Bitcoin Forum
April 01, 2026, 09:58:51 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 30.2 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: MetaMask agora permite acesso a carteiras via Google e Apple ID  (Read 211 times)
sabotag3x (OP)
Legendary
*

Activity: 3094
Merit: 3137

♻️ Automatic Exchange

View Profile
August 26, 2025, 08:14:43 PM
Last edit: August 26, 2025, 09:40:47 PM by sabotag3x
Merited by TryNinja (2), joker_josue (2), Loganota (2), alegotardo (1), DdmrDdmr (1), bitmover (1), criptoevangelista (1)

Novo recurso da MetaMask, login com contas do Google e da Apple sem precisar anotar seed phrase para abrir elas em outro computador.

Fonte: https://metamask.io/news/introducing-metamask-social-login

Quem quiser saber mais sobre a segurança dessa implementação, aqui tem um texto mais técnico: https://support.metamask.io/configure/wallet/social-login

Parece com a solução apresentada pela Ledger quando deu aquela treta toda.. mas não lembro direito dos detalhes.

O que vocês acham? Seguro para quem está chegando agora?

IMO as pessoas vão usar senhas fracas/comprometidas (talvez as mesmas que usam no Google/APple) e ser roubadas ou então esquecer a senha e perder acesso aos fundos Roll Eyes

edit: também lançaram uma stablecoin, a mUSD

░░░░▄▄████████████▄
▄████████████████▀
▄████████████████▀▄█▄
▄██████▀▀░░▄███▀▄████▄
▄██████▀░░░▄███▀▀██████▄
██████▀░░▄████▄░░░▀██████
██████░░▀▀▀▀▄▄▄▄░░██████
██████▄░░░▀████▀░░▄██████
▀██████▄▄███▀░░░▄██████▀
▀████▀▄████░░▄▄███████▀
▀█▀▄████████████████▀
▄████████████████▀
▀████████████▀▀░░░░

CCECASH 
TryNinja
Legendary
*

Activity: 3514
Merit: 10003

@ List of no-KYC websites: https://bitlist.co

View Profile WWW
August 26, 2025, 09:30:10 PM
Merited by criptoevangelista (1)

Ao invés de educarem o pessoal para eles guardarem a seed anotadinha em um local seguro, vão incentivar que todo mundo salve os dados online, onde facilmente conseguem invadir as contas do gmail. Tongue

Mas sendo realista, se uma conta dessas for invadida por conta de malware, é capaz da wallet que está no PC também ir junto. Então o risco acabou sendo o mesmo. Já o fato de deixarem de anotar a seed em um papel tira o risco de um familiar ou terceiro achar essa seed. Talvez seja net+ ... Grin

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
velhoti
Full Member

Activity: 186
Merit: 117

In the land of fiat, the one-bitcoined man is king

View Profile
August 27, 2025, 12:11:58 AM
Last edit: August 27, 2025, 02:15:50 AM by velhoti

Me parece que esse recurso é análogo, e possui as mesmas vantagens e desvantagens, a criptografar uma seed usando uma senha forte e guardar na nuvem, Porém a MetaMask oferece uma forma user-friendly de fazer esse processo.

Minha preocupação é a possibilidade de bloqueio do acesso à wallet por parte da empresa que armazena a seed (Google ou Apple). Isso seria uma forma de congelar a carteira, apesar de não ser possível confiscar as cryptos sem a senha. Minha recomendação é se educar sobre como criar carteiras, gerenciar e armazenar seeds mesmo que na nuvem, somente dessa forma o usuário se torna consciente de todas as consequências e características da forma como ele armazena carterias.

WWW.TALKIMG.COM | Image hosting for BitcoinTalk | Official Topic
alegotardo
Legendary
*

Merit: 1662

☢️ alegotardo™

View Profile WWW
August 27, 2025, 12:08:47 PM

A seed não vai deixar de existir, ela continua sendo gerada, "fragmentada", criptografada etc.. e armazenada em cofres distribuídos... aí o Google/Apple ID é basicamente a chave para recompor a secret.

