Cara, uso o TradingView apenas para acompanharo preço mesmo, e apesar de achar o visual dele bacana demais (principalmente a visualização em velas), não sei se eu pagaria por uma versão dele.
Claro, sei que pra um user comum que apenas acompanha o preço isos não faz sentido, mas um trader ou investidor tem que tipo de benefícios? Mais informações, dados atualizados em tempo mais curto? Mais linhas de dados para fazer cruzamentos no mesmo gráfico? Notícias e informes em primeira mão para se antecipar no gráfico?
No cenário de ações, meu ex-chefe tinha uma assinatura TOP do Bloomberg, e uma tarde ele ficou mais de uma hora me "ensinando" com brilho nos olhos como é que ele usava todos os recursos, acompanhava os graficos, lia as notícias, e fez mais de $ 10k na minha frente com uma oportunidade de venda que tava esperando à tempos. enfim... brinquedinho de louco, ele paga caro por isso, e tem que saber usar para compensar a assinatura que paga... creio que aí no TradingView deve ser a mesma coisa.... se tem quem paga por algo tão caro (no preço normal) é porque deve oferecer recursos TOP para quem sabe usar e consegue recuperar todo esse investimento com o trade.
Sinceramente, eu não assino, apenas vi a promoção e achei que alguém poderia aproveitar. Apesar disso eu tenho ele quase o dia inteiro aberto e uso bastante, mas meu uso é básico, quase nunca precisei de recursos pagos já que só uso pra ver preço mesmo e fazer uma análise gráfica básica (estilo naked chart para trade).
Nas seguintes situações já cogitei assinar:
- Quando queria comparar dois gráficos, por exemplo, btcusd com ethusd, até é pssível colocar dois gráficos na mesma imagem mais não dá pra redimensionar as escalas individuais, e colocar dois gráficos horizontais somente pago.
- Quando queria criar fórmulas com os dados, por exemplo o preço do BTC dividido pelo M2, somente disponível com o pago.
- Para baixar dados históricos.
- Alguns indicadores, especialmente os de profile.
- Ver índices das bolsas (S&P, DJI...), sem delay, mas não tenho certeza se o pago possui essa funcionalidade.
Mas acabei não assinando pois achei que não valia a pena, e existem alternativas: para plotar vários gráficos na mesma imagen e fórmulas com os gráficos uso o matplotlib + Python, os dados históricos são abundantes por outras fontes na internet e acabo usando os indicadores de profile que são liberados, já os índices sem delay podem ser acessados por futuros.
Em relação ao famoso e profissional terminal da Bloomberg, nunca vi nem usei, só ouço falar que é outro patamar mesmo, caríssimo e deve ser muito bom.
Pro trade que eu faço quando vejo alguma oportunidade acho que isso basta, vou até pesquisar sobre esse terminal da Bloomberg.