Original:
Everything you wanted to know about BTC options but were afraid to ask!Autor:
fillippone
As opções de bitcoin eram acessíveis apenas a grandes investidores e em corretoras muito específicas, como a Deribit, mas quando a Bakkt e a CME, as duas principais corretoras tradicionais de bitcoin, abrirem os produtos para seus clientes, a negociação de opções em bitcoin se tornará mais acessível.
Na verdade, a negociação de opções está disponível na Bakkt desde 9 de dezembro, enquanto a CME lançará um produto semelhante ainda este mês, com início das negociações em 13 de janeiro.
As opções são um instrumento difícil de negociar. Isso é verdade nos mercados tradicionais, mas é ainda mais verdadeiro em um mercado volátil como o de bitcoin.
Neste tópico, tentarei dar algumas dicas teóricas e práticas sobre como entender, precificar e usar opções.
Começarei detalhando o que é uma opção, explicando todas as suas características e o que elas significam para o investidor.
Em seguida, explicarei brevemente como precificá-las. Não explicarei os detalhes do modelo matemático usado para precificá-las, porque isso implicaria em algum cálculo diferencial avançado que ninguém quer ouvir. O que tentarei fazer é transmitir quais fatores impactam o preço da opção e como interpretá-los. Também tentarei esclarecer alguns equívocos comuns sobre opções.
Por fim, explicarei algumas estratégias comuns para o trading de opções. Nada muito complicado, apenas alguns exemplos de como usá-las de acordo com o objetivo do investimento: seja especulação ou proteção.
ÍNDICE
O que é uma opçãoUma opção é um contrato que dá ao titular o direito, mas não a obrigação, de negociar um ativo, chamado ativo subjacente, antes do vencimento, a data de término do contrato.
A opção que dá ao titular o direito de comprar o ativo subjacente é chamada de
opção de compra (call).
A opção que dá ao titular o direito de vender o ativo subjacente é chamada de
opção de venda (put).
O preço no momento em que a negociação ocorrerá é chamado de preço de exercício (strike price).
Quando uma opção gera uma negociação, dizemos que ela foi "exercida"; caso contrário, ela simplesmente termina sem que nenhuma negociação seja realizada, dizemos que ela foi "abandonada".
Se uma opção só pode ser exercida no vencimento, ela é chamada de opção europeia, enquanto se ela pode ser exercida a qualquer momento antes do vencimento, ela é chamada de opção americana.
O preço que o comprador da opção paga ao vendedor, ou lançador da opção, é chamado de prêmio.
Se o preço de mercado estiver acima do preço de exercício, a opção de compra é considerada "dentro do dinheiro", pois, no caso de exercício americano, ela poderia ser exercida com lucro. Caso contrário, a opção de compra é considerada "fora do dinheiro".
Se o preço de mercado estiver abaixo do preço de exercício da opção de venda, a opção de venda é considerada "dentro do dinheiro", pois, no caso de exercício americano, ela poderia ser exercida com lucro. Caso contrário, a opção de venda é considerada "fora do dinheiro".
Se considerarmos um determinado preço de exercício, apenas as opções de compra (call) ou as opções de venda (put) podem estar "dentro do dinheiro" (in-the-money), e não ambas simultaneamente. Por exemplo, se observarmos opções com preço de exercício de 10.000, as opções de compra estarão "fora do dinheiro" (out- of-the-money), enquanto as opções de venda estarão "dentro do dinheiro" (in-the-money).
No vencimento, se a opção puder gerar o ativo subjacente, o que foi precificado é chamado de "entrega física". Muitas opções de commodities ou financeiras são liquidadas fisicamente. Alternativamente, uma opção pode regular apenas o equivalente em dinheiro do lucro obtido com o exercício da própria opção: nesse vencimento, uma opção "dentro do dinheiro" entregaria ao comprador um valor em dinheiro igual à diferença entre o preço do ativo e o preço de exercício (no caso de uma opção de compra) ou a diferença entre o preço de exercício e o ativo (no caso de uma opção de venda). Nesse caso, a opção é chamada de liquidada em dinheiro.
