Bitcoin Forum
June 03, 2026, 10:30:41 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 31.0 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Fundador da Binance revela que passou muito tempo no Bitcointalk  (Read 100 times)
sabotag3x (OP)
Legendary
*

Activity: 3164
Merit: 3267

♻️ DEX.fo

View Profile
June 01, 2026, 03:05:43 PM
Merited by TryNinja (2), bitmover (2), joker_josue (2), Forsyth Jones (1)

Mês passado eu vi uma entrevista bem legal do CZ, fundador da Binance, onde ele fala que o Bitcointalk teve um papel muito importante nas decisões da vida dele.. acabei esquecendo de trazer o assunto para cá, mas aqui está o trecho da conversa onde ele fala sobre vender seu apartamento para comprar Bitcoin:

— E como isso aconteceu? Porque eu conheço a história de quando você vendeu seu imóvel. Se você quiser compartilhar essa história, quando vendeu a propriedade e comprou tudo em Bitcoin, o que te levou ao ponto de dizer “eu preciso, eu preciso entrar em Bitcoin”?

— Eu comecei a estudar Bitcoin em 2013, certo? E, na época, eu tinha o quê, uns 36, 37 anos. E eu pensei “ok, isso aqui é tecnologia do futuro. Isso é maior do que a internet”. E quando a internet estava surgindo, eu era jovem demais. Então, aos 36, 37 anos, eu não ia deixar essa oportunidade passar. Então eu disse “olha, eu preciso me envolver com isso, com esse novo campo de tecnologia”. Eu não sabia exatamente o que ia fazer primeiro, ainda não sabia o que ia fazer, mas sabia que ia comprar bitcoins primeiro. Então eu vendi minha casa, vendi meu apartamento e comprei Bitcoin. E isso ficou bem claro para mim. Era uma convicção de longo prazo.

— Que valor era esse apartamento? Era um apartamento de 900 mil dólares?

— Sim, era um apartamento de 900 mil dólares.

— E quando você comprou Bitcoin naquela época, qual era o preço médio?

— O preço médio de entrada foi em torno de 600. Eu comprei em parcelas, certo? Então comprei a 800, 600, 400. Isso deu a média.

— Então, se a gente fizer a conta, 900 mil dividido por 600 vezes 81 mil, estamos falando de algo em torno de 121 milhões de dólares, mais ou menos.

— É. Algo assim. Uns 100 milhões.

— Vender um apartamento de 900 mil dólares e isso virar 121 milhões. A pessoa média que está ouvindo isso acha que é loucura. Mas o que te fez dizer “é isso que eu vou fazer”? É uma decisão bem ousada. Um risco enorme.

— Bom, primeiro, eu vi claramente o futuro da tecnologia. Eu não sei exatamente como vai ser, mas eu sei que vai crescer.

— O que te fez dizer isso? Foi algum artigo? Um white paper? Algo que você leu?

— Naquela época havia muito menos material. Eu li o white paper. Havia um fórum chamado bitcointalk.org, onde eu passava muito tempo. Também ir a conferências, conhecer as pessoas, a comunidade, fez uma diferença enorme. E também fazer a primeira transação com Bitcoin. Quando você instala sua própria carteira e percebe “espera aí, isso aqui é uma rede. Eu posso mandar dinheiro para qualquer pessoa, com controle total. Não tem banco envolvido, não tem outras taxas. É instantâneo”. Quando você percebe isso, fica claro que é uma tecnologia do futuro. Não só vendi o apartamento, como também pedi demissão para procurar um novo trabalho nessa indústria. A maioria das pessoas diria que essas duas coisas juntas são um risco altíssimo. Mas, como eu explico no livro, risco não é baseado na ação em si, e sim na sua circunstância individual. Para mim, minha tolerância a risco naquela época era alta, porque eu sabia que, se o Bitcoin fosse a zero, eu conseguiria um emprego. Eu poderia trabalhar em um banco, poderia voltar a trabalhar em Wall Street.

