Um dia destes, estava a fazer umas experiencias com swaps entre varias moedas, e usava a wallet Coinomi, para gerir o portfolio. Estava tudo a funcionar minimamente bem, até que surgiu algo estranho.
Enviei um plafon para um endereço ETH, a transação foi feita e validada, mas o saldo na wallet não atualizava. Indicava sempre que tinha zero no endereço. Isso significava que não conseguia movimentar esse dinheiro.
Apos algumas pesquisas, descobri que era comum o Coinomi ter falhas na sincronização com o blockchain do Etherium, e que poderia demorar vários dias e várias reiniciações, até conseguir fazer a sincronização. Então, como ter novamente acesso as minhas moedas?
Primeira tentativaVisto ter a seed da minha wallet, comecei para tentar usar outra wallet ETH. Fui para a famosa MetaMask, consegui restaurar a seed, mas o saldo não apareceu.
Ao analisar, percebi que o MetaMask não estava a usar o mesmo derivation path que o Coinomi, e por isso estava a gerar endereços novos, em vez de ir buscar o que já tinha saldo. Abri varias wallets, mas nunca batia no mesmo derivation path e por isso o MetaMask não era a solução.
Opção Private KeyEntão, com mais algumas pesquisas, percebi que a melhor forma de resolver esta questão, era através do Private Key do endereço. Mas, a Coinomi não apresenta essa informação (pelo menos nunca consegui encontrar), apenas a da wallet, o que não estava ajudar.
Então, para obter essa informação, decidi usar a ferramenta
BIP39 Tool do Ian Coleman. Mas, por questões de segurança, não deveria usar a versão online desta ferramenta, visto que iria estar a expor a seed da minha wallet (mesmo não tendo intenções de a voltar a usar). De modo a fazer isso, precisava baixar do GitHub a ferramenta, e usar um PC offline para utilizar. Como estou com Windows, decidi usar o Windows Sandbox.
Para quem não sabe, o Windows Sandbox, permite abrir como que uma seção Windows nova, isolada do sistema principal, como fosse uma nova instalação. Depois de entrar no sandbox, fiz o downalod do BIP39 Tool, desconectei da internet, e podia agora começar a usar.
BIP39 (Ian Coleman)Nunca tinha usado esta ferramenta, para algo tão serio, digamos assim. Mas, ela é relativamente fácil, pois praticamente vai buscar automaticamente toda a informação necessária para apresentar os resultados.
Depois de colocar a seed no respetivo campo
BIP39 Mnemonic, fui olhar para o
Derivation Path BIP44 onde lista os endereços da wallet.
Usando o derivation path de base, pesquisei os primeiros 200 endereços de 8 wallet diferentes, e nada do endereço que tinha o plafon. Dito assim, parece que demorei muito, mas não. Na ferramenta, é possível logo definir para ver logo 200 endereços, depois foi só fazer "Localizar" para procurar pelo endereço que tinha saldo.
Como a opção BIP44 não estava a funcionar, fui para a opção
Derivation Path BIP32. Nesta opção, é possível escolher manualmente o derivation path. Felizmente no Coinomi é possível obter essa informação, o que tornou tudo ainda mais fácil.
Basicamente, defini o derivation path correto, e logo o primeiro endereço da lista era o que tinha saldo. Já tinha o Private Key do endereço.
Recuperar acesso e mover fundosCom o Private Key consegui abrir uma wallet no MetaMask diretamente para o endereço em questão. Apesar de não estar muito familiarizado como o MetaMask, o processo foi relativamente simples.
Entrei no MetaMask e no menu cliquei em
Import Account, escolhi a opção "Private Key" e introduzi a informação relativamente ao endereço pretendido. Feito! Voltei a ter acesso ao meu ETH.
Passo seguinte, era mover essas moedas, para uma nova wallet. Apos mais umas pesquisas por uma carteira que permitisse várias criptos diferentes, encontrei a Exodus Wallet, que é auto custódia e funciona em Windows (não queria extensões em browsers ou no telemovel). Instalei, criei uma wallet e movi o todo o saldo para a nova wallet.
Mais uma aventura, mais uma experiencia. Todo este episodio, mostra a importância de ter sempre acesso as seeds das nossas wallets. Pois, mesmo que algo dê errado com o software que estamos a usar, iremos sempre conseguir recuperar/ter acesso as nossas moedas. Lembra-nos também, que nunca devemos usar ferramentas online para colocar a seed. Tudo deve ser feito offline.
E o Exodus, é uma boa wallet? Esse feedback fica para outro tópico.