja.

Mas a verdadeira causa da inflação, é que o Lula aumentou os gastos públicos. Fez tanta merda que aumentou o dólar. Com isso aumentou o diesel. Depois gastou mais dinheiro ainda, aumentou salário minimo, aumentou salário de servidores, fez obras, aumentou a base do bolsa familia, etc. JOgou dinheiro ate nao poder mais na economia. Resultado? Inflacao.

o que me trouxe a seguinte pergunta:
O quanto de escola austríaca está presente no currículo das faculdades atuais de economia? A sensação que tenho é que é algo bem lado B, mais ou menos como Reich nas faculdades de psicologia.
A base principal imagino que seja Keynesiana, não? ou ainda alguma outra escola de pensamento?

Existe escolas boas de economia no país.

USP, Católica do Rio de Janeiro,  FGV... Esses aí todo mundo quer contratar.

Existem outras muito ruins, totalmente idiotizadas e marxistas, tipo a UFRJ. O profissional sai quase sem nenhum valor de mercado e acaba tendo que ir fazer concursos públicos

███████▄▄███▄███▄
███▄▄████████▌██
▄█████████████▐██▌
██▄███████████▌█▌
███████▀██████▐▌█
██████████████▌▌▐
████████▄███████▐▐
█████████████████
███████████████▄██▄
██████████████▀▀▀
█████▀███▀▀▀

▄▄▄██████▄▄▄███████▄▄▄
███████████████████████████
███▌█████▀███▌█████▀▀███████████▄▄▄▄▄▄▄▄
███▌█████▄███▌█████▄███▐███████████████████▄
▐████████████▀███████▄██████████▀▀▀▀▀▀▀▀████▀
▐████████████▄██▄███████████▌█████████▄████▀
▐█████████▀█████████▌█████████████▄▄████▀
██████████▄███████████▐███▌██▄██████▀
██████████████▀███▐███▌██████████████████████
████▀██████▀▀█████████▌███▀▀▀▀███▀▀▀▀▀▀▀████▌

P R E M I E R   B I T C O I N   C A S I N O   &   S P O R T S B O O K      

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

98%  
RTP

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

HIGH 
ODDS

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

..PLAY NOW..
Paredao
Legendary
*

Activity: 3976
Merit: 1739

View Profile
February 15, 2025, 05:32:28 PM

(aguardando o comentário crítico do Paredao em 3... 2...1...)

Comentário crítico ? Por que ? Você só faz me lembrar da minha juventude em vossos comentários.

Lembrei quando tinha um caso com minha professora de economia, na primeira faculdade que cursei.

Uma loira maravilhosa e super inteligente.

Ela era admirada por todos, pois tinha se formado em economia e já era professora com apenas 22 anos de idade.

Já eu, um jovem de 19 anos, militar a época e aluno do curso de administração de empresas.

Tivemos um belo caso de amor. Pena que não prosperou.

Já o restante da sua explanação, tudo bobagem que nem vale a pena qualquer comentário.

Abraço Lucas.

TKi TALK[img]
Image hosting for BitcoinTalk
WWW.TALKIMG.COM | Official Topic
tg88
Legendary
*

Activity: 2744
Merit: 1750

View Profile
February 16, 2025, 12:21:25 AM

Acredito que não temos nenhum membro economista. quem faz economia pode acabar sendo atraído por várias vertentes e muitas delas são completamente discordantes  Cheesy eu considero uma área super interessante e quanto mais me aprofundo percebo que o assunto é bem mais complexo do que a grande maioria imagina.

Mas sobre o assunto da laranja eu até considero tranquilo, acho que é algo que um economista pode falar com tranquilidade pois dentro da produção de alimentos temos muitas variáveis que podem fazer os preços de determinados itens dispararem de forma isolada além da natural sazonalidade de produção, então a sugestão de substituição é super adequada. Assim como eu acho um pouco sem noção as pessoas que ficam postando que o café está caro por exemplo e culpando o atual governo. (Tem que entender que o café está em ATH no mundo todo, se for pra ficar barato aqui no mercado interno só se o governo criar uma bolsa café ou algo do tipo).

Alguns vão chegar até esse ponto da minha postagens e talvez já vão estar com raiva do que estou escrevendo e pensando que sou um defensor do atual governo e suas práticas  Grin Grin Grin, mas calma não é isso... Só escrevi tudo isso porque quando envolve politica normalmente as pessoas deixam de ser razoáveis e ai quem sabe a moça da laranja já quer generalizar isso e tirar a culpa da alta inflação atual das costas do governo sugerindo que esses atos pontuais poderiam melhorar a inflação no geral e é ai que ela perdeu a linha.

Pages: [1]
  Print  

Jump to: