Li algo interessante hoje... o quanto a mineração de Bitcoin é "visivel" para o mundo,
com essa notícia que mostra uma imagem de satélite de um grande centro de mineração de Bitcoin nos EUA.
Já vi várias notícias de empresas investindo em energia solar ou até comprando pequenas hidrelétricas para ter a sua propria fonte de energia, serem auto-sustentáveis e quem sabe até se esconderem do mundo, afinal a mineração de Bitcoin pode não ser aceita em qualquer país e as vezes ser até mesmo perigosa em alguns lugares do mundo, mas agora tem outro problema (na verdade ele sempre existiu), a facilidade como um centro de mineração pode ser detectado por câmeras térmicas, seja amadores ou então com super satélites.
Em guerras por exemplo, as instalações de energia, gás, água são consideradas essenciais e estratégicas e por isso são sempre alvos de ataques, será que essas fazendas de mineração não poderiam ser também? Uma fonte econômica que financia a guerra, fica fácil encontrar elas e atacar com precisão.
Será que teria como mitigar esse problema? O calor na mineração é um problema antigo, a gente só pensa em como resfriar o equipamento, será que essas empresas terão de pensar em como "tratar o ar ao redor" ? talvéz nem pela questão de proteção, mas também por adequações ambientais, sei lá. exagero meu?