A Solana vem estando em alta por ser rápida, barata e com bastante uso em DeFi, NFT, pagamentos e principalmente nas memecoins. Pra muita gente, blockchains podem ser mais acessíveis no uso diário, sem taxas altas..
Ainda existem críticas sobre centralização, estabilidade da rede e o excesso de projetos especulativos dentro do sistema.
Voces acham que a Solana tem potencial real pra "competir" com Ethereum no longo prazo ou ela depende muito de hype e de ciclos de mercado?
Eu nunca usei Solana, recentemente estou usando ETH pra movimentar stablecoins como USDC e USDT, eu acho que enquanto as taxas da rede ETH se mantiver relativamente barata e competitiva, ele vai continuar reinando, porém não posso falar de Solana, não tenho conhecimento aprofundado em ETH, quem dirá SOL. Mas ouvi dizer que ela é mais centralizada que o ETH, é verdade?
Também nunca usei Solana de forma mais "aprofundada", mas pelo que acompanho essa critica existe sim. Não quer dizer necessariamente que a rede seja controlada por alguém, mas que ela costuma ser vista como mais centralizada que o Ethereum por causa das exigências técnicas maiores, concentração de stake e foco maior em desempenho...
Acreditro que a proposta da solana seja taxas baixas e velocidade, enquanto o Ethereum tem uma base consolidada mais forte em segurança, descentralização e um bom histórico de mercado.
Pra movimentar stablecoins, se as taxas da ETH continuarem competitivas desse jeito, não vejo motivo para sair dela.

A Solana vem estando em alta por ser rápida, barata e com bastante uso em DeFi, NFT, pagamentos e principalmente nas memecoins. Pra muita gente, blockchains podem ser mais acessíveis no uso diário, sem taxas altas..
Ainda existem críticas sobre centralização, estabilidade da rede e o excesso de projetos especulativos dentro do sistema.
Voces acham que a Solana tem potencial real pra "competir" com Ethereum no longo prazo ou ela depende muito de hype e de ciclos de mercado?
Também nunca utilizei solana. Mas para que ela possa competir com o ETH, que desde sempre é consolidado por todos, precisarão de anos de inovação continua. A não ser que o ETH se acabe. Até lá, solana é só mais uma alt como qualquer outra com um uso um pouco acima de qualquer outra alt.
Rapaz, eu concordo em partes, acho que o Ethereum tem uma vantagem enorme por já estar consolidado, ter mais histórico, mais desenvolvedores e mais confianáa do mercado, coisa que nao se constrói em pouco tempo...
Mas também acho que a Solana não pode ser tratada como uma alt qualquer, porque ela tem muito uso real, principalmente por causa dos benefícios que eu disse acima.
Acho que o ponto também é que competir com Ethereum no longo prazo exige mais do que hype, precisa de muita coisa ainda.