Fiquei pensando sobre esse tópico ontem.. acho meio estranho surgir um cartão cripto sem KYC justamente quando o mercado está cada vez mais pressionado por reguladores nessa questão de on e off-ramp.
Me lembra muito a história do ANOM, um aplicativo de mensagens que se dizia ter foco em privacidade e acabou se espalhando entre traficantes após outro app do tipo ser derrubado.. no fim era um cavalo de Tróia feito pelo FBI que resultou em diversas prisões mundo a fora.. resumi bastante a história, recomendo ler ela inteira (podem pedir para uma IA contar), é muito legal..
Voltando aos cartões.. essa seria a maneira mais fácil de agências de inteligência pegarem grandes criminosos.. pode ser sem KYC, mas no fim o cara acaba usando para comprar algo que tenha seu nome (em produtos digitais) ou até mesmo o endereço (para comprar físicas)..
Essa semana vi outra história legal onde pediram resgate em Bitcoin de uma senhora, mas enviaram só uns US$ 100 na esperança que os sequestradores movessem essas moedas e fossem identificados.. um truque mais bobo, mas melhor que nada.
Bom, seria interessante ouvir mais uma história assim, mas pelo que pesquisei parece ser um serviço legítimo mesmo que está aproveitando de uma brecha na regulação de gift cards.
Esses cartões funcionar, funcionam. A questão é onde?
Em muitos países da Europa não funciona.
E mesmo nos que funcionam, acaba por terem limites em alguns locais, por causa dos tipo de contrato que os comerciantes têm.
Não basta dizer que funciona na rede Visa, por exemplo, pois dentro da rede existe vários níveis de contrato que o comerciante pode ter. E muitas vezes esses cartões não funcionam nos protocolos mais simples, chamemos assim.
Tenho um cartão da Kast que deixo um saldo pequeno caso precise comprar de alguma coisa.. já foi recusado em alguns lugares, mas no geral funciona bem.
As taxas seriam 3,8% de depósito e depois taxa de câmbio a cada transação de 2%
Por não precisar de KYC, as taxas não são tão altas.