Original:
Satoshi's lessonAutor:
theymos
Os alicerces do Bitcoin foram lançados há 10 anos, com a criação do
bloco gênesis, e a versão 0.1 do Bitcoin foi oficialmente lançada uma semana depois. A versão 0.1 era incrivelmente completa e, ainda mais impressionante, tinha pouquíssimos bugs. Também possuía ótima compatibilidade futura, com suporte explícito para futuros softforks na forma dos opcodes OP_NOPn. Antes mesmo de alguém saber como uma criptomoeda descentralizada funcionaria, Satoshi já estava descobrindo como adicionar ao Bitcoin coisas como contratos inteligentes e canais de pagamento. Isso é incrível, e muitas pessoas olham para as incríveis conquistas de Satoshi com o Bitcoin e dizem coisas como: "Satoshi deve ser um supergênio das criptomoedas, o próximo Einstein". Isso, eu acho, é perder completamente o ponto principal.
Quando Satoshi estava trabalhando no Bitcoin, entre 2007 e 2009, quase todas as ideias centrais do Bitcoin já eram bem conhecidas na comunidade de criptografia. Em 1996, foi publicado
um apanhado de trabalhos acadêmicos anteriores sobre dinheiro eletrônico, que abordava detalhadamente a maioria dos primitivos criptográficos de baixo nível usados no Bitcoin e empregava termos familiares como "gasto duplo". O mecanismo de prova de trabalho (PoW) do Hashcash já era conhecido, e me lembro de ter lido sobre ele antes do Bitcoin, como uma ideia para evitar spam por e-mail. O Git usa a mesma cadeia inquebrável de hashes que a blockchain do Bitcoin e foi lançado em 2005. Satoshi deu um grande salto: combinar todas essas peças para evitar o gasto duplo por meio de uma blockchain PoW. Isso foi impressionante, mas o mesmo lampejo de genialidade poderia ter acontecido com qualquer pessoa que estivesse acompanhando o assunto.
Satoshi não é incrível porque estava observando o mundo das criptomoedas e teve uma ideia genial. Ele é incrível porque, ao ter essa ideia,
ele a colocou em prática. Sabe o que eu teria feito se essa ideia tivesse me ocorrido? Provavelmente teria mencionado para algumas pessoas, talvez escrito um código bem básico se estivesse me sentindo particularmente ambicioso. Sabe o que Satoshi fez? Ele
passou mais de dois anos contemplando todos os aspectos possíveis do sistema que conseguia imaginar e escreveu um código que funcionou brilhantemente no mundo real. O código de Satoshi era bom, mas qualquer pessoa que tivesse lido um bom livro de C++ poderia ter escrito um código igualmente bom. Qualquer pessoa que tivesse feito um curso introdutório de criptografia ou lido alguns livros sobre o assunto entenderia o uso que Satoshi fazia dos primitivos criptográficos. A tarefa de criar o Bitcoin exigiu um pequeno lampejo de genialidade, habilidade moderada
e uma quantidade inacreditavelmente grande de dedicação para pensar, programar e testar o sistema até que ele funcionasse exatamente como idealizado.
A lição de Satoshi é que você
não precisa ser o próximo Einstein para mudar o mundo. Nem precisa ter muito dinheiro ou influência junto aos figurões do mundo. Você só precisa se esforçar. Satoshi, provavelmente apenas um entusiasta como qualquer um aqui, percebeu que algo estava faltando no universo e lutou com unhas e dentes por mais de dois anos até que essa imperfeição fosse corrigida. É
isso que faz de Satoshi e seu trabalho a minha maior inspiração.
O Bitcoin percorreu um longo caminho em 10 anos, mas ainda tem muito espaço para crescer, com grandes desafios e grandes oportunidades pela frente. O futuro do Bitcoin — a continuidade do trabalho de Satoshi — depende de que o maior número possível de pessoas assuma a responsabilidade
pessoal de aprimorar o ecossistema do Bitcoin, criar coisas interessantes e mudar o mundo para melhor. Já que ultrapassamos a lua há muito tempo, espero que você se junte a mim na busca pelas estrelas.
Tradução