Mês passado eu vi uma entrevista bem legal do CZ, fundador da Binance, onde ele fala que o Bitcointalk teve um papel muito importante nas decisões da vida dele.. acabei esquecendo de trazer o assunto para cá, mas aqui está o trecho da conversa onde ele fala sobre vender seu apartamento para comprar Bitcoin:
— E como isso aconteceu? Porque eu conheço a história de quando você vendeu seu imóvel. Se você quiser compartilhar essa história, quando vendeu a propriedade e comprou tudo em Bitcoin, o que te levou ao ponto de dizer “eu preciso, eu preciso entrar em Bitcoin”?
— Eu comecei a estudar Bitcoin em 2013, certo? E, na época, eu tinha o quê, uns 36, 37 anos. E eu pensei “ok, isso aqui é tecnologia do futuro. Isso é maior do que a internet”. E quando a internet estava surgindo, eu era jovem demais. Então, aos 36, 37 anos, eu não ia deixar essa oportunidade passar. Então eu disse “olha, eu preciso me envolver com isso, com esse novo campo de tecnologia”. Eu não sabia exatamente o que ia fazer primeiro, ainda não sabia o que ia fazer, mas sabia que ia comprar bitcoins primeiro. Então eu vendi minha casa, vendi meu apartamento e comprei Bitcoin. E isso ficou bem claro para mim. Era uma convicção de longo prazo.
— Que valor era esse apartamento? Era um apartamento de 900 mil dólares?
— Sim, era um apartamento de 900 mil dólares.
— E quando você comprou Bitcoin naquela época, qual era o preço médio?
— O preço médio de entrada foi em torno de 600. Eu comprei em parcelas, certo? Então comprei a 800, 600, 400. Isso deu a média.
— Então, se a gente fizer a conta, 900 mil dividido por 600 vezes 81 mil, estamos falando de algo em torno de 121 milhões de dólares, mais ou menos.
— É. Algo assim. Uns 100 milhões.
— Vender um apartamento de 900 mil dólares e isso virar 121 milhões. A pessoa média que está ouvindo isso acha que é loucura. Mas o que te fez dizer “é isso que eu vou fazer”? É uma decisão bem ousada. Um risco enorme.
— Bom, primeiro, eu vi claramente o futuro da tecnologia. Eu não sei exatamente como vai ser, mas eu sei que vai crescer.
— O que te fez dizer isso? Foi algum artigo? Um white paper? Algo que você leu?
— Naquela época havia muito menos material. Eu li o white paper. Havia um fórum chamado bitcointalk.org, onde eu passava muito tempo. Também ir a conferências, conhecer as pessoas, a comunidade, fez uma diferença enorme. E também fazer a primeira transação com Bitcoin. Quando você instala sua própria carteira e percebe “espera aí, isso aqui é uma rede. Eu posso mandar dinheiro para qualquer pessoa, com controle total. Não tem banco envolvido, não tem outras taxas. É instantâneo”. Quando você percebe isso, fica claro que é uma tecnologia do futuro. Não só vendi o apartamento, como também pedi demissão para procurar um novo trabalho nessa indústria. A maioria das pessoas diria que essas duas coisas juntas são um risco altíssimo. Mas, como eu explico no livro, risco não é baseado na ação em si, e sim na sua circunstância individual. Para mim, minha tolerância a risco naquela época era alta, porque eu sabia que, se o Bitcoin fosse a zero, eu conseguiria um emprego. Eu poderia trabalhar em um banco, poderia voltar a trabalhar em Wall Street.
Hoje em dia tem muitas comunidades por ai, seja Twitter, Facebook, grupos no Discord/WhatsApp/Telegram.. mas antigamente o Bitcointalk era o único ponto de encontro da comunidade..
Tem vários outros "famosos" que participavam aqui, incluindo o Vitalik Buterin e o Mark Karpelès da Mt. Gox, por exemplo..
Alguém sabe qual é a conta do CZ aqui no fórum? ou será que ele só acompanhava sem postar nada?
Quem quiser ver a conversa completa:
https://youtu.be/Nu2qmRxwH4M?t=1309