Bitcoin Forum
June 26, 2025, 03:37:17 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 29.0 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Golpes em cadeia  (Read 118 times)
sabotag3x (OP)
Legendary
*

Activity: 2828
Merit: 2522

View Profile
June 20, 2025, 07:48:37 PM
Merited by alegotardo (1), rdluffy (1)

Golpista criaram um sistema de golpes em cadeia bem sofisticado, tomem cuidado.

Como funciona:

1) Eles hackeiam uma pessoa (redes sociais + criptomoedas)
2) usam as redes sociais da vítima para enganar seus contatos, usando essas 'credenciais' para ganhar confiança e 1) invadir suas redes sociais e roubar suas criptomoedas

Ai a cadeia continua, usando essas novas contas para infectar mais vítimas que pensam que estão conversando com o verdadeiro dono do perfil..

Os casos que já vi envolvem envio de links do Zoom/outros, como a vítima confia na outra vítima (a conta está sob controle dos hackers), ela fica menos preocupada se o link é suspeito.

A diferença de golpes comuns é que eles estão usando a reputação dessas contas para fazer novas vítimas, repetindo o ciclo infinitamente.. como o processo dessas redes é lento para derrubar uma conta, quando fazem o hacker já está nas próximas.

Em abril um cara perdeu R$ 600.000 nesse golpe.. a primeira vítima ainda foi acusada de ser o golpista antes de todos entenderem que ele também era uma vítima: https://livecoins.com.br/executivo-perde-r-600-000-em-criptomoedas-e-faz-alerta-sobre-chamadas-no-zoom/

Essa semana teve um novo, a diferença é que estão usando deepfake (cada vez mais sofisticado): https://livecoins.com.br/nao-confie-nem-em-seus-amigos-diz-fundador-da-binance-apos-ataque-de-deepfake/

Cuidado ao confiar em perfis famosos e até mesmo de amigos, podem estar comprometidos.

joker_josue
Legendary
*

Activity: 2072
Merit: 5875

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
June 21, 2025, 07:20:10 AM

Golpista criaram um sistema de golpes em cadeia bem sofisticado, tomem cuidado.

Como funciona:

1) Eles hackeiam uma pessoa (redes sociais + criptomoedas)
2) usam as redes sociais da vítima para enganar seus contatos, usando essas 'credenciais' para ganhar confiança e 1) invadir suas redes sociais e roubar suas criptomoedas

Ai a cadeia continua, usando essas novas contas para infectar mais vítimas que pensam que estão conversando com o verdadeiro dono do perfil..

Isso não é novidade.

Já é feito a muitos anos nos emails. O hacker consegue aceder a email de uma pessoa, depois começa a enviar emails (parecidos ao que a pessoa costuma enviar) para todos os contatos. Se conseguir que algum contacto cai no esquema, ele repete o processo para os contatos desse contacto.

Essa é das estratégias mais antigas, que são usadas para espalhar botnets e afins.

▄███████████████████▄
████████████████████████

██████████▀▀▀▀██████████
███████████████▀▀███████
█████████▄▄███▄▄█████
████████▀▀████▀███████
█████████▄▄██▀██████████
████████████▄███████████
██████████████▄█████████
██████████▀▀███▀▀███████
███████████████████████
█████████▄▄████▄▄████████
▀███████████████████▀
.
 BC.GAME 
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀░▀██████
████▀░░░░░▀████
███░░░░░░░░░███
███▄░░▄░▄░░▄███
█████▀░░░▀█████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░▀░░░▀░░███
███░░▄▄▄░░▄████
███▄▄█▀░░▄█████
█████▀░░▐██████
█████░░░░██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀▀░▀▄░███
████▀░░▄░▄░▀███
███▀░░▀▄▀▄░▄███
███▄░░▀░▀░▄████
███░▀▄░▄▄██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████

DEPOSIT BONUS
.1000%.
GET FREE
...5 BTC...

REFER & EARN
..$1000 + 15%..
COMMISSION

Play Now 
TryNinja
Legendary
*

Activity: 3248
Merit: 8362

♻️ Automatic Exchange

View Profile WWW
June 21, 2025, 04:12:44 PM

Esse tipo de ataque é muito usado.

Existe o tipo de malware "worm", que basicamente faz isso e sai infectando todos os pontos que consegue ver, que também infectam outros pontos.

