Aqui eu criei uma conta no DolarApp, onde você consegue depositar USDC e usar como USD no cartão. De longe muito melhor que as contas globais dos bancos (C6, Santander, Nomad, etc).
Eu não conhecia esse aplicativo, é uma ótima proposta, pelo que vi só aceitam as stablecoins USDT e USDC, o que não é ruim, afinal são moedas que enfrentam menos flutuações no valor. A taxa de spread deles é muito boa, %0,12. A mais baixa que encontrei é de %0,60, de acordo com
este artigo.
Concordo com o @alegotardo sobre a questão tecnológica, para o comerciante "comum" acostumado com os meios tradicionais de pagamento com cartão, seria uma transição um pouco complicada, mas creio que pode ser viável com uma educação voltada para o comércio por parte das próprias empresas que fornecerão o serviço.
Um ponto negativo são as taxas dos cartões de crédito, no Brasil, elas são absurdamente altas e é possível que no caso de cartões cripto sejam maiores ainda.
Interessante os dados da imagem, primeira vez que vejo.
Em
outro artigo encontrei essa que mostra as moedas mais utilizadas, as stablecoins são as preferidas (acho que por conta da questão de flutuação de valor):

E já tem banco com planos para
proibir transações com criptomoedas em seus cartões de crédito, visando "proteger" os clientes de endividamento e fraudes.