Uma coisa a se levar em consideração
Como será no futuro para vários empreendedores e trabalhadores que não emitem NF e TODOS sabem disso?
O governo quer a parte dele, mas todo tipo de serviço que não emite NF vai precisar aumentar o valor
Aquele vendedor de lanche ambulante, o vendedor de bebida na porta dos eventos, o pintor que você conhece, o pedreiro que faz um pequeno conserto na sua casa, o vendedor de pipoca, aquele rapaz que vende frutas na banquinha dele, a mulher que vende café com bolo de manhã no centro..
Merit pra vc, e ja vem a minha resposta: dinheiro fisico vai ressuscitar
Entao, a minha resposta simplificada é o seguinte
O incentivo do split payment claramente vai ser um construto, um artificio, de simplificação da taxação:
No caso me imagino muito o governo fazer uma propaganda desse tipo: vc, MEI, passe tudo no seu pix, e a sua declaração etc... tudo vai ser por nossa conta
Ou seja: primeiro o governo vem com a questão de ter que declarar em tal período do ano, com risco de malha fina, etc..., mas depois ele chega de novo com a solução para vc ficar tranquilo. Basicamente cria um problema e lhe da a solução.
Claro que vai ter uma faixa de isenção (bem baixa no meu ver) pra nao revoltar quem literalmente tem muito pouco.
Ai eu me imagino que muito informal simplesmente ao atingir a faixa de isenção, vai voltar no dinheiro.
Alias é capaz que o pix possa criar um custo maior, que nem a taxa dos cartões de credito, segundo essa lógica:
Suponhamos que a faixa de isenção que o governo vai dar seja essa atual de 60mil. Uma pessoa que sequer tem MEI mas sabe o básico do celular, ou seja, receber pix, sabe que esses 60 vão basicamente equivaler ao faturamento bruto no PIX (sem MEI nao vai dar pra deduzir custos)
Uma lanchonete informal boa acredito que supere os 60 por ano
Ai vem a questão: ela vai te vender o lanche por 20 reais no dinheiro, ou 21-22 no PIX, porque no dinheiro ela pode receber ilimitadamente, enquanto no pix vc vai estar ajudando a atingir os 60, e depois ela nao terá mais capacidade para receber a nao ser de cair na malha fina.