Apenas usando um modelo de IA, foi criado um vídeo em que o rosto de atores famosos da serie de TV Stranger Things fazem movimentos até mesmo iguais aos movimentos que os apps de KYC pedem para aproximarmos o rosto.
Essa não é mais a solução e acho que vão ter golpes no futuro de golpistas usando rostos de suas vitimas para invadir contas.

O que vocês acham disso?
Sim, isso é algo "antigo" já.... já tem site "onlyFake" que vende essas IDs geradas por IA por meros 15 dólares pra qualquer um validar em exchanges, e muita gente não se importa em pagar esse valor para ter a "comodidade" de algo prontinho.
Mas eu não acho que seja totalmente inutil, e já tem provedores se adiantando a isso e tentando contornar o "problema"... li uma reportagem uma vez de alguns provedores sérios, como a FaceId.com que tão investindo em camadas extras de proteção para coibir essa fraude analisando micro-movimentos, textura da pele, reflexos da luz com o ambiente, profundidade e outras coisas que a IA sempre deixa passar.
Enfim... uma corrida de gato e rato, sempre vai ter o criminoso passando a frente mas o "policial" correndo atrás do prejuízo logo depois, e acho que nesse meio digital não tem muito o que fazer, é preciso confiar nas validações digitais então a tecnologia precisa evoluir também nem que seja pra colocar IA contra IA.
Acho que nesse setor devem ficar pouquíssimas empresas, altamente qualificadas e que vão investir pesado em tecnologia, o KYC por conta própria nas empresas vai ser abolido rapidamente e quem não se atualizar vai ficar totalmente vulnerável.