Pra quem preza por um onboarding mais facil, isso é étimo pois elimina o "problema" de anotar e ter que guardar a seed, diminui o risco de perda acidental da chave e com certeza vai ajudar muito a MetaMask a obter uma adoção maior da massa de pessoas que não tem experiência.

Acho eu que a escolha é de cada um... tem os risco de centralização, o risco da conta do google ser bloqueado e perder acesso à carteira, hack por senha fraca no google ou pishing... enfim. Cada um avalia vai precisar avaliar a comodidade e segurança dessa solução.

Mas acho que isso é algo sem volta, cada vez mais os serviço "tradicionais" vão começar a mergulhar nessa Web2 e oferecer formas mais facilitadas para uso e adoção.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
.
.Duelbits PREDICT..
█████████████████████████
███████████▀▀░░░░▀▀██████
██████████░░▄████▄░░████
█████████░░████████░░████
█████████▄▀██████▀▄████
████████▀▀░░░▀▀▀▀░░▄█████
██████▀░░░░██▄▄▄▄████████
████▀░░░░▄███████████████
█████▄▄█████████████████
.
.WHERE EVERYTHING IS A MARKET..
█████
██
██

██
██
██████
Will Bitcoin hit $200,000
before January 1st 2027?

No @1.15         Yes @6.00    
█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
bitmover
Legendary
*

Activity: 2996
Merit: 7372

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
August 27, 2025, 12:28:16 PM
Merited by sabotag3x (1), joker_josue (1), criptoevangelista (1)

Tem uma coisa que muitos não gostam de ouvir, mas a UX (user experience) de cripto é uma merda.

Fazer uma transação demora. Mesmo de bitcoin.

Tem que olhar o mempool.space, escolher os UTXO, aprovar a transação, assinar, broadcast.... demora pra caramba. E tu manda, e as vezes da um pico de taxas e a transação demora 4 horas.

E se voce for mexer com Ethereum ou Solana, piora muito ainda. As transações falham e precisa fazer de novo (daí voce fica com dúvida se vai cobrar 2x, o que já aconteceu comigo de ser cobrado 2x ou até nenhuma)... Acho essas altcoins bem piores ainda de UX.

E podem falar o que quiser do Google e da Apple, mas eles sabem fazer UX. Os produtos do Google e da Apple tem a UX maravilhosa, a qualidade do software deles é outra.

A google fazer uma carteira de cripto pode ser totalmente disruptivo pro ecossistema.

███████▄▄███▄███▄
███▄▄████████▌██
▄█████████████▐██▌
██▄███████████▌█▌
███████▀██████▐▌█
██████████████▌▌▐
████████▄███████▐▐
█████████████████
███████████████▄██▄
██████████████▀▀▀
█████▀███▀▀▀

▄▄▄██████▄▄▄███████▄▄▄
███▌█████▀███▌█████▀▀███████████▄▄▄▄▄▄▄▄
███▌█████▄███▌█████▄███▐███████████████████▄
▐████████████▀███████▄██████████▀▀▀▀▀▀▀▀████▀
▐████████████▄██▄███████████▌█████████▄████▀
▐█████████▀█████████▌█████████████▄▄████▀
██████████▄███████████▐███▌██▄██████▀
██████████████▀███▐███▌██████████████████████
████▀██████▀▀█████████▌███▀▀▀▀███▀▀▀▀▀▀▀████▌

P R E M I E R   B I T C O I N   C A S I N O   &   S P O R T S B O O K      

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

98%  
RTP

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

HIGH 
ODDS

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

..PLAY NOW..
sabotag3x (OP)
Legendary
*

♻️ Automatic Exchange

View Profile
August 27, 2025, 01:55:38 PM
Merited by bitmover (1), velhoti (1)

A google fazer uma carteira de cripto pode ser totalmente disruptivo pro ecossistema.

Dá uma olhada no Google Cloud Universal Ledger (GCUL) anunciado hoje: https://cloud.google.com/startup/beyond-stablecoins?hl=pt_br#chapter-8

Vai ser permissioned com KYC.. mas é o que você falou, eles sabem o que fazem.. não vai ter uma moeda por trás, como ETH ou SOL, e as taxas serão "estáveis, transparentes e faturadas mensalmente".. muito melhor do que precisar comprar uma shitcoin.

