Eu tenho um tablet s10 plus da samsung com processador mediatek, que merda hein, mas parece que precisa ter acesso físico ao dispositivo pra explorar a vulnerabilidade.
Espero que seja uma vulnerabilidade a nível de software, pois daria pra corrigir via atualização de sistema, agora se for a nível de hardware, aí é só comprando um aparelho mais atualizado ou sem mediatek mesmo.
As vezes estas falhas assustam mais do que parece. Porque como dizes-te é preciso acesso físico ao equipamento. Claro que não deixa de ser uma falha e uma porta de entrada para um bandido.
Mas, normalmente esse tipo de falha só explorada quando existe algum tipo de suspeita de haver um bom potencial. Um bandido não vai roubar um equipamento de qualquer pessoa que encontra, com os riscos associados, e depois perder algumas horas a explorar este tipo de falhas, para ver se encontra algo.
Não estou com isto a justificar ou a minimizar a falha. Apenas a dizer, que as vezes parece que agora estamos desprotegidos, mas não é bem assim. Estamos como estávamos antes de saber.
O seu tablet, não deve sair de casa, e na sua casa só deve entrar pessoas que você conhece. E quando você sai de casa com ele, certamente tem o respetivo cuidado, como sempre teve. Então, tudo na mesma na realidade.
Ao que parece a vulnerabilidade já foi corrigida, por norma resolve-se a nível de software. Por isso é que foi divulgada.
Agora resta saber se as marcas dos equipamentos, lançam essa atualização.