Mas deixo a pergunta: Essa queda na dificuldade é realmente natural? ou pode ser algo mais preocupante?
É natural e acontece-se sempre que o BTC desvaloriza.
Os grandes mineradores (que são os que impacto na dificuldade), tem maquinas antigas que só operam quando o BTC esta em alta. Quando o BTC começa a descer, eles simplesmente desligam essas maquinas.
Além disso, esta é a melhor face para renovar a mineração. Pois desliga-se as maquinas naturalmente, e por isso a sua substituição não impacta no rendimento da operação.
Deixa o BTC voltar a valorizar, e vais ver esse hash a subir novamente.
Eu acho que o Bitcoin está deixando de ser lucrativo, porque não é de hoje que eu leio que eles estão operando nos limites... foi se o tempo que isso era fonte de renda.
Claro que é lucrativo, mas gradualmente só é para grandes operações.
Ao longo do tempo, a mineração foi deixando de ser lucrativo para alguns mineradores, em especial os que fizeram investimentos mais pequenos ou não evoluíram nesse processo.
Em 2014/2015 deixou de ser lucrativo para quem minerava com GPU.
Em miados de 2019/2020 deixou de ser lucrativo para quem tinha maquinas mais antigas.
Neste momento, ainda é lucrativo para a grande maioria dos mineradores do mercado, porque a maioria deles hoje são grandes cooperativas e empresas.
Algumas são tão grandes, que recebem dinheiro quando as empresas de energia pedem para eles pararem, por dificuldade de fornecimento.