Hoje em dia tem muitas comunidades por ai, seja Twitter, Facebook, grupos no Discord/WhatsApp/Telegram.. mas antigamente o Bitcointalk era o único ponto de encontro da comunidade..

Tem vários outros "famosos" que participavam aqui, incluindo o Vitalik Buterin e o Mark Karpelès da Mt. Gox, por exemplo..

Alguém sabe qual é a conta do CZ aqui no fórum? ou será que ele só acompanhava sem postar nada?

Quem quiser ver a conversa completa: https://youtu.be/Nu2qmRxwH4M?t=1309

▄▄████████████████████▄▄
▄███████▀▀██████▀▀███████▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██▄▄█████████████▄▄██████
██▀▀██████████████████▄▄██
██████▀▀██████████████▀▀██
██████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀███████▄▄██████▄▄███████▀
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
pandakitty
Newbie
*

Activity: 29
Merit: 48

View Profile
June 01, 2026, 05:01:42 PM
Merited by Forsyth Jones (2), sabotag3x (1), joker_josue (1)

Alguém sabe qual é a conta do CZ aqui no fórum? ou será que ele só acompanhava sem postar nada?
Essa deve ser a conta dele: cpzhao

Encontrei pesquisando o nome Changpeng Zhao na ferramenta de busca BitList e entrando nesse post onde ele se apresenta.

Many thanks, MX!

I am Changpeng Zhao, CTO and Partner at OKCoin.com, the former Blockchain.info Head of Development mentioned in the above thread, here responding to your inquiry.

To add my 0.02BTC, we focus on execution.  In addition to our superior customer service, etc, we have a few things others don't have.

OKCoin is the first and (so far) only major Chinese bitcoin exchanges to roll out an International Site.  BTCChina's Bobby Lee recently said on Coindesk "We [BTCChina] have some intent to try that, but we’re not launching a full-fledged international expansion, so that’s sort of the situation right now."

OKCoin is the first Chinese bitcoin exchange to implement algorithmic trading.  Others have followed to some extent, but they have less strategies/algos than we do.  For example, no one has Icebergs, TWAPs yet.

OKCoin is the first (and probably still the only) major bitcoin exchange to release mobile Apps on iPhone and Android that support touch-to-trade, as well as Candlestick charts, price alerts, etc.  No one else have that.

OKCoin is the first (and probably still the only) major bitcoin exchange to release bitcoin Futures.  Now if you are a miner, or a merchant accepting bitcoins and don't want to deal with volatility (the single biggest complaint about bitcoin), you can lock in your bitcoin earnings with futures.  We just added a 3 months Futures based on user demand.  No one else have this.

Lastly on the volume, a few of our competitors mistakenly thought our volumes are fake, which is great for us actually.  Their wishful thinking and denial is to our advantage.  Unfortunately, they said a few things publicly, which hurts our image a bit in the short term.  But over time, truth prevails.  When our competitors finally realized our volumes always were real, they probably said "oh, sh..."

Back to work.
Pumared
Hero Member

Activity: 2030
Merit: 729

View Profile
June 01, 2026, 05:16:32 PM

Encontrei pesquisando o nome Changpeng Zhao na ferramenta de busca BitList e entrando nesse post onde ele se apresenta.

Many thanks, MX!

I am Changpeng Zhao, CTO and Partner at OKCoin.com

Boaaa! Então aparentemente ele era mais off do que um membro mais ativo, assim como a grande maioria. Mas não sabia que ele vinha de outras exchanges. Achei que ele já havia começado na Binance desde o inicio.
sabotag3x (OP)
Legendary
*

♻️ DEX.fo

View Profile
June 01, 2026, 05:17:38 PM

Parece ser essa mesmo.. nos outros posts ele fala sobre a blockchain.com, onde ele trabalhava na época (li aqui que foi co-fundador, não sabia).. pensei que teria mais posts Roll Eyes

edit:
Boaaa! Então aparentemente ele era mais off do que um membro mais ativo, assim como a grande maioria. Mas não sabia que ele vinha de outras exchanges. Achei que ele já havia começado na Binance desde o inicio.

