Para já esse é apenas um documento de analise/trabalho. Ainda nem é uma proposta, é um estudo de como pode entrar mais dinheiro no cofre da comissão europeia. Como o @alexrossi comentou, a UE continua só a fazer porcaria e por a Europa parada no tempo.
Esse documento, basicamente aponta para que as exchanges e afins, que estão regulamentadas, terão de cobrar uma taxa de 0.1% sobre eventualmente todas as transações realizadas.
O que significa, que por cada 1000€ transacionados na plataforma, a pessoa pagaria 1€ em taxas.
Que loucura. Deve ser difícil passar.
Achas mesmo que é difícil passar? Eu não.
Pode não ser exatamente como o documento descreve, pois é apenas um esboço. Mas se o tema já esta em cima da mesa, eles vão encontrar um formula para criar algum tipo de taxa adicional.
Agora, o documento também deixa claro, que este tipo de taxa, pode levar as pessoas a deixarem de usar exchanges europeias ou a fazer movimentos fora do mercado "regulado".
Por isso analise será muito cuidada e provavelmente não será construída na forma como esta a ser esboçada. Mas, vai sair alguma taxa, isso eu não tenho duvidas. Resta saber em que moldes, se realmente os mencionados no esboço ou de outra forma qualquer.