Até que ponto é seguro investir ou guardar grandes quantias em criptomoedas?
É tão seguro, como é comprar Ouro físico, ou bens de alto valor e afins. Se a pessoa não os mantiver bem guardados, pode os perder.
Alias, talvez até é mais seguro que esses bens físicos, tudo vai depender do cuidado que a pessoa tem.
Quais medidas de segurança digital e física poderiam evitar casos extremos como este?
Digitalmente é evitar usar serviços de terceiros para guardar as moedas.
Fisicamente é evitar expor-se publicamente sobre o que tem em cripto.
Talvez este seja uns dos principais motivos, para a dificuldade em as pessoas usarem cripto como meios de pagamento.
A exposição do patrimônio em cripto traz riscos maiores do que imaginamos?
Acho que os riscos não são maiores do que imaginamos, são diferentes.
Qualquer pessoa com muito dinheiro, esta exposta a alto risco. A questão é que a maioria que tem esse dinheiro, não faz auto custódia, isso acaba por reduzir um pouco algum desse risco.
No caso de quem tem cripto, visto que por norma faz auto custódia, acaba por ficar mas exposto a maiores riscos.
Esta ao mesmo nível que um magnata ter um cofre em casa com 1 milhão em fiat. Se ele não tiver o devido cuidado e um bandido vier a descobrir a existência desse cofre, esse magnata esta exposto a grandes riscos.
Esse tipo de crime mostra que a responsabilidade de quem investe vai além do financeiro, isso é fato ou mito?
Claro que é um facto.
Porque investir em bolsa ou noutro tipo de ativos, não coloca a pessoa com dinheiro imediato na mão, não esta com real posse dele. Para ter acesso a esse dinheiro, precisa fazer solicitações, assinar papeis físicos ou digitais, esperar prazos legais até receber a mala com o fiat ou para o movimentar.
No caso do cripto, a pessoa assim que compra fica com acesso imediato a ele, pode o movimentar como quiser, sem esperar 1 minuto. Logo a pessoa tem de agir, com o anda-se com a carteira cheia de notas de um lado para o outro.
A pessoa tem de lembrar-se: "ninguém sabe que eu tenho este dinheiro na carteira, até eu dizer ou mostrar". Então, quando vai comprar uma coisa de 10$, evita abrir a carteira onde tem 1000 notas de 10$.