Bitcoin Forum
June 18, 2026, 10:44:02 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 31.0 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Bip110 - A polémica  (Read 81 times)
joker_josue (OP)
Legendary
*

Activity: 2422
Merit: 7157

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
June 17, 2026, 12:31:33 PM
Merited by sabotag3x (1)

Vocês certamente já viram a polémica que está a ser gerada pelo BIP110, que será implementado pelo Knots dentro de 1-2 meses

Detalhes sobre este BIP: https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0110.mediawiki

Para não tentar influenciar opiniões, não vou aqui tentar detalhar os objectivos e implicações técnicas envolvidas.
Mas, gostava de saber a vossa opinião sobre o tema. Podemos debater um pouco o mesmo, de forma respeitosa entre todos.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
bitmover
Legendary
*

Activity: 3066
Merit: 7517

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
June 17, 2026, 08:59:17 PM

A comunidade esta contra.

Sera um fork igual o bch, para ganharmos moedas novas.

Em torno de 52 dias acontecerá o fork. Tenho que ver como vender essas moedas e aumentar meus btc
https://jlopp.github.io/knotzi-death-march/

Temos que ver quais carteiras terão suporte, principalmente alguma ledger/trezor ou alguma que se conecte a ela com seguranca. (Electrum knots?)

E onde vender

▄▄████████████████████▄▄
▄███████▀▀██████▀▀███████▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██▄▄█████████████▄▄██████
██▀▀██████████████████▄▄██
██████▀▀██████████████▀▀██
██████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀███████▄▄██████▄▄███████▀
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
alegotardo
Legendary
*

Activity: 3178
Merit: 1730

☢️ alegotardo™

View Profile WWW
Today at 01:04:53 AM

Vocês certamente já viram a polémica que está a ser gerada pelo BIP110, que será implementado pelo Knots dentro de 1-2 meses

Detalhes sobre este BIP: https://github.com/bitcoin/bips/blob/master/bip-0110.mediawiki

Para não tentar influenciar opiniões, não vou aqui tentar detalhar os objectivos e implicações técnicas envolvidas.
Mas, gostava de saber a vossa opinião sobre o tema. Podemos debater um pouco o mesmo, de forma respeitosa entre todos.

Gostei, não sei porque a comunidade está contra... pra mim esse é o caminho para fazer o Bitcoin servir novamente para aquilo que realmente foi criado: "dinheiro eletrônico p2p", então tem o meu apoio para eliminar essas M**** de Odinals e Runes para uma outra rede já que eles não quiseram fazer isso antes.... vocês acham que a rede principal será a que mantém tudo como está? Eu tenho certeza do fork, mas estou mais pro lado de que a principal será a que mantém o PIB-110 ativo.

Em torno de 52 dias acontecerá o fork. Tenho que ver como vender essas moedas e aumentar meus btc
Com certeza que eu também vou aproveitar da mesma forma que tu falou, porque assim como foi com o BCH, essa vai ser a única vantagem que vou tirar do fork.

Problemas.... acho que isso não vai durar mais do que um ano, e depois disso volta o congestionamento.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
.
.Duelbits PREDICT..
█████████████████████████
███████████▀▀░░░░▀▀██████
██████████░░▄████▄░░████
█████████░░████████░░████
█████████▄▀██████▀▄████
████████▀▀░░░▀▀▀▀░░▄█████
██████▀░░░░██▄▄▄▄████████
████▀░░░░▄███████████████
█████▄▄█████████████████
.
.WHERE EVERYTHING IS A MARKET..
█████
██
██

██
██
██████
Will Bitcoin hit $200,000
before January 1st 2027?

No @1.15         Yes @6.00    
█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
joker_josue (OP)
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
Today at 06:51:50 AM
Merited by alegotardo (1)

Gostei, não sei porque a comunidade está contra... pra mim esse é o caminho para fazer o Bitcoin servir novamente para aquilo que realmente foi criado: "dinheiro eletrônico p2p", então tem o meu apoio para eliminar essas M**** de Odinals e Runes para uma outra rede já que eles não quiseram fazer isso antes.... vocês acham que a rede principal será a que mantém tudo como está? Eu tenho certeza do fork, mas estou mais pro lado de que a principal será a que mantém o PIB-110 ativo.
~~
Problemas.... acho que isso não vai durar mais do que um ano, e depois disso volta o congestionamento.

O problema é que esse bip110 não vai resolver o problema dos Ordinals e afins.
Quem quiser registar essas coisas do blockchain consegue o fazer, apenas muda o método de o fazer.