De vez em quando eu recebia uma mensagem no Discord ou Steam com links suspeitos vindo de amigos. Esses amigos teriam recebido a mesma mensagem de outros amigos e cairam no conto, virando novas vítimas. Se eu tivesse caído, teria me juntado ao esquadrão e sairia infectando outros... e por aí vai. Grin

Eu não confio nesses links nem quando é de gente próxima, analiso tudo da mesma forma. Se pedirem pra logar ou baixar algo, ai que eu fico suspeito.

░░░░▄▄████████████▄
▄████████████████▀
▄████████████████▀▄█▄
▄██████▀▀░░▄███▀▄████▄
▄██████▀░░░▄███▀▀██████▄
██████▀░░▄████▄░░░▀██████
██████░░▀▀▀▀▄▄▄▄░░██████
██████▄░░░▀████▀░░▄██████
▀██████▄▄███▀░░░▄██████▀
▀████▀▄████░░▄▄███████▀
▀█▀▄████████████████▀
▄████████████████▀
▀████████████▀▀░░░░

CCECASH 

ANN THREAD    

TUTORIAL      
sabotag3x (OP)
Legendary
*

Merit: 2522

View Profile
June 21, 2025, 08:17:26 PM

Essa é das estratégias mais antigas, que são usadas para espalhar botnets e afins.

É verdade.. lembrei agora do "I love you" que era um 'vírus' que passavam por e-mail lá no início da internet.. mesma estratégia.

Não peguei essa época, só ouvi a história recentemente em algum lugar.

De vez em quando eu recebia uma mensagem no Discord ou Steam com links suspeitos vindo de amigos. Esses amigos teriam recebido a mesma mensagem de outros amigos e cairam no conto, virando novas vítimas. Se eu tivesse caído, teria me juntado ao esquadrão e sairia infectando outros... e por aí vai. Grin

Na Steam eu nunca vi.. mas já vi amigos perderem umas boas skins lá (até hoje não sei o que fizeram, mas imagino que caíram em algum phishing)

alegotardo
Legendary
*

Merit: 1414

☢️ alegotardo™️

View Profile WWW
June 23, 2025, 06:15:06 PM

Melhor que isso só o golpe do whatsapp em que a malandragem clona o número (não sei se a Anatel já não deu um jeito nisso) para mandar mensagem aos contatos pedindo dinheiro emprestado.
Esses tipos de ataque (que é um pishing) são os mais efetivos pois abusam da confiança de uma pessoa para derrubar a "barreira natural de defesa" que muitos tem contra golpes, é muito mais fácil persuadir alguém quando o ataque vem de uma pessoa próxima.

Infelizmente não há anti-virus ou ferramentas tecnológicas que conseguem barrar essezs tipos de ataques quando é o próprio usuário quem abre as portas e muitas vezes é instruído à parar o monitoramento/proteção à pedido do atacante.

Agora me diz aí... essa nova lei que aprovaram onde as redes sociais podem auto censurar conteúdo sem precisar de uma aprovação judicial/policial não pode ser também usada nesses casos para coibir fraudes?
Eu não entendo porque uma lei só pode ser usada pro mal (auto censura desnecessária) e não para o bem como esses casos em que a própria ferramenta poderia decidir bloquear por conta própria (ao menos congelar a conta e publicações) a conta suspeita até conseguir investigar melhor o caso e assim impedir que eles façam mais vítimas.

▄███████████████████▄
████████████████████████

██████████▀▀▀▀██████████
███████████████▀▀███████
█████████▄▄███▄▄█████
████████▀▀████▀███████
█████████▄▄██▀██████████
████████████▄███████████
██████████████▄█████████
██████████▀▀███▀▀███████
███████████████████████
▀███████████████████▀
.
 BC.GAME 
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀░▀██████
████▀░░░░░▀████
███░░░░░░░░░███
███▄░░▄░▄░░▄███
█████▀░░░▀█████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░▀░░░▀░░███
███░░▄▄▄░░▄████
███▄▄█▀░░▄█████
█████▀░░▐██████
█████░░░░██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀▀░▀▄░███
████▀░░▄░▄░▀███
███▀░░▀▄▀▄░▄███
███▄░░▀░▀░▄████
███░▀▄░▄▄██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████

DEPOSIT BONUS
.1000%.
GET FREE
...5 BTC...