A Circle anunciou uma blockchain parecida com isso neste mês, a Arc, com taxas pagas em USDC.. vejo essa nova geração como uma grande ameaça pro Ethereum, Tron e outros projetos.

░░░░▄▄████████████▄
▄████████████████▀
▄████████████████▀▄█▄
▄██████▀▀░░▄███▀▄████▄
▄██████▀░░░▄███▀▀██████▄
██████░░▀▀▀▀▄▄▄▄░░██████
▀██████▄▄███▀░░░▄██████▀
▀████▀▄████░░▄▄███████▀
▀█▀▄████████████████▀
▄████████████████▀
▀████████████▀▀░░░░

CCECASH 
velhoti
Full Member

View Profile
August 27, 2025, 02:24:42 PM
Merited by bitmover (1)

A Circle anunciou uma blockchain parecida com isso neste mês, a Arc, com taxas pagas em USDC.. vejo essa nova geração como uma grande ameaça pro Ethereum, Tron e outros projetos.

Eu discordo do fato de serem uma ameaça pro Ethereum, Tron... Todas essas redes sendo criadas, inclusive a da Google são centradas em stablecoins e querem aproveitar a oportunidade do ambiente crypto-friendly criado por Trump e a regulamentação de stablecoins, aparentemente criar uma stablecoin que compra títulos do governo americano como lastro e emite o token parece ser uma excelente negócio e de baixíssimo risco.

Na minha visão não vão nem concorrer com cryptomoedas que não são estáveis como Ethereum e solana e que possuem um propósito totalmente diferente. Pode ser que as stablecoins nos blockchains do Ethereum e outras sofram concorrência, mas até aí tenho dúvida se não estão melhores posicionadas que as futuras stablecoins nesses novos blockchains como o da Google, por exemplo. 

Forsyth Jones
Legendary
*

Activity: 1848
Merit: 2022

I love Bitcoin!

View Profile WWW
August 27, 2025, 02:41:07 PM

Tem uma coisa que muitos não gostam de ouvir, mas a UX (user experience) de cripto é uma merda.

Tem que olhar o mempool.space, escolher os UTXO, aprovar a transação, assinar, broadcast.... demora pra caramba. E tu manda, e as vezes da um pico de taxas e a transação demora 4 horas.

E se voce for mexer com Ethereum ou Solana, piora muito ainda. As transações falham e precisa fazer de novo (daí voce fica com dúvida se vai cobrar 2x, o que já aconteceu comigo de ser cobrado 2x ou até nenhuma)... Acho essas altcoins bem piores ainda de UX.

E podem falar o que quiser do Google e da Apple, mas eles sabem fazer UX. Os produtos do Google e da Apple tem a UX maravilhosa, a qualidade do software deles é outra.

Será que tudo isso um dia vai mudar no futuro? Pois 10 anos atrás eu pensava que ia melhorar muito a UX, mas parece que piorou mais ainda, antes era mais simples porque só tinha BTC, LTC, ETH, DOGE e não essas bombas de hoje. As stablecoins só ficaram conhecidas em 2017.

Hoje quando você abre uma carteira, está toda poluída com informações que o usuário (principalmente o brasileiro) não usa tanto, como aquele maldito botão de trocar ou comprar criptomoedas diretamente em serviços de terceiros, pra nós brasileiros não compensa por causa das taxas. Pra achar o botão de receber cripto, você tem que fazer mais de 2 cliques, selecionar a cripto, selecionar a conta (exemplo disso, ledger live).

E fazer o backup de 12 palavras então? Isso parece que não entra na cabeça das pessoas, ou elas perdem ou não fazem.

███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
.
.Duelbits PREDICT..
███████████▀▀░░░░▀▀██████
██████████░░▄████▄░░████
█████████▄▀██████▀▄████
████████▀▀░░░▀▀▀▀░░▄█████
██████▀░░░░██▄▄▄▄████████
████▀░░░░▄███████████████
█████▄▄█████████████████
.
.WHERE EVERYTHING IS A MARKET..
█████
██
██

██
██
██████
Will Bitcoin hit $200,000
before January 1st 2027?

