Os 55%, aí não te questiono, de fato isso é bem ruim, eu só queria saber de onde é que tu tirou que isso é "contra um princípio de Satoshi"?
Para o Satoshi a comunidade devia ser voluntária as mudanças e aceitar como um todo. A regra de 95% foi criada pela comunidade, não por Satoshi, para dar maior garantias que assim seja, em 2013 se não me engano.
Basicamente o que o Satoshi dizia, é que a maioria dos utilizadores (nós) tinha de usar o novo software com a mudança na altura do bloco X, caso contrário a mudança não acontecia. Caso a maioria não usasse essa mudança ela não entraria em vigor.
Por isso normalmente uma mudança só entra em vigor se 95% do hash da rede aceitar, para evitar problemas de fork.
O que o bip110 veio dizer é que basta 55% para entrar em vigor, com um espaço de um ano para isso acontecer.
Mas, se a maioria dos nodes não aceitar a mudança, mesmo que os mineradores queiram implementar não vão conseguir.
É um pouco semelhante ao que aconteceu quando foi a implementação do Segwit.
Concordo que o Ordinals são um ponto negativo. Mas a forma como querem resolver, não resolve, apenas minimiza o seu impacto. Desmotiva? Não sei.
Como o bitmover disse, há um ano que estamos com taxas no mínimo histórico. O que impede alguém enviar um jpg para a rede em 1000 transações? Nada, é barato e cumpre o objetivo. Mais dificuldade técnica? Talvez, mas com o IA isso é feito em minutos.