No caso das opções de Bitcoin, especificamente as opções da Bakkt sobre futuros de BTC, a liquidação é física: no vencimento, a opção "in-the-money" gera uma posição correspondente no futuro subjacente. Há apenas uma peculiaridade: como é comum em muitas opções de commodities, a própria opção expira alguns dias antes do futuro, permitindo que o detentor da opção "in-the-money" feche a posição no futuro antes da entrega efetiva do ativo subjacente (a opção tem o futuro como ativo subjacente, e o futuro tem o Bitcoin como ativo subjacente). É por isso que você provavelmente já ouviu alguma propaganda enganosa dizendo que "as opções da Bakkt permitem que você escolha o tipo de entrega: física ou em dinheiro".
Antes de analisarmos matematicamente como precificar uma opção, vejamos o impacto da intuição na precificação.
STRIKE (ou Preço de Exercício): O primeiro elemento é o preço de exercício. Obviamente, a diferença entre o preço de mercado e o preço de exercício é o primeiro indício do valor de uma opção. Intuitivamente, quanto mais uma opção estiver "dentro do dinheiro", maior será o seu valor.
Quando uma opção está "dentro do dinheiro", ela possui valor intrínseco. Tanto para opções de compra (call) quanto para opções de venda (put), o valor intrínseco é igual à diferença entre o preço do ativo subjacente e o preço de exercício: o valor intrínseco mede apenas o lucro determinado pela diferença entre o preço de exercício da opção e o preço de mercado.
Quando uma opção está "fora do dinheiro" (out-of-the-money), o valor intrínseco é zero.
O valor intrínseco é o valor mínimo de uma opção: se o valor de uma opção fosse menor que o valor intrínseco, seria possível realizar uma arbitragem, comprando essa opção e exercendo-a para obter lucro.
Assim, quando o BTC está cotado a 7.000, uma opção de compra com preço de exercício K = 5.000 está "in-the-money" (dentro do dinheiro) e tem um valor intrínseco de 2.000, portanto o preço deve ser maior que isso. Ao mesmo tempo, uma opção de compra com preço de exercício K = 10.000 não tem valor intrínseco, logo, o valor intrínseco é zero.
É claro que o valor intrínseco é apenas parte da precificação de uma opção: outras variáveis impactam o preço da opção, cada uma delas adicionando valor ao valor intrínseco, resultando no valor final da opção:
TEMPO PARA O VENCIMENTO: O segundo elemento mais importante na precificação de uma opção é o tempo até o vencimento: quanto maior o tempo até o vencimento, mais cara a opção. Se compararmos o preço de duas opções com todas as características iguais, exceto pela data de exercício, aquela com a data de exercício mais distante terá o preço mais alto.
VOLATILIDADE: Quanto maior a volatilidade do ativo subjacente, maior o valor da opção. Aqui a explicação fica um pouco complexa. Digamos que a principal razão pela qual isso não acontece é que quanto maior a volatilidade do ativo subjacente, maior a probabilidade de ele se tornar "in-the-money" (com valor intrínseco). Veremos mais adiante por que isso é importante, mas tenha em mente que não é óbvio. O comprador da opção não lucra com o fato de a opção se tornar "in-the-money". Na verdade, o lucro não vem apenas se a opção se tornar "in-the-money". O comprador da opção se beneficia simplesmente porque o ativo subjacente se movimenta (ou seja, é volátil) sob uma abordagem neutra ao risco, isto é, sem assumir o "risco" de lucrar porque a opção se torna "in-the-money".
Vejamos um exemplo:
Compramos uma opção de compra (call) de BTCUSD, com preço de exercício de 8.000 USD, com vencimento em junho de 2020.
A estratégia é chamada de Long call porque comprar algo é chamado de estar "
comprado" no jargão financeiro.
O prêmio para esta opção é de 1.350 USD, que temos que pagar imediatamente ("
antecipadamente", novamente no jargão financeiro).
Avançando para o vencimento da opção.
Os resultados da nossa opção variam de acordo com o preço final do bitcoin:
Se o BTCUSD estiver abaixo de 8.000 USD, a opção é abandonada e expira sem valor.
Se o BTCUSD estiver acima de 8.000 USD, a opção é exercida e gera um retorno igual à diferença (positiva) entre o BTCUSD e o preço de exercício.
Em termos mais formais, o retorno da opção de compra é o seguinte:
Call=max(0;Spot-Strike)
O resultado final da estratégia será o seguinte:

Observe que este gráfico considera que pagamos um prêmio de 1.350 USD antecipadamente; o prêmio deve ser pago em todos os cenários: se a opção expirar sem valor, o lucro/prejuízo (P&L) da estratégia será negativo e igual ao prêmio pago; caso contrário, será igual ao retorno líquido do prêmio pago da opção.
