Bitcoin Forum
June 06, 2026, 04:11:26 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 31.0 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: O apocalipse na moeda de privacidade Zcash  (Read 41 times)
pandakitty (OP)
Jr. Member
*

Activity: 31
Merit: 56

View Profile
June 05, 2026, 02:04:02 AM
Last edit: June 05, 2026, 03:31:13 PM by pandakitty
Merited by TryNinja (2), sabotag3x (1), non fungible anxiety (1)

Hoje é um dos dias mais interessantes do mundo das criptomoedas

A moeda de privacidade ZCASH ($ZEC), concorrente da MONERO ($XMR), cai mais de 30% depois que o seu criador revelou a descoberta de uma vulnerabilidade que permitia a criação ilimitada da moeda de forma privada e sem provas. A vulnerabilidade foi descoberta depois que um pesquisador pediu para um agente de inteligência artificial do Claude para encontrar vulnerabilidades que permitissem a inflação ou o gasto duplo de moedas da rede.

E o que a inteligência artificial encontrou foi assustador: A possibilidade de criar $ZEC livremente, desde 2022, sem conseguir saber ou provar se essa vulnerabilidade foi aproveitada por outras pessoas. Quantas moedas tem em circulação? Ninguém sabe, e agora paira no ar o risco de que existem bilhões de moedas ilegais guardadas em carteiras desconhecidas, sem qualquer meio de identificar as falsificações

Para quem se interessou e quer saber mais da história, o criador publicou um artigo completo detalhando o evento: https://x.com/zooko/status/2062644925590900980

Imagine se descobríssemos que podem ter mais do que 21 milhões de Bitcoins e não podemos fazer nada sobre isso ou saber quantas moedas a mais tem? Esse é o apocalipse de qualquer criptomoeda.
sabotag3x
Legendary
*

Activity: 3164
Merit: 3279

♻️ DEX.fo

View Profile
June 05, 2026, 03:14:00 PM

Fazia tempo que eu não via uma queda diária desse tamanho entre as moedas mais famosas do mercado..

Talvez isso explique porque o Satoshi construiu o Bitcoin com tudo transparente..

Pelo que eu entendi do anúncio, eles até podem atualizar a rede para conferir se o bug foi explorado ou não, mas isso terá consequência na privacidade dos usuários.. é isso?

▄▄████████████████████▄▄
▄███████▀▀██████▀▀███████▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██▄▄█████████████▄▄██████
██▀▀██████████████████▄▄██
██████▀▀██████████████▀▀██
██████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀███████▄▄██████▄▄███████▀
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
TryNinja
Legendary
*

Activity: 3584
Merit: 10453

@ List of no-KYC websites: https://bitlist.co

View Profile WWW
June 05, 2026, 03:29:19 PM

Isso é um absurdo Shocked

Pelo que eu pesquisei, vão fazer um upgrade na rede para identificar se o bug foi exploitado. Se não foi, é possível que a moeda recupere um pouco.

Pelo que eu entendi do anúncio, eles até podem atualizar a rede para conferir se o bug foi explorado ou não, mas isso terá consequência na privacidade dos usuários.. é isso?
Não sei como isso vai afetar a questão da privacidade, essa é uma moeda que eu não entendo nada sobre seu funcionamento (sempre fui do #teamXMR).

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
non fungible anxiety
Member
**

Activity: 458
Merit: 66

View Profile
June 05, 2026, 04:00:02 PM

Suspeito que não será o único apocalipse que veremos.
pandakitty (OP)
Jr. Member
*

Activity: 31
Merit: 56

View Profile
June 05, 2026, 04:55:52 PM
Merited by sabotag3x (1)

Fazia tempo que eu não via uma queda diária desse tamanho entre as moedas mais famosas do mercado..

Talvez isso explique porque o Satoshi construiu o Bitcoin com tudo transparente..

Usuários com fundos no Orchard antigo vão precisar mover suas moedas para uma nova pool. Nessa saída forçada, acontecerá uma diminuição temporária do "anonymity set" da pool pois todos terão que retirar e colocar saldo novamente, criando padrões observáveis de migração (timing, volumes etc). Se você conhece o Tornado Cash, pode fazer um paralelo com esse processo de embaralhar vários depósitos em uma pool anônima e conjunta para depois enviar uma transação diretamente dele. É como retirar em massa dele e depositar em um novo.
Pages: [1]
  Print  

Jump to: