Eu acho que o maior problema de vocês é esse.. deve ser MUITA diferença cultural..
Aqui na América do Sul é quase tudo igual.. idioma também não é barreira já que todo mundo fala um "portunhol" se for preciso.. mas já vi uns haitianos sofrendo com isso muitos anos atrás quando começaram a vir para ca.
Eu ia dizer isso, na cidade onde moro há muito déficit de mão de obra em postos de trabalhos que ninguém quer... pedreiro, repositor e caixa de mercado, limpeza e serviços gerais, etc...
Recebemos muitos imigrantes Haitianos e também alguns venezuelanos que vieram pra cá nos últimos meses, essas pessoas conseguem se comunicar bem, são amistosas, empolgadas e prontas pra qualquer trampo e vou te dizer... conheci alguns que tem muito mais higiene/cuidados do que muitos brasileiros, então não acho que eles sobrecarregaram a já caótica saúde publica brasileira.
Problema maior foi pros professores, muitas crianças entrando e tendo bastante dificuldade para acompanhar os demais, meu cunhado é professor e já me falou de vários perrengues que passou um tempo atrás na alta da imigração haitiana. porém no mais, foi até tranquilo.
Os costumes tmabém mudam, já vi coisas "esquisitas" na questão religiosa, mas sempre me afastei para não julgar mau, mas é estranho