Eu já acho incrível que alguém igual o Satoshi conseguiu a façanha de se manter anônimo durante 17 anos. Mas no meu modo de ver não existe 'crime perfeito', alguns pontos ele com certeza deixou passar. É impossível cobrir tudo.
Sim, não existe "crime perfeito", mas este está lá perto.

Quando olho para esse tempo todo, em conseguir estar anônimo, a meu ver prova claramente que foi feito por uma pessoa. Era impossível ser um grupo de pessoas, e o segredo ficar tanto tempo guardado.
Os pontos que mais me chamaram a atenção foram o fato da ausência dele nas listas de discussão sobre o Bitcoin no período em que o Satoshi ficou mais ativo. O que é intrigante porque ele discutia ativamente sobre o assunto há mais de 10 anos. E logo após Satoshi sumir ele reaparecer falando sobre o Bitcoin.
O fato sobre ser ele a avisar pro Satoshi sobre o bmoney também é estranho porque no texto sobre o Hashcash que o Satoshi havia usado como inspiração havia referência ao bmoney.
Esse pode ser o ponto mais "critico". Mas, já tínhamos de analisar mais fundo a vida pessoal de Adam Back, para perceber o que ele estava a fazer oficialmente. Pode ter sido um período na sua vida, com um novo trabalho/projeto, teve filhos ou até algum problema de saúde. Enfim, as vezes surgem situações na vida, que podiam tirar tempo para "essas brincadeiras" do cyberpunk.
Qualquer das formas, eles interagiram, certo?
Por isso, não houve uma completa inatividade no mesmo período de tempo. Eles interagiram e participaram no debate ao mesmo tempo, mesmo que tenha sido pouco.