Observe que o lucro/prejuízo começa a aumentar no nível do preço de exercício, 8.000 USD neste caso, mas se estabiliza em um nível mais alto, igual ao preço de exercício mais o prêmio pago, ou 9.350 USD neste exemplo.
Vejamos o mesmo para uma opção de venda (put).
Compramos uma opção de venda (put) de BTCUSD, com preço de exercício de 6.000 USD, com vencimento em junho de 2020.
A estratégia se chama
opção de venda comprada.
O prêmio dessa opção é de 732 USD, que precisamos pagar "
antecipadamente".
Avançando para o vencimento da opção.
Os resultados da nossa opção variam de acordo com o preço final do bitcoin:
Se o BTCUSD estiver acima de 6.000 USD, a opção é abandonada e expira sem valor.
Se o BTCUSD estiver abaixo de 6.000 USD, a opção é exercida e gera um retorno igual à diferença (positiva) entre o preço de exercício e o BTCUSD.
Em termos mais formais, o retorno da opção de venda é o seguinte:
Put=max(0;Strike-Spot)
O resultado final da estratégia será o seguinte:

O gráfico parece familiar, pois é o retorno simétrico da opção de compra.
Observe que este gráfico considera que pagamos um prêmio de 732 USD antecipadamente; o prêmio deve ser pago em todos os cenários: se a opção expirar sem valor, o lucro e prejuízo da estratégia é negativo e igual ao prêmio pago; caso contrário, é igual ao retorno líquido do prêmio pago da opção.
Observe que o lucro e prejuízo começa a aumentar no nível do preço de exercício, 6.000 USD neste caso, mas se equilibra em um nível inferior igual ao preço de exercício menos o prêmio pago, ou 5.267 USD neste exemplo.
Vamos dar uma olhada em uma corretora de opções em busca de confirmações.
Todos os exemplos são da Deribit, que é a única fonte amplamente disponível para preços de opções: criar uma conta é fácil e não exige KYC. Se você estiver interessado em fazê-lo para fins educacionais. Obviamente, as isenções de responsabilidade padrão se aplicam e eu não tenho nenhum vínculo com essa corretora.
Se selecionarmos as opções de BTC e, em seguida, a data de 26 de junho de 2020, encontraremos uma tela como a seguinte:
(clique na imagem para ampliá-la.)Esta página em particular considera as opções com vencimento em 26 de junho de 2020.
A coluna cinza central representa os níveis de preço de exercício. As opções na mesma linha compartilham o mesmo preço de exercício.
À esquerda dessa coluna, temos as opções de compra (call) para cada preço de exercício, enquanto as opções de venda (put) estão à direita.
O preço de compra (bid) é o preço pelo qual outros participantes desejam comprar as opções, ou seja, o preço pelo qual você precisa vender se quiser vendê-las.
O preço de venda (ask) é o preço pelo qual outros participantes desejam vender as opções, ou seja, o preço pelo qual você precisa pagar se quiser comprá-las.
Cada preço de compra e venda tem um nível de volatilidade implícita correspondente, que é o nível de volatilidade que, se inserido no modelo, retorna o preço mencionado anteriormente.
É por isso que, ao falar de opções, volatilidade e preço são conceitos intercambiáveis.
Como vimos anteriormente, as opções de compra (calls) têm um preço decrescente à medida que o preço de exercício (strike) aumenta: a call de 6.000 tem um preço médio (a média entre o preço de compra e o preço de venda) de 0,29725 BTC, enquanto a call de 10.000 tem um preço médio de 0,11275 BTC.
O oposto é verdadeiro para as opções de venda (puts). As puts com preços de exercício mais baixos têm prêmios menores.
A put com preço de exercício fixo em 10.000 tem um preço de 0,46075 BTC, enquanto a put de 6.000 tem um preço médio de 0,09725 BTC.
Além disso, podemos ver que, ao examinar opções com maior prazo de vencimento, cada opção tem um valor maior: a call com preço de exercício de 10.000 USD e vencimento em setembro tem um valor de 0,16775 BTC, em comparação com o valor de 0,11275 da mesma opção com vencimento em junho. A opção de venda com preço de exercício de 6.000 tem um valor de 0,13175 BTC, em comparação com o valor de 0,09725 BTC da mesma opção com vencimento em junho.