No @1.15         Yes @6.00    
█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
sabotag3x (OP)
Legendary
*

♻️ Automatic Exchange

View Profile
August 27, 2025, 04:29:37 PM

Eu discordo do fato de serem uma ameaça pro Ethereum, Tron... Todas essas redes sendo criadas, inclusive a da Google são centradas em stablecoins e querem aproveitar a oportunidade do ambiente crypto-friendly criado por Trump e a regulamentação de stablecoins, aparentemente criar uma stablecoin que compra títulos do governo americano como lastro e emite o token parece ser uma excelente negócio e de baixíssimo risco.

Na minha visão não vão nem concorrer com cryptomoedas que não são estáveis como Ethereum e solana e que possuem um propósito totalmente diferente. Pode ser que as stablecoins nos blockchains do Ethereum e outras sofram concorrência, mas até aí tenho dúvida se não estão melhores posicionadas que as futuras stablecoins nesses novos blockchains como o da Google, por exemplo. 

Quem usa stablecoins não está tão preocupado com censura.. tanto que as próprias stablecoins são centralizadas e congelam moedas a pedido de governos..

Por outro lado empresas (bancos/fintechs) não querem segurar uma montanha de ETH para pagar taxas (que podem variar de centavos até centenas de dólares), o usuário comum também não.. ninguém gosta de comprar ETH/TRX/SOL/MATIC para conseguir mover seus USDT/USDC/etc.. só quem já está no mercado há anos e se acostumou com essa bizarrice.. você acha que o americano médio vai preferir usar Ethereum ou uma rede do Google? a adoção em massa vai vir dessas pessoas.. a padaria na esquina vai aceitar USDC/USDT nessa GCUL, não via Ethereum.. Google vai matar o Ethereum com essa jogada (que também envolve RWA).

A própria Circle destacou algumas dessas questões quando apresentou o Arc:

Repetidas vezes, ouvimos as mesmas preocupações de nossos parceiros:

“Precisamos de taxas previsíveis com as quais possamos planejar.”

“Nossa equipe de tesouraria não pode manter criptoativos voláteis para pagar taxas de gás.”

“Não podemos mover dados sensíveis de pagamento em trilhos públicos.”

“Para quem ligamos se precisarmos de ajuda com algo?”

Eles apresentaram o próprio USDC para pagamento de taxas.. o Google parece estar querendo cobrar uma "mensalidade", como um banco mesmo, ainda mais simples.. sem falar no peso do nome do Google, eles conseguem popularizar o uso de stablecoins no comércio em meses.. algo que o ETH não conseguiu (nem tentou) em 10 anos.

Essa GCUL pode virar "o Pix dos EUA", ou até mesmo o Drex.

░░░░▄▄████████████▄
▄████████████████▀
▄████████████████▀▄█▄
▄██████▀▀░░▄███▀▄████▄
▄██████▀░░░▄███▀▀██████▄
██████░░▀▀▀▀▄▄▄▄░░██████
▀██████▄▄███▀░░░▄██████▀
▀████▀▄████░░▄▄███████▀
▀█▀▄████████████████▀
▄████████████████▀
▀████████████▀▀░░░░

CCECASH 
velhoti
Full Member

View Profile
August 27, 2025, 04:50:51 PM

Quem usa stablecoins não está tão preocupado com censura.. tanto que as próprias stablecoins são centralizadas e congelam moedas a pedido de governos..

Por outro lado empresas (bancos/fintechs) não querem segurar uma montanha de ETH para pagar taxas (que podem variar de centavos até centenas de dólares), o usuário comum também não.. ninguém gosta de comprar ETH/TRX/SOL/MATIC para conseguir mover seus USDT/USDC/etc.. só quem já está no mercado há anos e se acostumou com essa bizarrice.. você acha que o americano médio vai preferir usar Ethereum ou uma rede do Google? a adoção em massa vai vir dessas pessoas.. a padaria na esquina vai aceitar USDC/USDT nessa GCUL, não via Ethereum.. Google vai matar o Ethereum com essa jogada (que também envolve RWA).