Porque o que agora fazem com uma transacção, passam a fazer com 1000. Pode parecer mais caro, mas depende como estão as taxas da rede. Se continuarem baixas como agora, isso seria relativamente barato. Além disso, essa malta já provou estar disponível para gastar algumas centenas de dólares, para registar essas coisas.

Por isso, este bip110, só vem iludir a resolução de do problema.

Além disso, a forma que está a tentar ser implementado é contra os princípios do Satoshi. Ele sempre definio que uma atualização devia ter no mínimo 95% de apoio da rede, e o que foi definido para este bip entra, com apenas 55%. Ou seja a probabilidade de hard fork é real.

Para não falar, do risco de canais LN ficarem bloqueados ou outros projectos legítimos deixarem de funcionar.

No final, sou da opinião que o Core vai manter-se como principal.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
marrcelo
Member
**

Activity: 84
Merit: 15

View Profile
Today at 11:04:01 AM

Já existe ethereum e altcoins para nft e memecois Eu sei que o Bitcoin é maior que isso não foi feito para isso o bitcoin tem que continuar descentralizado e privado seguro e dinheiro eletrônico.
joker_josue (OP)
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
Today at 11:33:19 AM

Já existe ethereum e altcoins para nft e memecois Eu sei que o Bitcoin é maior que isso não foi feito para isso o bitcoin tem que continuar descentralizado e privado seguro e dinheiro eletrônico.

Não foi feito só para isso, mas foi pensado para ser mais do que simples moeda.
O próprio Satoshi falou isso:
The design supports a tremendous variety of possible transaction types that I designed years ago.  Escrow transactions, bonded contracts, third party arbitration, multi-party signature, etc.  If Bitcoin catches on in a big way, these are things we'll want to explore in the future, but they all had to be designed at the beginning to make sure they would be possible later.

O ponto foi, que para tornares o Bitcoin um verdadeiro ecossistema financeiro, precisaste de criar mecanismos, que apesar de seguros, acabaram por abrir a porta à esse tipo de coisas.

Visto que o sistema, é descentralizado e privado, para o sistema é indiferente o conteúdo da transação, seja apenas sats, fechar/abrir canal LN, contrato inteligente ou um NFT. Se comprir as regras, para o sistema é tudo igual.

O que se tem de criar é uma motivação para levar essas coisas para o Layer2. Não criar uma regra arbitrária e limitadora do ecossistema.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
alegotardo
Legendary
*

Merit: 1730

☢️ alegotardo™

View Profile WWW
Today at 01:02:10 PM

Poxa, o @joker_josue começou o OP mansinho e agora metralha nas opiniões Tongue

Concordo contigo, não vai resolver 100% com os Ordinals e outros spam, mas dizer que "não reoslve nada" já é uma afirmação bem exagerada, se cortar as formas diretas o custo pra eles vai subir, a complexidade técnica vai aumentar e de uma forma ou de outra vai tirar o incentivo de continuarem na blockchain do Bitcoin.
Os 55%, aí não te questiono, de fato isso é bem ruim, eu só queria saber de onde é que tu tirou que isso é "contra um princípio de Satoshi"?

Enfim, teu post me fez ponderar... a necessidade de limpar o spam é urgente mesmo, mas dado ao risco que o Knots tá propondo, principalmente a parte do consenso, não sei se compensa.

███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
.
.Duelbits PREDICT..
███████████▀▀░░░░▀▀██████
██████████░░▄████▄░░████
█████████▄▀██████▀▄████
████████▀▀░░░▀▀▀▀░░▄█████
██████▀░░░░██▄▄▄▄████████
████▀░░░░▄███████████████
█████▄▄█████████████████
.
.WHERE EVERYTHING IS A MARKET..
█████
██
██

██
██
██████
Will Bitcoin hit $200,000
before January 1st 2027?

No @1.15         Yes @6.00    
█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
bitmover
Legendary
*

Activity: 3066
Merit: 7517

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
Today at 01:50:28 PM
Last edit: Today at 05:12:29 PM by bitmover
Merited by joker_josue (1)

Esse discurso sempre foi usado para propostas ruins e golpes para enriquecer um grupo pequeno de pessoas.
.
O objetivo do bitcoin é fazer um dinheiro descentralizada,  resistente a censura, p2p e com proteção contra a inflação.
Ele é assim hoje.

Descaracterizar ele, censurando transacoes, ou centralizando,  para baixar taxas, é mais perda do que ganho.

Com certeza que eu também vou aproveitar da mesma forma que tu falou, porque assim como foi com o BCH, essa vai ser a única vantagem que vou tirar do fork.