Se inserirmos os dados encontrados nessa página em uma calculadora de opções, podemos recalcular o preço da própria opção.
Se tentarmos recalcular o preço da opção de compra de 8.000 USD, inserindo 0% como taxa de juros (o BTC não paga dividendos) e as informações corretas sobre o preço de exercício, o ativo subjacente e a volatilidade implícita, obteremos a avaliação (quase) exata que temos na Deribit:

Os números abaixo do preço da opção são as
"Gregas" ou as sensibilidades do preço da opção aos seus vários componentes:
DELTA: Trata-se da sensibilidade do preço da opção ao ativo subjacente: se o ativo subjacente subir 1 USD, o preço da opção sobe 0,55 USD.
GAMMA: Trata-se da sensibilidade de segunda ordem do preço da opção em relação ao ativo subjacente: se o ativo subjacente subir 1 USD, o delta da opção não aumenta (imagino que haja um fator de arredondamento a ser considerado nesta calculadora).
VEGA: Trata-se da sensibilidade do preço da opção ao nível de volatilidade: se a volatilidade subir 1%, o preço da opção sobe 20,54 USD.
THETA: Trata-se da sensibilidade do preço da opção ao tempo: se passar 1 dia, o preço da opção cai 4,39 USD.
RHO: Trata-se da sensibilidade do preço da opção às taxas de juros: se as taxas de juros subirem para 1%, o preço da opção aumenta 13,49 USD.
As gregas de uma opção estão interligadas de uma forma bastante complexa, existem muitas maneiras de interpretá-las e todas variam continuamente de acordo com o nível do mercado, a volatilidade e o prazo de vencimento.
Já foram escritos livros inteiros sobre como domá-las e usá-las a seu favor. Acho que esta breve explicação é suficiente para este tópico.
Como precificar uma opçãoPara entender os detalhes de como as opções são precificadas, é preciso compreender matemática avançada, incluindo cálculo estocástico, cálculo diferencial, estatística, etc.
Aqui, quero apenas apresentar alguns conceitos importantes que você deve ter em mente ao pensar em opções e seu valor.
Black & Scholes ganharam o Prêmio Nobel por seu modelo de precificação de opções. Sua maior conquista foi demonstrar que é possível precificar uma opção usando condições de não arbitragem. Arbitragem é uma operação em que se obtém lucro sem risco e sem capital. Obviamente, essas operações não existem, então os mercados se adaptam para evitar essas situações. Raciocinar sob as condições de "não arbitragem" significa também que não há riscos envolvidos; portanto, o apetite individual ao risco de cada investidor no mercado pode ser eliminado da equação. Isso significa que todos os investidores no mercado raciocinarão usando a mesma "linguagem" de um mundo sem risco (se raciocinarmos com condições de não arbitragem, podemos ignorar o risco associado e, consequentemente, a disposição de cada investidor em assumir esse risco). Isso significa que o preço de um derivativo é único, independentemente do apetite ao risco de cada investidor. Isso tem a importante consequência de que o preço de uma opção é INDEPENDENTE da probabilidade atribuída por cada investidor sobre a possibilidade do ativo subjacente terminar "in-the-money" (com lucro). É algo que precisamos ter em mente: o preço de uma opção não significa automaticamente que o cenário em que ela termina "in-the-money" (com lucro) seja mais "plausível".
Volatilidade histórica x volatilidade implícita Como podemos ver, a única entrada “difícil” para precificar uma opção é a volatilidade a ser usada.
O número correto a ser inserido no precificador é a volatilidade futura esperada até o vencimento da opção. Cotar esse número significa cotar o preço da opção (sendo os outros números de precificação da opção determinísticos, ou seja, conhecidos sem incerteza).
O nível de volatilidade usado para precificar uma opção é chamado de volatilidade implícita porque é o nível de volatilidade “implícito” pelo preço cotado.
Como cotar a volatilidade futura?
Eis o segredo da negociação de opções.
A primeira ideia é analisar a volatilidade realizada: observar o passado pode fornecer uma primeira indicação da volatilidade futura. Claro que isso nem sempre é verdade, pois muitos fatores podem alterar a volatilidade no futuro. Um exemplo simples, específico para opções de bitcoin, seria o halving. Esse evento, de acordo com muitos modelos, pode ter um grande impacto no preço do bitcoin. Assim, podemos supor que, às vésperas do halving, a volatilidade será baixa: o bitcoin pode se movimentar, mas sem grandes variações. Porém, após o halving, o preço possivelmente começará a oscilar mais, devido à avaliação muito diferente que o modelo S2F implica. Nesse caso, a volatilidade realizada não será um bom indicador da volatilidade futura: ou seja, a volatilidade realizada será muito menor do que a volatilidade futura usada para precificar opções com vencimento após o halving.