Esses tempos teve uma treta grande entre ele e a galera da OKX depois da publicação desse livro autobiográfico que ele cita na conversa.. mas não lembro os detalhes, mas meteram até a mulher dele na história.. pode ver nesses tuítes:

Eu não tinha nenhuma intenção de revisitar essas velhas questões envolvendo CZ da época em que eu era mais jovem. Mas, já que fui arrastado novamente para isso por causa do livro, vamos restabelecer os fatos.

Durante o período dele na OKCoin, provas de falsificação de contratos já haviam sido tornadas públicas na internet há 12 anos. O vídeo no YouTube divulgado na época ainda está disponível.

Depois de passar quatro meses na prisão, ele continua a fazer declarações falsas ao mundo. Tudo o que posso dizer é: um mentiroso habitual nunca muda sua natureza.

Essas falsidades incluem sua história de entrada e saída da OKCoin, a disputa contratual com Roger Ver, se ele manipulou pessoalmente o mercado, se atuou como informante contra Justin Sun durante a investigação e até mesmo seu estado civil atual, entre outras.

Relendo aqui, parece uma treta com o Bitcoin.com.. o vídeo ali deve mostrar um contrato (falso?) bem antigo entre a OKX e o site do Roger Ver.

▄▄████████████████████▄▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
marrcelo
Member
**

Activity: 70
Merit: 13

View Profile
June 01, 2026, 08:56:29 PM

Nos primeiros anos, o Bitcointalk era um dos principais lugares para discutir Bitcoin e novos projetos de criptomoedas.
Antes de o mercado de criptomoedas se tornar popular.
Forsyth Jones
Legendary
*

Activity: 1918
Merit: 2098

I love Bitcoin!

View Profile WWW
June 01, 2026, 10:35:16 PM

-
Que da hooooraa mano, às vezes eu fico pensando nisso, será que essas figuras famosas tanto do passado quanto de agora, já passou pelo bitcointalk, o CZ foi um desses casos, fez um post ou outro, mas não ficou ativo (afinal, ele tinha coisas muito importantes pra fazer, como ficando rico no processo kkkkkkk).

Acho que no dia que eu ficar ryco, posso me relevar quem eu sou tbm. (Será  Roll Eyes )

Hoje em dia tem muitas comunidades por ai, seja Twitter, Facebook, grupos no Discord/WhatsApp/Telegram.. mas antigamente o Bitcointalk era o único ponto de encontro da comunidade..
Tirando bitcointalk (e o altt), acho que nem vale mais apena acompanhar essas comunidades, o Facebook já foi muito forte, hoje em dia a maioria sumiu. Ás vezes posto alguma coisa lá no discord e acompanho um pouco, mas muitas discussões irrelevantes pra mim.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
.
.Duelbits PREDICT..
█████████████████████████
███████████▀▀░░░░▀▀██████
██████████░░▄████▄░░████
█████████░░████████░░████
█████████░░████████░░████
█████████▄▀██████▀▄████
████████▀▀░░░▀▀▀▀░░▄█████
██████▀░░░░██▄▄▄▄████████
████▀░░░░▄███████████████
█████▄▄█████████████████
.
.WHERE EVERYTHING IS A MARKET..
█████
██
██

██
██
██████
Will Bitcoin hit $200,000
before January 1st 2027?

No @1.15         Yes @6.00    
█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2408
Merit: 7078

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
June 02, 2026, 05:34:59 PM

É interessante ele dizer isso e ainda se lembra do fórum.

Acho que não existe nenhuma pessoa de destaque no mundo cripto, que não tenha tido uma conta no fórum.

Eu até diria que o Saylor deve ter uma conta aqui. Ele é que não deve dizer nada, para permanecer anónimo.
O CZ talvez só fala abertamente sobre o tema, porque é público qual é o seu user aqui no fórum, já não dá para esconder.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
bitmover
Legendary
*

Activity: 3052
Merit: 7465

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
Today at 01:02:06 AM

Tem vários outros "famosos" que participavam aqui, incluindo o Vitalik Buterin e o Mark Karpelès da Mt. Gox, por exemplo..