A rede ta com taxas zeradas ha mais de ano ja...

▄▄████████████████████▄▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
joker_josue (OP)
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
Today at 03:35:26 PM

Os 55%, aí não te questiono, de fato isso é bem ruim, eu só queria saber de onde é que tu tirou que isso é "contra um princípio de Satoshi"?

Para o Satoshi a comunidade devia ser voluntária as mudanças e aceitar como um todo. A regra de 95% foi criada pela comunidade, não por Satoshi, para dar maior garantias que assim seja, em 2013 se não me engano.

Basicamente o que o Satoshi dizia, é que a maioria dos utilizadores (nós) tinha de usar o novo software com a mudança na altura do bloco X, caso contrário a mudança não acontecia. Caso a maioria não usasse essa mudança ela não entraria em vigor.

Por isso normalmente uma mudança só entra em vigor se 95% do hash da rede aceitar, para evitar problemas de fork.
O que o bip110 veio dizer é que basta 55% para entrar em vigor, com um espaço de um ano para isso acontecer.

Mas, se a maioria dos nodes não aceitar a mudança, mesmo que os mineradores queiram implementar não vão conseguir.
É um pouco semelhante ao que aconteceu quando foi a implementação do Segwit.

Concordo que o Ordinals são um ponto negativo. Mas a forma como querem resolver, não resolve, apenas minimiza o seu impacto. Desmotiva? Não sei.

Como o bitmover disse, há um ano que estamos com taxas no mínimo histórico. O que impede alguém enviar um jpg para a rede em 1000 transações? Nada, é barato e cumpre o objetivo. Mais dificuldade técnica? Talvez, mas com o IA isso é feito em minutos.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
sabotag3x
Legendary
*

Merit: 3316

♻️ DEX.fo

View Profile
Today at 03:44:14 PM

O que se tem de criar é uma motivação para levar essas coisas para o Layer2. Não criar uma regra arbitrária e limitadora do ecossistema.

O problema é que já existem milhares de redes que são muito mais amigáveis para essas porcarias.. mas os caras insistem em usar o Bitcoin para isso, é como se preferissem usar uma bicicleta com rodas quadradas.. e aí podem criar mil tipos novos de bloqueios, mas nunca vão parar esses caras já que nenhum é 100% eficiente.

Para o Satoshi a comunidade devia ser voluntária as mudanças e aceitar como um todo. A regra de 95% foi criada pela comunidade, não por Satoshi, para dar maior garantias que assim seja, em 2013 se não me engano.

Basicamente o que o Satoshi dizia, é que a maioria dos utilizadores (nós) tinha de usar o novo software com a mudança na altura do bloco X, caso contrário a mudança não acontecia. Caso a maioria não usasse essa mudança ela não entraria em vigor.

Por isso normalmente uma mudança só entra em vigor se 95% do hash da rede aceitar, para evitar problemas de fork.
O que o bip110 veio dizer é que basta 55% para entrar em vigor, com um espaço de um ano para isso acontecer.

Eu duvido muito que o aumento do OP_RETURN feito pelo Core teve aprovação de 95% da rede, por exemplo.. Vejo que basicamente os desenvolvedores fazem o que querem.

Bom ver esse fork.. como diz o Adam Back "fork-off and find out" (https://x.com/adam3us/status/2064281470823276548).. no fim, não vai mudar nada na vida de ninguém.

▄▄████████████████████▄▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
joker_josue (OP)
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
Today at 04:11:28 PM

Eu duvido muito que o aumento do OP_RETURN feito pelo Core teve aprovação de 95% da rede, por exemplo.. Vejo que basicamente os desenvolvedores fazem o que querem.

Porque o OP_RETURN não é uma mudança de consenso, é apenas uma alteração local de como cada nó lê o memopool.

Ou seja, se tiveres o software que aceita o que está lá escrito, propagas essa transação. Se não tiveres essa versão, não propagas. Mas, se algum minerador minar essa transação, tu aceitas a transacção minerado.

No final, tudo funciona normalmente porque e nenhum nó é expulso por ter isso ou não ativo na memopool.

Lembrar que o OP_RETURN sempre existiu, havia era limites de espaço na sua utilização e aceitação no memopool, que com as sucessivas atualizações do Core deixou de ter essa limitação.

Resumindo, as transacções com OP_RETURN grande são aceites na rede, depois o tempo de espera vai depender do número de nodes que irão propagando essa mesma transação.

No caso do bip110, não quer mudar a politica da fila de espera, mas sim criar uma regra de consenso para que os mineradores rejeitem esse tipo de transação.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████