Bitcoin Forum
March 21, 2026, 05:23:16 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 30.2 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Recuperar acesso a moedas com o BIP39 (Ian Coleman)  (Read 17 times)
joker_josue (OP)
Legendary
*

Activity: 2338
Merit: 6729

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
Today at 08:55:55 AM

Um dia destes, estava a fazer umas experiencias com swaps entre varias moedas, e usava a wallet Coinomi, para gerir o portfolio. Estava tudo a funcionar minimamente bem, até que surgiu algo estranho.

Enviei um plafon para um endereço ETH, a transação foi feita e validada, mas o saldo na wallet não atualizava. Indicava sempre que tinha zero no endereço. Isso significava que não conseguia movimentar esse dinheiro.

Apos algumas pesquisas, descobri que era comum o Coinomi ter falhas na sincronização com o blockchain do Etherium, e que poderia demorar vários dias e várias reiniciações, até conseguir fazer a sincronização. Então, como ter novamente acesso as minhas moedas?

Primeira tentativa
Visto ter a seed da minha wallet, comecei para tentar usar outra wallet ETH. Fui para a famosa MetaMask, consegui restaurar a seed, mas o saldo não apareceu.

Ao analisar, percebi que o MetaMask não estava a usar o mesmo derivation path que o Coinomi, e por isso estava a gerar endereços novos, em vez de ir buscar o que já tinha saldo. Abri varias wallets, mas nunca batia no mesmo derivation path e por isso o MetaMask não era a solução.

Opção Private Key
Então, com mais algumas pesquisas, percebi que a melhor forma de resolver esta questão, era através do Private Key do endereço. Mas, a Coinomi não apresenta essa informação (pelo menos nunca consegui encontrar), apenas a da wallet, o que não estava ajudar.

Então, para obter essa informação, decidi usar a ferramenta BIP39 Tool do Ian Coleman. Mas, por questões de segurança, não deveria usar a versão online desta ferramenta, visto que iria estar a expor a seed da minha wallet (mesmo não tendo intenções de a voltar a usar). De modo a fazer isso, precisava baixar do GitHub a ferramenta, e usar um PC offline para utilizar. Como estou com Windows, decidi usar o Windows Sandbox.

Para quem não sabe, o Windows Sandbox, permite abrir como que uma seção Windows nova, isolada do sistema principal, como fosse uma nova instalação. Depois de entrar no sandbox, fiz o downalod do BIP39 Tool, desconectei da internet, e podia agora começar a usar.

BIP39 (Ian Coleman)
Nunca tinha usado esta ferramenta, para algo tão serio, digamos assim. Mas, ela é relativamente fácil, pois praticamente vai buscar automaticamente toda a informação necessária para apresentar os resultados.

Depois de colocar a seed no respetivo campo BIP39 Mnemonic, fui olhar para o Derivation Path BIP44 onde lista os endereços da wallet.

Usando o derivation path de base, pesquisei os primeiros 200 endereços de 8 wallet diferentes, e nada do endereço que tinha o plafon. Dito assim, parece que demorei muito, mas não. Na ferramenta, é possível logo definir para ver logo 200 endereços, depois foi só fazer "Localizar" para procurar pelo endereço que tinha saldo.

Como a opção BIP44 não estava a funcionar, fui para a opção Derivation Path BIP32. Nesta opção, é possível escolher manualmente o derivation path. Felizmente no Coinomi é possível obter essa informação, o que tornou tudo ainda mais fácil.

Basicamente, defini o derivation path correto, e logo o primeiro endereço da lista era o que tinha saldo. Já tinha o Private Key do endereço.

Recuperar acesso e mover fundos
Com o Private Key consegui abrir uma wallet no MetaMask diretamente para o endereço em questão. Apesar de não estar muito familiarizado como o MetaMask, o processo foi relativamente simples.

Entrei no MetaMask e no menu cliquei em Import Account, escolhi a opção "Private Key" e introduzi a informação relativamente ao endereço pretendido. Feito! Voltei a ter acesso ao meu ETH.

Passo seguinte, era mover essas moedas, para uma nova wallet. Apos mais umas pesquisas por uma carteira que permitisse várias criptos diferentes, encontrei a Exodus Wallet, que é auto custódia e funciona em Windows (não queria extensões em browsers ou no telemovel). Instalei, criei uma wallet e movi o todo o saldo para a nova wallet.

Mais uma aventura, mais uma experiencia. Todo este episodio, mostra a importância de ter sempre acesso as seeds das nossas wallets. Pois, mesmo que algo dê errado com o software que estamos a usar, iremos sempre conseguir recuperar/ter acesso as nossas moedas. Lembra-nos também, que nunca devemos usar ferramentas online para colocar a seed. Tudo deve ser feito offline.

E o Exodus, é uma boa wallet? Esse feedback fica para outro tópico.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
Forsyth Jones
Legendary
*

Activity: 1848
Merit: 2009

I love Bitcoin!

View Profile WWW
Today at 01:58:21 PM

Seu post deixa claro que, somente com a seed de recuperação NÃO É O SUFICIENTE em alguns casos pra ter acesso de volta pra algumas moedas, no seu caso um token da rede ETH (nunca ouvi falar desse 'plafon').

No Bitcoin, é mais fácil e talvez somente a seed phrase seja realmente suficiente, pois a maioria das carteiras usam os mesmos derivation paths, porém o mesmo pode não repetir com outras moedas. Até um certo tempo atrás, as HWs Trezor e Ledger usavam um hdkeypath diferente pra ETH, eu acho que com XMR acontece a mesma coisa, alguém pode me corrigir se eu estiver errado.

Lembra que algumas carteiras antigas, assim que o BIP39 foi introduzido e era novidade, as carteiras lhe pediam pra armazenar o blockheight de quando a carteira foi criada (como a multibit HD)? I.e: blockheight 252644 + seed phrase? Pois naquela época as carteiras escaneavam por transações à partir do bloco tal, que é o bloco de nascimento daquela carteira, principalmente em carteiras SPV ou que baixavam cabeçalhos de blocos baseadas no blockheigth de quando a carteira foi criada, hoje obviamente não precisa mais disso, somente com a seed phrase, em tese, você recupera tudo.

Por isso que é sempre bom guarda além da seed phrase:

- Fingerprint da carteira;
- Derivation path.
- Passphrase (se tiver habilitado).

Supondo que a coinomi não informasse o hdkeypath? Você teria que gastar mais alguns minutos pesquisando, sites como esse informam todos os derivation paths entre as carteiras mais conhecidas: https://walletsrecovery.org/#wallet-types
Eu não sei se ele está atualizado e parece que só tem informações pra BTC.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████████████████████████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███