REFER & EARN
..$1000 + 15%..
COMMISSION

Play Now 
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2072
Merit: 5875

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
June 23, 2025, 06:30:54 PM

Eu não entendo porque uma lei só pode ser usada pro mal (auto censura desnecessária) e não para o bem como esses casos em que a própria ferramenta poderia decidir bloquear por conta própria (ao menos congelar a conta e publicações) a conta suspeita até conseguir investigar melhor o caso e assim impedir que eles façam mais vítimas.

Teoricamente são criadas para o bem. A questão é que acaba por ser muito mais útil e eficaz para o mal.

Por sua vez, as plataformas não querem ter essa responsabilidade, filtram o mínimo (que já é muito) e está bom.

▄███████████████████▄
████████████████████████

██████████▀▀▀▀██████████
███████████████▀▀███████
█████████▄▄███▄▄█████
████████▀▀████▀███████
█████████▄▄██▀██████████
████████████▄███████████
██████████████▄█████████
██████████▀▀███▀▀███████
███████████████████████
▀███████████████████▀
.
 BC.GAME 
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀░▀██████
████▀░░░░░▀████
███░░░░░░░░░███
███▄░░▄░▄░░▄███
█████▀░░░▀█████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░▀░░░▀░░███
███░░▄▄▄░░▄████
███▄▄█▀░░▄█████
█████▀░░▐██████
█████░░░░██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀▀░▀▄░███
████▀░░▄░▄░▀███
███▀░░▀▄▀▄░▄███
███▄░░▀░▀░▄████
███░▀▄░▄▄██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████

DEPOSIT BONUS
.1000%.
GET FREE
...5 BTC...

REFER & EARN
..$1000 + 15%..
COMMISSION

Play Now 
rdluffy
Legendary
*

Activity: 2646
Merit: 1621

View Profile WWW
June 23, 2025, 09:32:31 PM

...

Essa semana teve um novo, a diferença é que estão usando deepfake (cada vez mais sofisticado): https://livecoins.com.br/nao-confie-nem-em-seus-amigos-diz-fundador-da-binance-apos-ataque-de-deepfake/

Cuidado ao confiar em perfis famosos e até mesmo de amigos, podem estar comprometidos.

Esse é um problemão
Para as pessoas mais leigas e que não são tão ligadas nas novas tecnologias, como você vai explicar que alguém usando um vídeo e voz de outra pessoa, não é ela mesmo?
Ainda vai sair muito golpe novo

Depois que conheci as criptos eu me tornei muito paranóico, e desconfio de qualquer link, sempre tento checar 2 ou mais fontes da informação para baixar algo e até anti vírus que eu nunca usava, hoje eu uso como uma medida extra de proteção

▄███████████████████▄
████████████████████████

██████████▀▀▀▀██████████
███████████████▀▀███████
█████████▄▄███▄▄█████
████████▀▀████▀███████
█████████▄▄██▀██████████
████████████▄███████████
██████████████▄█████████
██████████▀▀███▀▀███████
███████████████████████
▀███████████████████▀
.
 BC.GAME 
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀░▀██████
████▀░░░░░▀████
███░░░░░░░░░███
███▄░░▄░▄░░▄███
█████▀░░░▀█████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░▀░░░▀░░███
███░░▄▄▄░░▄████
███▄▄█▀░░▄█████
█████▀░░▐██████
█████░░░░██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀▀░▀▄░███
████▀░░▄░▄░▀███
███▀░░▀▄▀▄░▄███
███▄░░▀░▀░▄████
███░▀▄░▄▄██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████

DEPOSIT BONUS
.1000%.
GET FREE
...5 BTC...

REFER & EARN
..$1000 + 15%..
COMMISSION

Play Now 
alegotardo
Legendary
*

Merit: 1414

☢️ alegotardo™️

View Profile WWW
June 24, 2025, 01:27:18 AM
Merited by TryNinja (1)

Esse é um problemão
Para as pessoas mais leigas e que não são tão ligadas nas novas tecnologias, como você vai explicar que alguém usando um vídeo e voz de outra pessoa, não é ela mesmo?
Ainda vai sair muito golpe novo

Depois que conheci as criptos eu me tornei muito paranóico, e desconfio de qualquer link, sempre tento checar 2 ou mais fontes da informação para baixar algo e até anti vírus que eu nunca usava, hoje eu uso como uma medida extra de proteção

Rapaz, o melhor investimento da minha vida foi ter adquirido, há muito tempo atrás, minha primeira hardware-wallet.
Para poucas pessoas que conheço pessoalmente, há quem já me disse que eu gastei muito dinheiro nela ou que é desnecessário caso mantenha uma "boa conduta" na internet, mas a verdade é que até mesmo a pessoa mais precavida e arisca com a própria segurança, hoje em dia está vulnerável à ataques.

