Com ETFs e grandes empresas acumulando BTC, vocês acham que o Bitcoin ainda mantém a ideia original de descentralização e liberdade financeira?
Ou ele está virando apenas um ativo institucional, tipo um ouro digital?
Será q isso fortalece o mercado ou pode ser um problema no futuro?
depende.... como os colegas aí já falaram, a nivel de protocolo ele continua da mesma forma como quando foi concebido por Satoshi, mas a nivel de posse, custódia e acesso ao mercado, aí sim eu concordo contigo que ele ficou beeem mais centralizado.
No meu var a ideia original do P2P continua existindo mesmo que muita gente não use mais e ele ainda esteja mais proximo de ser um "ouro digital" para as empresas. Por isso que talvéz uma queda monstruosa talvez fosse boa, fazer essas empresas vender tudo, o mundo inteiro falar mal, um monte de gente chorar, empresas quebrarem, exchanges fechar, gambling previsoes, etf abandonar de vez e o Bitcoin voltar pras mãos dos nerds

A unica coisa que me preocupa é que o preço do Bitcoin está cada vez mais dependente dessas empresas... mesmo que elas não controlam o protocolo do Bitcoin, eles controlam a liquidez, tem influencia regulatória e controlam a forma como muitas pessoas acessam o Bitcoin, isso é ruim.