E se com esse ajuste no PQC fossem criar uma forma de distribuir esses bitcoins, queimar ou trancar de vez? Eu sei que já tivemos essas discussão antes em outro tópico, mas é que eu ainda não me sinto confortável em ver alguém tomando posse disso, porque sabemos que quem vai tomar ṕosse dos bitcoins de Satoshi não será um bem aventurado que conseguiu minerar um bloco, por exemplo, não será alguém digno, será simplesmente alguém com dinheiro o suficiente para construir uma maquina mais poderosa que o restante do mundo e tomar a frente. É o dinheiro gerando mais dinheiro para quem não precisa dele e consequentemente desestabilizando algo que até então o mundo já tinha se conformado como "perdido".
Para o Satoshi quem tinha de cuidar da segurança das moedas devia ser o seu detentor e não o ecossistema. Acho que ele chegou a comentar isso...
Se o ecossistema, bloquear as moedas que sabemos serem do Satoshi, passa a cuidar das moedas por alguém. Isso não é algo parecido ao que o sistema bancário tradicional faz? Não é esse sistema que o Bitcoin veio combater?
Na altura, falamos que a ideia de alguns era criar uma forma de bloqueio que os verdadeiros detentores poderia dar tipo prova de vida e resgatar as moedas. Mas, isso não é ter o ecossistema a controlar as moedas, em vez dos seus detentores?
Dai eu não concordar, e achar que o caminho não será criar esse tipo de bloqueio. Novo tipo de endereços irá surgir, com maior segurança, e cabe a cada detentor de moedas a migrar para garantir essa segurança.
O lucro de verdade vai vim de negociações.. não das vendas diretas.. na verdade, nem é preciso vender para lucrar.. é como ter uma arma apontada para o resto do mercado.
Imagina que Satoshi possui 1,1 milhão de moedas (US$ 73 bilhões).. se alguém roubar, o mercado cai 90% e ele fica com US$ 7,3 bilhões em BTC.. quem quer perder US$ 65,7 bilhões?
Aqui entra o outro ponto: quem é que realmente será capaz de ter uma maquina capaz de "roubar" o BTC do Satoshi?
Serão realmente grandes empresas ou eventualmente países. Mas, contamos com os dedos os que tem neste momento capacidade para isso. Temos a Google, Microsoft, Intel, Amazon e IBM, depois empresas 1 ou 2 empresas Chinesas, temos Israel e acho que o Reino Unido. Depois existem outras startups que exploram mais as soluções para a computação quântica, do que realmente construir um computador quântico.
Bem, no fim, quando vamos ver são tudo grandes empresas, ou com financiadores de renome. Vocês acham que algumas dessas empresas, gostariam de ficar associadas ao roubo de milhões?
Ao que tudo indica os primeiros a chegarem lá, será a Google ou a IBM. Vocês acham que eles irão roubar os Bitcoins? Logicamente que não, eles não são doidos.
Podem dizer, mas com o continuar, alguém mal intencionado vai ter essa coragem. Vai... mas, vejo dois caminhos possiveis:
- O mercado gradualmente se prepara mentalmente para isso, e vai acabar por aceitar/ignorar esse facto
- Algum grande grupo, assumo o risco de "roubar" e congelar as moedas, tornando-se o fiel depositário da historia do Bitcoin e da tecnologia
Reparem, uma Google/IBM, tem mais a ganhar em dizer que conseguiram resgatar o BTC do Satoshi, e que irão guardar para sempre essas moedas - destruindo a seed. Do que irem lá "roubar" e tentar vender.