Mesmo usando linux no trabalho e também em casa, já peguei algumas coisas "estranhas" acontecendo, como erros de programas fechando inesperadamente e até abas que se abrem sozinhas as vezes... não sei se é algum bug ou oque... mas já dá um medinho.

Raramente eu assino uma transação (envio criptos para um endereço) a partir de minha própria wallet, mas sempre que faço eu confiro umas 3 vezes o que tem no "pendrive" com o que está na tela, antes de assinar. Se assim já me sinto inseguro, nem consigo imaginar assinando uma transação diretamente no notebook.

Enfim... investimento em segurança nunca é demais, por mais "expert" que você seja na área. A bandidagem é sempre mais esperta.

▄███████████████████▄
████████████████████████

██████████▀▀▀▀██████████
███████████████▀▀███████
█████████▄▄███▄▄█████
████████▀▀████▀███████
█████████▄▄██▀██████████
████████████▄███████████
██████████████▄█████████
██████████▀▀███▀▀███████
███████████████████████
▀███████████████████▀
.
 BC.GAME 
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀░▀██████
████▀░░░░░▀████
███░░░░░░░░░███
███▄░░▄░▄░░▄███
█████▀░░░▀█████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░▀░░░▀░░███
███░░▄▄▄░░▄████
███▄▄█▀░░▄█████
█████▀░░▐██████
█████░░░░██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
██████▀▀░▀▄░███
████▀░░▄░▄░▀███
███▀░░▀▄▀▄░▄███
███▄░░▀░▀░▄████
███░▀▄░▄▄██████

███████████████

███████████████

███████████████

███████████████

DEPOSIT BONUS
.1000%.
GET FREE
...5 BTC...

REFER & EARN
..$1000 + 15%..
COMMISSION

Play Now 
TryNinja
Legendary
*

Activity: 3248
Merit: 8362

♻️ Automatic Exchange

View Profile WWW
June 24, 2025, 05:59:24 PM

Rapaz, o melhor investimento da minha vida foi ter adquirido, há muito tempo atrás, minha primeira hardware-wallet.
Para poucas pessoas que conheço pessoalmente, há quem já me disse que eu gastei muito dinheiro nela ou que é desnecessário caso mantenha uma "boa conduta" na internet, mas a verdade é que até mesmo a pessoa mais precavida e arisca com a própria segurança, hoje em dia está vulnerável à ataques.

Mesmo usando linux no trabalho e também em casa, já peguei algumas coisas "estranhas" acontecendo, como erros de programas fechando inesperadamente e até abas que se abrem sozinhas as vezes... não sei se é algum bug ou oque... mas já dá um medinho.

Raramente eu assino uma transação (envio criptos para um endereço) a partir de minha própria wallet, mas sempre que faço eu confiro umas 3 vezes o que tem no "pendrive" com o que está na tela, antes de assinar. Se assim já me sinto inseguro, nem consigo imaginar assinando uma transação diretamente no notebook.

Enfim... investimento em segurança nunca é demais, por mais "expert" que você seja na área. A bandidagem é sempre mais esperta.
Hardware wallet é OBRIGATORIO pra qualquer pessoa que quer levar crypto a sério.

Imagina ter $50k, $100k, $200k... a mercê de um malware ou clique errado? Uma assinatura de transação sem pensar? É perder o equivalente a uma vida por que você não se ligou e não gastou $100 em um pedaço de hardware.

Se quiser ter R$ 200 em Bitcoin, beleza... as vezes nem vale o investimento. Mas qualquer valor que você não possa perder, tem que conseguir uma.

░░░░▄▄████████████▄
▄████████████████▀
▄████████████████▀▄█▄
▄██████▀▀░░▄███▀▄████▄
▄██████▀░░░▄███▀▀██████▄
██████▀░░▄████▄░░░▀██████
██████░░▀▀▀▀▄▄▄▄░░██████
██████▄░░░▀████▀░░▄██████
▀██████▄▄███▀░░░▄██████▀
▀████▀▄████░░▄▄███████▀
▀█▀▄████████████████▀
▄████████████████▀