...

Essa GCUL pode virar "o Pix dos EUA", ou até mesmo o Drex.

Interessante o argumento, e confesso que me convenceu do potencial desses blockchains virarem o pix ou talvez o drex. Reconheço que as stablecoins podem sofrer uma concorrência forte desses blockchains que eventualmente passarão a ser os principais para o uso em sistemas de pagamento, principalmente usados por pessoas sem habilidades técnicas, e outras aplicações altamente reguladas e monitoradas pelo governo.

Mas Ethereum, Solana... possuem uma infinidade de aplicações em Defi, NFTs, jogos, utility tokens... e muitos outros. É até possível imaginar um mercado de NFTs, por exemplo, em uma rede permissionada como a da Google mas não acredito que os blockchains atuais como Ethereum e outras vão perder o espaço que já possuem. Coisas que me fazem pensar dessa forma são o efeito rede e o fato de uma grande parte dos usuários dessas redes estarem visando lucro, seja pela valorização da moeda ou através de yields, ou criação de tokens para "pumpar", mercado de futuros, MEV, mineração... E nesses novos blockchains acredito que quem vai lucar são as empresas.

O fato é que não tenho bola de cristal, e adivinhar o futuro é muito difícil, então veremos.

bitmover
Legendary
*

View Profile WWW
August 27, 2025, 10:55:06 PM

Um desvantagem será que a privacidade.
Hoje em dia, voce cria uma carteira no metamask de forma totalmente anonima, e voce pode me transferir qualquer quantia (inclusive milhoes de dolares) de forma anonima, entre eu e voce, e ainda posso usar mais uma DEX anônima.

Nesse ponto concordo com o velhoti em parte. Pois, em parte, não será ameaça pro Ethereum.

Pessoalmente, eu receberia USDT de qualquer um do forum. Mas se eu tiver que dar meu e-mail do google, aí já não sei.

Eles apresentaram o próprio USDC para pagamento de taxas.. o Google parece estar querendo cobrar uma "mensalidade", como um banco mesmo, ainda mais simples.. sem falar no peso do nome do Google, eles conseguem popularizar o uso de stablecoins no comércio em meses.. algo que o ETH não conseguiu (nem tentou) em 10 anos.

Acho que o problema do ETH foi que o Vitalik criou muito cedo, com uns 20 anos por aí. E ficou bilionário e poucos meses/anos. O negócio tomou uma proporção muito grande de forma muito rápida. Ele nem precisou ralar pra fazer o ETH funcionar antes de ficar podre de rico.

Daí ele nunca deu todo o sangue que poderia ter dado. Acho que pode ter acontecido isso.

███████▄▄███▄███▄
███▄▄████████▌██
▄█████████████▐██▌
██▄███████████▌█▌
███████▀██████▐▌█
██████████████▌▌▐
████████▄███████▐▐
█████████████████
███████████████▄██▄
██████████████▀▀▀
█████▀███▀▀▀

▄▄▄██████▄▄▄███████▄▄▄

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

98%  
RTP

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

HIGH 
ODDS

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

..PLAY NOW..
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2338
Merit: 6774

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
August 28, 2025, 06:46:51 AM

Olhando para os conceitos básicos do setor das criptomoedas, acho que isso tem tudo de menos seguro. É fazer tudo o que se diz logo no primeiro dia para não fazer.

Olhando para os conceitos de usabilidade, sem duvida é um modelo interessante e util para tudo ficar mais pratico.

Cabe a cada um avaliar e utilizar da forma mais adequada. Por exemplo, para fundos que estão sempre a ser movimentados, pode ser interessante, mas para hold já nem tanto.

Isso é um facto.

Acredito que já aconteceu com todos, fazer uma transação e até por a taxa um pouco mais alta para passar "rapido" porque precisa, e é exatamente nesse momento que todo o mundo se lembra de fazer uma transação. A mempool fica entupida e a sua taxa passa de boa a péssima em segundos, e vai ter de esperar.