Muitos sites calculam a volatilidade realizada do bitcoin: no Deribit você pode obter uma.
O cálculo da volatilidade histórica com diferentes horizontes temporais produz resultados muito diferentes:

No gráfico acima, vemos o preço do bitcoin (linha preta, eixo esquerdo), com a sobreposição de diferentes cálculos de volatilidade histórica usando termos diferentes (linhas amarela, vermelha e azul, eixo direito). A volatilidade no curto prazo pode ser mais "volátil" em si (sim, existe a volatilidade da volatilidade, mas isso é para negociação avançada de opções). A linha amarela representa a volatilidade histórica anualizada calculada usando os 10 dias de negociação anteriores e, como podemos ver no gráfico acima, oscila de forma mais violenta, de 180% para menos de 20%. A volatilidade calculada em períodos de tempo mais longos, como a linha azul (calculada com base nos últimos 30 dias de dados) ou a linha vermelha (calculada com base nos últimos 180 dias de dados), torna-se cada vez mais estável à medida que estendemos o intervalo de cálculo.
É claro que estamos mais interessados em combinar, com a ressalva explicada anteriormente, o cálculo da volatilidade histórica com o tempo até o vencimento da opção que queremos precificar.
A volatilidade implícita pode ser observada nos mercados de opções. Se observarmos a tela de opções acima, veremos algumas colunas de volatilidade implícita: essa é a volatilidade implícita correspondente a cada cotação. Se usarmos o modelo de forma inversa, podemos usar o preço como entrada e encontrar a volatilidade implícita nesse preço: essa é a volatilidade implícita.
Estratégias com opções - Como usar uma opçãoAs opções são instrumentos muito complexos; aqui, quero destacar apenas alguns usos delas.
Estas são as mais simples e todas têm em comum o fato de serem estratégias “estáticas”. Isso significa que elas devem ser implementadas e não alteradas até a sua expiração. Existem diferentes estratégias que devem ser ajustadas durante a vigência da opção. Essas são totalmente diferentes e são chamadas de estratégias dinâmicas.
Trading com alavancagemCenário:
Você deseja obter a maior exposição possível ao Bitcoin.
Você tem uma visão de negociação muito clara.
Você não tem interesse em perder seu capital caso essa visão não se concretize.
Estratégia:
Use seus fundos para pagar o prêmio de uma opção fora do dinheiro (OTM), escolhendo o preço de exercício (strike) para maximizar o retorno final esperado.
Exemplo:
- Comprar 1 opção de compra com preço de exercício de 7.000 USD e vencimento em junho por 0,233 BTC.
Alternativamente:
- Comprar 1 opção de compra com preço de exercício de 8.000 USD e vencimento em junho por um total de 0,1805 BTC.

Análise:
Neste cenário, você obteve exposição à valorização do bitcoin acima do preço de exercício usando apenas uma fração do capital necessário para comprar o ativo subjacente (ou seja, 1 bitcoin).
Caso o bitcoin esteja cotado a 10.000 no vencimento, em um investimento em bitcoin, você teria um retorno igual a (10.000 - 8.000) / 8.000 = 25%.
Este é o cenário base sem alavancagem.
Ao comprar uma opção de compra "in-the-money", o retorno seria (10.000 - 7.000 - 1.742)/1.742 = 72%.
Observe que, se a opção ficar ainda mais "in-the-money", o retorno aumenta ainda mais, pois o valor pago pela opção é constante, enquanto o ganho aumenta linearmente.
No segundo exemplo, compramos uma opção fora do dinheiro, usando ainda menos capital.
No caso do bitcoin estar cotado a 10.000 no vencimento, o rendimento seria, neste caso, (10.000-8.000-1.350)/1.350=48%.
É claro que, no cenário de um movimento oposto, sua perda se limita ao prêmio pago, que seria totalmente perdido.
Isso implica que você precisa escolher criteriosamente não apenas o preço de exercício, para obter o nível correto de exposição, mas também o vencimento, já que o movimento precisa se materializar antes do vencimento da opção.
