A tendência é essa, infelizmente. Principalmente aqui no Brasil, não me surpreendo com nada que venha do governo atual, que desde o começo, somente mostra que o objetivo principal é arrecadar cada vez mais, para quê, eu não sei, visto que o país continua carecendo de muitos recursos básicos e a infraestrutura continua péssima, como estradas, portos, educação, saúde, enfim, tudo que eles disseram que melhorariam. Não sou contra pagar impostos, só não gosto da forma como eles são administrados.
"Dai a César o que é de César"
Concordo. O dinheiro dos impostos é pessimamente administrado. Fico vendo prefeituras que não tem a mínima condição de se sustentar pagando caches altíssimos para cantores sertanejos.
E os correios falido pagando milhões em turno do Gilberto Gil, que por acaso é um artista petista (já foi ate ministro do PT).
A má administração é de cima pra baixo. Até acho que o que está segurando esse país é uma boa safra de governadores estaduais.
O que eu prevejo nos próximos anos ou até meses: maior controle nos pontos de entrada/saída como exchanges, bancos, etc.... regras globais de KYC para acabar com alguns paraísos fiscais ou então isolar/penalizar eles da economia dos demais países do grupo, restringir ou controlar ainda mais o acesso às stables.
Acho que até então nada que possa afetar com lida com criptos diretamente sem passar por Fiat, mas quantos que conseguem de fato fazer isso? Se eles atacarem a "porta de entrada e saída" principal, que são as stables, já estamos ferrados!
Não acho que estamos ferrados de forma alguma.
Hoje em dia temos muito mais liberdade financeira do que 15 anos atrás.
Há 15 anos é praticamente impossível ter uma conta em dólar no brasil. Era impossível mandar dinheiro pro exterior sem que o governo soubesse e pagar taxar abusivas.
Hoje em dia voce faz isso quase que gratuitamente, e voce pode enviar 1 USDT ou 1 BTC pra outro país sem ninguem ficar sabendo. Vivemos tempos incriveis.