Sabemos que são as regras do "jogo", mas acaba por ser chato as vezes. Tudo bem, vamos lidando.

Agora UX, o Bitcoin e afins não são. Acho que depois entra-se naquele dilema do pratico vs segurança. Normalmente a malta mais geek ligada a segurança, liga pouco para o UX, eles passam a vida na linha de comandos. Estão tão habituados a isso, que nem percebem o valor do UX.

De facto era preciso entrar nos devs do Bitcoin, algum designer de confiança, para melhorar esse campo sem comprometer a segurança.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
sabotag3x (OP)
Legendary
*

♻️ Automatic Exchange

View Profile
August 28, 2025, 02:05:29 PM

Um desvantagem será que a privacidade.
Hoje em dia, voce cria uma carteira no metamask de forma totalmente anonima, e voce pode me transferir qualquer quantia (inclusive milhoes de dolares) de forma anonima, entre eu e voce, e ainda posso usar mais uma DEX anônima.

Nesse ponto concordo com o velhoti em parte. Pois, em parte, não será ameaça pro Ethereum.

Pessoalmente, eu receberia USDT de qualquer um do forum. Mas se eu tiver que dar meu e-mail do google, aí já não sei.

Depende de como será feito o projeto.. eu duvido que será algo tão ruim quanto o PayPal que expõe tudo.

Penso que mesmo com KYC, cada usuário pode trabalhar com um conjunto de endereços (então será pseudo-anônimo).. mas como o público geral não gosta desses endereços cheios de números e letras, o Google deve empurrar uns NFTs como ENS e permitir que você crie um "bitmover.gcul" para receber pagamentos de estranhos, "bob.gcul" para familiares/amigos e "PadariaDoCafé.gcul" para seu negócio.. você mesmo falou que eles sabem como entregar bons produtos e essas ferramentas já existem.

Quanto à privacidade, será um novo Windows vs Linux.. já sabemos quem vai vencer.

Mas Ethereum, Solana... possuem uma infinidade de aplicações em Defi, NFTs, jogos, utility tokens... e muitos outros. É até possível imaginar um mercado de NFTs, por exemplo, em uma rede permissionada como a da Google mas não acredito que os blockchains atuais como Ethereum e outras vão perder o espaço que já possuem. Coisas que me fazem pensar dessa forma são o efeito rede e o fato de uma grande parte dos usuários dessas redes estarem visando lucro, seja pela valorização da moeda ou através de yields, ou criação de tokens para "pumpar", mercado de futuros, MEV, mineração... E nesses novos blockchains acredito que quem vai lucar são as empresas.

O fato é que não tenho bola de cristal, e adivinhar o futuro é muito difícil, então veremos.

Google possui todos os jogos do Google Play, também vejo eles como vencedores.. DeFi deve continuar nas mãos de redes abertas mesmo já que é um público muito seleto, mas deve pegar todo público das finanças tradicionais (já fecharam parceria com o CME, fonte: https://www.prnewswire.com/news-releases/cme-group-will-introduce-tokenization-technology-to-enhance-capital-market-efficiency-using-google-clouds-new-universal-ledger-302410343.html)

Estou ansioso para ver o que vai ser essa blockchain do Google.. tenho expectativas altas.

░░░░▄▄████████████▄
▄████████████████▀
▄████████████████▀▄█▄
▄██████▀▀░░▄███▀▄████▄
▄██████▀░░░▄███▀▀██████▄
██████░░▀▀▀▀▄▄▄▄░░██████
▀██████▄▄███▀░░░▄██████▀
▀████▀▄████░░▄▄███████▀
▀█▀▄████████████████▀
▄████████████████▀
▀████████████▀▀░░░░

CCECASH 
bitmover
Legendary
*

View Profile WWW
August 28, 2025, 10:40:28 PM

Depende de como será feito o projeto.. eu duvido que será algo tão ruim quanto o PayPal que expõe tudo.

Acho que PayPal teve seu mérito para a época que foi feito.

