Sobre o que aconteceu com a coldcard, foi um absurdo, a falha havia sido mencionada em 2021, 5 anos atrás (mais info nessa matéria
livecoins).
Esse cara parece um psicopata.. a primeira coisa que ele fez foi excluir tuítes (destruir provas).. aqui tem uma conversa de hoje sobre o assunto:
https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/1vfxsv0/whats_coldcards_ceo_doing_during_an_emergency_hes/Quanto mais você olha os tuítes dele, mais percebe esse comportamento transtornado.
Aqui tem outro post de 2020 onde ele fala sobre esse retirement attack.. por enquanto ainda não pagou:
Acho mais provável que as pessoas acabem perdendo seus próprios BTC por erro delas mesmas antes que algum fabricante tente um ataque de aposentadoria.
Ou então as pessoas podem simplesmente usar dados

Prefiro que isso não seja algo trivial. O processo de geração e proteção das chaves para um hodl de longo prazo deve ser algo que as pessoas aprendam e façam com calma. Acho que nós dois concordamos que
ninguém deveria confiar no gerador de números aleatórios (RNG) do fabricante; só temos preferências diferentes sobre a solução. Eu apenas acho que as pessoas vão acabar cometendo erros ao gerar a própria entropia.
edit:
Estou pensando que o melhor a ser feito é montar uma Krux ou pegar meu pc velho, tirar as placas de rede e fazer dele um airgapped.
Tenho más notícias para você

parece que o atual mantenedor está abandonando tudo:
Momentos desafiadores exigem decisões estratégicas. Aplicações sensíveis à segurança demandam manutenção intensiva em todas as camadas, da cadeia de ferramentas (*toolchain*) à interface do usuário (UI). O hardware do Krux chegou ao fim natural de seu ciclo de vida: os chips K210 não são mais fabricados e, no ano passado, a Canaan — fabricante desses chips — descontinuou completamente a linha Kendryte, incluindo os sucessores do K210.
Tenho mantido um número excessivo de repositórios e precisarei priorizar aqueles que considero mais preparados para o futuro e mais relevantes para a comunidade Bitcoin a longo prazo. O Krux não foi criado por mim: o Jeff iniciou o projeto e o passou para mim; agora, é a minha vez de passar o bastão.
O Krux poderá ter sua continuidade assegurada por outro mantenedor, caso um colaborador do projeto — com histórico comprovado de contribuição (*proof-of-work*) — aceite assumir essa função. Nesse caso, será realizada uma transição tranquila.
Caso contrário, o projeto Krux entrará em fase de encerramento e será arquivado de forma ordenada dentro de alguns meses.
Enquanto isso, como comunidade, vamos percorrer esse processo juntos, buscando o que há de melhor na autocustódia do tipo faça você mesmo.