gente, eu nunca fui fã de ETH, mas fiquei "com dó" de ver ninguém defendendo ele aqui

Falando sério, o Ethereum foi anunciado aqui em 2014/2015 (to certo?), então seja por mal ou bem a historia dele tá muito vinculada com o bitcointalk, ele faz parte da cultura cripto de muitos aqui e a sacada deles em transformar a blockchain em uma "plataforma que aceita programação" abriu muitas possibilidades, os smart-contracts sugiram na ethereum e mesmo que teve muita piramide e projeto lixo, foi eles que abriram a porta pra tantas outras blockchains descentralizadas realmente uteis envolvendo cripto.
Acho que o problema do Ethereum foi a mudança pro POS em 2022.
É um ótimo projeto.. o problema é que ele é um "petróleo digital" (assim com o Bitcoin é um "ouro digital")
E nesse mundo digital tem muitas outras alternativas para esse petróleo que permitem transferências mais baratas.. para quem faz uma transação ou outra transação simples está barato, mas tem funções em contratos inteligentes que consomem mais espaço e outras pessoas que fazem milhares por dia.
Outro dia vi uma análise dizendo que as próprias atualizações do Ethereum estão indo contra o preço.. isso porque diminui as taxas, mas menos ETH são queimados, o que mata aquela narrativa de que a oferta cai com o tempo.
Vamos ver o que acontece no futuro com a tokenização.. mas acho mais fácil esses grandes bancos/etc trabalharem com suas próprias blockchains do que usarem uma solução pronta.. para quem acredita no ETH é um ótimo momento para comprar.