Venda coberta de opções de compraCenário:
Você é um investidor de grande porte e deseja vender parte de sua reserva de Bitcoin para financiar suas despesas diárias. Você está otimista em relação ao Bitcoin como investimento.
Estratégia:
Venda opções de compra fora do dinheiro (OTM), receba o prêmio para financiar suas despesas e venda o Bitcoin somente se o preço subir (possivelmente em um pico).
Exemplo:
- Compra de 1 Bitcoin,
- Venda de 1 opção com preço de exercício de 10.000 USD e vencimento em junho a 0,11 Bitcoin.

Análise:
O retorno da estrutura oferece um benefício em relação à simples posse de bitcoins, equivalente ao prêmio recebido, caso o preço esteja abaixo do preço de exercício no vencimento.
Se, no vencimento, o preço estiver acima do preço de exercício, a opção entra no dinheiro (in-the-money) e você vende o bitcoin.
A estratégia atinge o ponto de equilíbrio, em comparação com a simples posse de BTC, em um nível igual ao preço de exercício + prêmio recebido (neste exemplo, aproximadamente 10.000 + 0,11 * 7.478 = 10.826).
Se o BTC subir ainda mais, você basicamente vendeu um bitcoin a 10.826, portanto, a estratégia tem um valor menor em comparação com a simples posse de bitcoins.
CollarCenário:
Você é um investidor de grande porte.
Você quer vender parte de seus bitcoins para financiar suas despesas diárias.
Você está otimista em relação ao bitcoin como investimento.
Você fica irritado em caso de uma queda brusca no preço do bitcoin.
Estratégia:
Venda opções de compra fora do dinheiro (OTM), receba o prêmio para financiar suas despesas e venda Bitcoin somente se o preço subir (possivelmente em um pico).
Use o prêmio recebido para comprar proteção contra quedas, ou seja, comprando uma opção de venda (PUT).
Comprar uma opção de compra fora do dinheiro e vender uma opção de venda fora do dinheiro é uma estratégia conhecida como "Collar".
Exemplo:
- posição comprada de 1 bitcoin,
- venda de 1 opção de compra, preço de exercício de 10.000 USD, vencimento em junho, a 0,11 BTC,
- compra de 1 opção de venda, preço de exercício de 6.000 USD, vencimento em junho, a 0,098 BTC.

Análise:
O retorno final é semelhante ao da venda coberta de opções de compra.
O retorno da estrutura oferece um benefício em relação à simples posse de bitcoins, equivalente à diferença entre os prêmios pagos para comprar a opção de venda e o prêmio recebido para vender a opção de compra. Neste caso específico, escolhi dois níveis de preço de exercício para ter a menor diferença positiva entre eles. Se o preço estiver abaixo do preço de exercício no vencimento.
Se, no vencimento, o preço estiver acima do preço de exercício, a opção fica "in-the-money" (dentro do dinheiro) e você vende o bitcoin.
A estratégia tem um ponto de equilíbrio, em comparação com a compra do ativo subjacente, em um nível igual ao preço de exercício + prêmio recebido (neste exemplo, aproximadamente 10.000 + (0,11 - 0,098) * 7.478 = 10.093).
Se o BTC subir ainda mais, você basicamente vendeu um bitcoin a 10.093.
Por outro lado, se o BTC cair, você também comprou proteção a 6.000, pois está comprado em uma opção de venda de 6.000. Mais precisamente, como você recebeu um prêmio de 93 dólares, está protegido contra perdas de 6.093 dólares. Caso o bitcoin caia ainda mais, você não será afetado, pois o pagamento da opção de venda (put) o protege contra perdas.
Aviso
Opções são um assunto muito complexo.
Fiz o meu melhor para explicar este assunto da forma mais simples e intuitiva possível.
Posso aprofundar a discussão na direção que você preferir. Basta pedir que eu explique o que mais lhe interessa ou que eu esclareça o ponto que você gostaria que eu explorasse com mais detalhes.
Recursos úteis:
Calculadoras Online:
Calculadora de OpçõesInformações sobre os produtos das corretoras:
Opções na Bakkt ™ Bitcoin (USD) Monthly FuturesOpções sobre Futuros de BitcoinCursos Online:
Básico:
Curso de Opções da CMEAdvanced:
Teoria das Opções para Trading Profissional
*Por ser um tópico extenso podem haver alguns erros de configuração e/ou tradução, caso encontrem algum, por gentileza me informem!
Tradução