Então... por mais que hoje em dia a gente já tenha inúmeros hardware-wallets, acho que a Trezor e a Ledger sempre foram referência nesse setor e também são as empresas que possuem maior grana pra conseguir investir em tecnologia e ficar sempre à frente inovando pra trazer coisas novas e interessantes antes da concorrência, certo?
Aí agora de manhã eu li essa notícia:
Trezor lança carteira de Bitcoin resistente à computação quânticaPensei: caramba, como assim? O problema do Bitcoin atualmente para a computação quântica não está no seu protocolo? O que é que a Hardware-wallet tem a ver com isso!?
E pra minha decepção... título click-bait, pois logo abaixo já diz: "Novo modelo da Trezor tem sistema que irá
permite atualizações visando proteções feitas especificamente para computação quântica"
Sim, tem até erro ortográfico aí na notícia (não fui eu quem errei dessa vez).
Enfim, eles dizem que o modelo
Trezor Safe 7 virá com a tal da tecnologia
quantum-ready, mas isos pra mim é mais marketing do que utilidade.... acho que quando a tecnologia PQC surgir vai ser bom já ter uma HW compatível, mas até lá temos muito chão ainda.
Por outro lado, o que me chamou atenção nessa notícia e que valeu a pena trazer aqui pra vocês é o anuncio desse tal chip
TROPIC01 que é totalmente auditável, novidade na Trezor e algo
muito raro nesse mercado de HW,
pois até onde sei só a Coldcard tem também [
edit: tem não, erro meu], e a Ledger dessa vez ficou pra trás.