Em 2010 usei numa viagem para pagar um curso para um gringo. Usei apenas o email dele, funcionou super bem. Nao existia alternativa na época. Um Swift de 50 dolares?  Cheesy

Agora PayPal é péssimo mesmo... seria o mesmo de alguém usar uma televisão preto e branca ...

███████▄▄███▄███▄
███▄▄████████▌██
▄█████████████▐██▌
██▄███████████▌█▌
███████▀██████▐▌█
██████████████▌▌▐
████████▄███████▐▐
█████████████████
███████████████▄██▄
██████████████▀▀▀
█████▀███▀▀▀

▄▄▄██████▄▄▄███████▄▄▄

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

98%  
RTP

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

HIGH 
ODDS

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

..PLAY NOW..
joker_josue
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
August 29, 2025, 06:33:41 AM

Acho que PayPal teve seu mérito para a época que foi feito.

Em 2010 usei numa viagem para pagar um curso para um gringo. Usei apenas o email dele, funcionou super bem. Nao existia alternativa na época. Um Swift de 50 dolares?  Cheesy

Agora PayPal é péssimo mesmo... seria o mesmo de alguém usar uma televisão preto e branca ...

Mesmo assim, continua a ser o modelo de pagamento que trás mais segurança ao comprador.
É verdade que fica mais exposto a informação entre o comprador-vendedor, mas se algo der errado, o comprador tem um forma de reclamar minimamente viável.

Já me safou, pelo menos numa ocasião, onde tive de pedir o reembolso por uma encomenda que cancelei e a loja teimava a não devolver por sua própria iniciativa.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
bitmover
Legendary
*

View Profile WWW
August 29, 2025, 04:55:10 PM

Mesmo assim, continua a ser o modelo de pagamento que trás mais segurança ao comprador.
É verdade que fica mais exposto a informação entre o comprador-vendedor, mas se algo der errado, o comprador tem um forma de reclamar minimamente viável.

Já me safou, pelo menos numa ocasião, onde tive de pedir o reembolso por uma encomenda que cancelei e a loja teimava a não devolver por sua própria iniciativa.

Mas não precisa ser paypal para ter um e-commerce por trás administrando essas disputas. Esse é o padrão no Brasil, e tem PIX, cartões de crédito, etc.... Poderia ser até bitcoin. Bastaria deixar um saldo a receber do lojista (tipo um escrow).

███████▄▄███▄███▄
███▄▄████████▌██
▄█████████████▐██▌
██▄███████████▌█▌
███████▀██████▐▌█
██████████████▌▌▐
████████▄███████▐▐
█████████████████
███████████████▄██▄
██████████████▀▀▀
█████▀███▀▀▀

▄▄▄██████▄▄▄███████▄▄▄

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

98%  
RTP

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

HIGH 
ODDS

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

..PLAY NOW..
joker_josue
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
August 29, 2025, 06:53:25 PM

Mas não precisa ser paypal para ter um e-commerce por trás administrando essas disputas. Esse é o padrão no Brasil, e tem PIX, cartões de crédito, etc.... Poderia ser até bitcoin. Bastaria deixar um saldo a receber do lojista (tipo um escrow).

Sim, não precisa. Mas, é talvez do modelo mais pratico, simples e rápido que existe.

Claro que já existem outras opções, igualmente vantajosas, e ainda bem.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
bitmover
Legendary
*

View Profile WWW
August 29, 2025, 10:28:45 PM

Achei informações interessantes das novas blockchains que não respeitam sua privacidade, mas terão uma linda UI.

https://www.coindesk.com/business/2025/08/27/google-advances-its-layer-1-blockchain-here-s-what-we-know-so-far

███████▄▄███▄███▄
███▄▄████████▌██
▄█████████████▐██▌
██▄███████████▌█▌
███████▀██████▐▌█
██████████████▌▌▐
████████▄███████▐▐
█████████████████
███████████████▄██▄
██████████████▀▀▀
█████▀███▀▀▀

▄▄▄██████▄▄▄███████▄▄▄

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

98%  
RTP

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

HIGH