Tipo... agua quente não pode ser encanada em tubos de PVC, precisa ser um tubo de cobre ou algo do tipo, certo?
Ai tem também a questão de perda térmica.... de nada adianta você mandar água quente por quilômetros se metade da "caloria" for perdida no caminho, então pode adicionar aí um bom isolante térmico junto desse cano de cobre ou similar.
Aí resta minha dúvida... qual o custo disso? Quem paga isso? É viável fazer mais esse investimento afim de "pagar a conta" da mineração, será que isso não iria aumentar o tempo de retorno?
Vejo como uma excelente forma de aproveitar algo que seria perdido, isso sim.... mas na questão financeira eu tenho sérias dúvidas sobre o quão viável isso seria.
Pode ser em PVC. Agua vai quente, mas não vai a 100º. Deve andar na casa dos 40~60º (e já é muito). Mesmo assim, normalmente não é o usado, por uma questão de consumo.
O cobre começa a ser menos usado, é caro. O mais comum atualmente é o tubo multicamada, que combina alumínio com plástico (PEX).
Na pratica, esse tipo de infraestrutura nunca pode cobrir grandes distancias. Imagina, a mineração é na cave de um prédio, e aquece a agua para todos. Além disso, essa agua, não será propriamente para consumo, normalmente é usada para aquecimento central.
Por sua vez, essa estrutura já faz parte do custo de construção do edifício. No final é só mudar uma fonte de calor por outra.
Agora, para estruturas pequenas, não será muito vantajoso, mas para estruturas medias/grandes pode compensar. Isto se a mineração estiver perto de edifícios habitacionais/escritórios.