Quem quiser ver a conversa completa: https://youtu.be/Nu2qmRxwH4M?t=1309

Outros tempos ne. O forum mudou demais. Agora a maioria sao pessoas como nos que ficam apenas falando o básico por aí com assinaturas e participando de campanhas. Em 2013 o contexto era muito diferente... pessoas atras de uma tecnologia disruptiva tentando entender.

— Eu comecei a estudar Bitcoin em 2013, certo? E, na época, eu tinha o quê, uns 36, 37 anos. E eu pensei “ok, isso aqui é tecnologia do futuro. Isso é maior do que a internet”. E quando a internet estava surgindo, eu era jovem demais. Então, aos 36, 37 anos, eu não ia deixar essa oportunidade passar. Então eu disse “olha, eu preciso me envolver com isso, com esse novo campo de tecnologia”. Eu não sabia exatamente o que ia fazer primeiro,

Inspiradora essa parte.

▄▄████████████████████▄▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
sabotag3x (OP)
Legendary
*

♻️ DEX.fo

View Profile
Today at 03:58:50 AM

— Eu comecei a estudar Bitcoin em 2013, certo? E, na época, eu tinha o quê, uns 36, 37 anos. E eu pensei “ok, isso aqui é tecnologia do futuro. Isso é maior do que a internet”. E quando a internet estava surgindo, eu era jovem demais. Então, aos 36, 37 anos, eu não ia deixar essa oportunidade passar. Então eu disse “olha, eu preciso me envolver com isso, com esse novo campo de tecnologia”. Eu não sabia exatamente o que ia fazer primeiro,

Inspiradora essa parte.

Acho que a galera mais nova, ou que perdeu o início das criptomoedas, está com esse mesmo pensamento com IA..

O problema é achar algo rentável.. e lá pra cima já tem muita empresa gigante (apesar que já tinha muita exchange cripto por ai quando a Binance surgiu) e mesmo assim quase todas estão no negativo até então, só a Nvidia se salva:

Fonte: https://isaiprofitable.com/

▄▄████████████████████▄▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
TryNinja
Legendary
*

Activity: 3584
Merit: 10442

@ List of no-KYC websites: https://bitlist.co

View Profile WWW
Today at 04:19:12 AM

O problema é achar algo rentável.. e lá pra cima já tem muita empresa gigante (apesar que já tinha muita exchange cripto por ai quando a Binance surgiu) e mesmo assim quase todas estão no negativo até então, só a Nvidia se salva:
Na corrida do ouro, vence quem vende a pá. Cheesy

Todo mundo queimando dinheiro infinito na promessa do lucro futuro, sendo que assim que o subsidio acabar... a música para.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
bitmover
Legendary
*

Activity: 3052
Merit: 7465

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
Today at 06:32:03 AM

Todas as pessoas que voce mencionou, famoso que usaram aqui, nao estavam procurando algo rentável para sugar. Estavam procurando criar algo rentável.

▄▄████████████████████▄▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2408
Merit: 7078

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
Today at 07:24:36 PM

Todas as pessoas que voce mencionou, famoso que usaram aqui, nao estavam procurando algo rentável para sugar. Estavam procurando criar algo rentável.

Acho que a maioria das pessoas começou, nem pensou muito na parte rentável.

A ideia de criar algo novo, diferente, inovador e disruptivo, foi o maior motor de toda a evolução do ecossistema Bitcoin (nos seus primeiros 3-4 anos).
Isso quase terminou, desde que o foco se virou para o rentável.

Alias, eu diria que hoje em dia, parece que existe menos criatividade e criação do que antes. Talvez a generalização do IA, possa ser outro marco semelhante ao Bitcoin, mesmo assim, acho que não tem o elemento disruptivo e diferenciador que o Bitcoin teve.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████