O Bernie Sanders, senador americano que chegou a tentar ir para a presidência, apresentou um plano nesta semana para taxar empresas de IA em 50% e distribuir esses lucros entre todos os americanos..
Basicamente um "bolsa família de IA" que poderia gerar > US$ 1.000 por ano para cada cidadão..
A justificativa é que essas IAs foram (e continuam sendo) treinadas com dados das pessoas..
Acho que seria interessante se o governo criasse a sua própria IA para fazer essa distribuição de renda.. comer metade de diversas empresas é complicado.. mas assim é o governo, nada produz..
Por outro lado, o Sam Altman da OpenAI se mostrou interessado na ideia e o Elon Musk (que tem a xAI) também é um grande defensor do UBI (Universal Basic Income).. será que passa esse projeto de lei?
Fonte:
https://apnews.com/article/bernie-sanders-ai-public-ownership-57b9f20d96490083e2749adba0f13977Sobre o Musk falando de UBI e IA ainda em abril:
https://x.com/elonmusk/status/2044990537145753894