Bem, é de conhecimento da grande maioria que as plataformas de música hoje em dia não pagam bem os artistas, que antes vendiam discos e lucravam, hoje a maior renda deles vem dos shows, então talvez descentralizar a música pode ser uma forma de aumentar a arrecadação e por fim quem é fã ter que gastar mais dinheiro para ouvir seu artista favorito...
A maior receita dos artistas sempre foi de shows e de royalties de rádios, televisão e cinema. A venda de discos nunca foi muito lucrativa para os artistas.
Também acho que a musica já está muito descentralizada. O problema é que as grandes editoras, continuam a ser a melhor forma de um artista promover-se e crescer. Por isso é que normalmente no inicio todos querem editoras, e depois de crescerem querem sair.
Convenhamos que ainda hoje em dia essa ideia de descentralizar a música é bastante revolucionária e acho que poucos artistas devem seguir o mesmo caminho de Snoop Dog, mas por outro lado vejo que o uso da tecnologia de blockchain vai aos poucos conquistar espaço e mostrar suas vantagens como por exemplo a redução da pirataria.
Também não acho que seja o blcokchain que vai diminuir a pirataria. E acho que a musica ou filmes nem precisam disso para continuar a lucrar. A pirataria diminui-se com a baixa de preços. Além de que, apesar de perdas na venda de discos, a pirataria pode impulsionar os shows dos artistas. Talvez muitos que hoje vão a shows de um artista, o primeiro contacto que tiveram com esse artista foi com a pirataria.
O problema da musica é muitos querem ganhar dinheiro a custa do trabalho dos artistas. Eles acabam por ser a matéria prima, explorada por todos.
Vi o Snoop Dogg comentando recentemente que uma música dele bateu 1 bilhão de plays no Spotify e depois de perguntar ao manager quanto isso deu, ele falou que nem mesmo $50k... Eu sinceramente não acredito, acho que ele devia estar "cozinhando" essa narrativa pra anunciar a parceria com esse projeto e ganhar uns pontos de legimidade, ou o projeto aproveitou a crítica exatamente para crescer nisso.
quanto você esperaria que 1 bilhão de views pagasse?
eu não faço a mínima ideia, CPM de 0.05 usd realmente é baixo mas te dizer que não me parece impossível
Bem, segundo uma informação recente:
O Spotify paga aos artistas entre $0,003 e $0,005 por stream, em média. Essa divisão da receita funciona aproximadamente como 70/30 - ou seja, 70% para o artista/detentores de direitos e 30% para o Spotify.
Por tanto, se o artista não tem nenhum acordo especial com o Spotify, realmente não ganha assim tanto, quando as suas musicas passam. Não ganha nesse momento, mas ganha com o aumento de publico no seus shows.