Bitcoin Forum
August 28, 2026, 07:17:16 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 31.1 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Atualizem seus nós do Core Lightning (CLN)  (Read 61 times)
pandakitty (OP)
Jr. Member
*

Activity: 46
Merit: 65

View Profile
August 26, 2026, 07:40:59 PM
Merited by TryNinja (1), alegotardo (1), joker_josue (1)

IMPORTANTE

Por motivos de segurança, quem roda nós do Core Lightning (CLN) deve atualizar seus nós, ou ao menos deixá-lo offline com a flag --offline para evitar perdas.

"Como muitos projetos open source do Bitcoin, o CLN recebeu vários relatórios de CVE gerados por IA de múltiplas fontes ao longo dos últimos 10 dias. Nossa pequena equipe, junto com vários contribuidores open source inestimáveis, tem trabalhado intensamente para validar e triar esses relatórios e desenvolver correções onde necessário.

Estamos agora trabalhando em uma estratégia de remediação mais ampla. O primeiro passo é uma versão pontual (point release) contendo muitas dessas correções, e vamos recomendar fortemente a atualização. Nosso objetivo é ter uma versão inicial da versão pontual disponível nos próximos dias.

Conforme a situação evoluiu, nossa estratégia de remediação também evoluiu. Em vez de publicar a versão pontual esta semana, disponibilizaremos binários para uma versão contendo correções para muitas das vulnerabilidades relatadas. Os detalhes da versão permanecerão sob embargo por duas semanas. Os binários serão acompanhados pelas assinaturas da equipe confirmando a reprodutibilidade.

Durante o período de embargo, incentivamos fortemente que todos façam a atualização. Ao final das duas semanas, a versão completa e os detalhes associados serão tornados públicos.

Se você optar por não atualizar, recomendamos colocar seu node --offline. Dados os riscos conhecidos, não daremos suporte a versões anteriores, incluindo a 26.04. A versão 26.09 continua planejada para o final de setembro."

Traduzido de https://stacker.news/items/1555439

Mais informações serão trazidas por mim com o passar do tempo.
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2492
Merit: 7425

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
August 27, 2026, 06:54:57 AM

Por falar em LN, a uns dois/tres dias atras, tentei fazer umas movimentações via LN, a partir de um canal acabado de abrir, mas não consegui.

Estava sempre a dizer que o saldo era insuficiente, quando era mais que suficiente.
Fiquei um pouco baralhado, ainda pensei que fosse algum problema da rede, mas aparentemente outros estão a conseguir movimentar.

Quem esta com canal LN, esta a conseguir usar?
Vou, tentar testar outra vez.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
pandakitty (OP)
Jr. Member
*

Activity: 46
Merit: 65

View Profile
August 27, 2026, 03:01:08 PM

Por falar em LN, a uns dois/tres dias atras, tentei fazer umas movimentações via LN, a partir de um canal acabado de abrir, mas não consegui.

Estava sempre a dizer que o saldo era insuficiente, quando era mais que suficiente.
Fiquei um pouco baralhado, ainda pensei que fosse algum problema da rede, mas aparentemente outros estão a conseguir movimentar.

Quanto de saldo você tinha no canal e quanto tentou gastar? Cerca de 1% deve ser mantida como "channel reserve", portanto não é possível gastar 100% desse valor.

É mais complicado do que eu gostaria. Cheesy
sabotag3x
Legendary
*

Activity: 3248
Merit: 3455

♻️ DEX.fo

View Profile
August 27, 2026, 04:04:38 PM

Desisti faz tempo.. a última vez que usei foi para enviar um valor da Kraken para a Bitrefill pois era a solução mais rápida e barata.. mas agora eles colocaram uma taxa percentual (não lembro quanto).. eu abrir meu próprio canal, nunca mais.

Lightning é isso ai.. pode ser um problema com a rota, com seu limite de "outbound", limite de inbound da outra parte.. eu costumava testar enviando uma transação mínima para um cassino de LN, mas não lembro o nome/link.

Sobre o CLN, vale a pena acompanhar no 1ml.com o número de nodes na rede.. por enquanto está com 6.009 nodes (-4,15% nos últimos 30 dias).. vamos ver se diminui nos próximo dias.

▄▄████████████████████▄▄
▄███████▀▀██████▀▀███████▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██▄▄█████████████▄▄██████
██▀▀██████████████████▄▄██
██████▀▀██████████████▀▀██
██████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀███████▄▄██████▄▄███████▀
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2492
Merit: 7425

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
August 27, 2026, 06:45:03 PM

Quanto de saldo você tinha no canal e quanto tentou gastar? Cerca de 1% deve ser mantida como "channel reserve", portanto não é possível gastar 100% desse valor.

É mais complicado do que eu gostaria. Cheesy

Saldo tinha, devia estar a tentar enviar uns 50% do que tinha no canal.
Vou tentar abrir outro canal e tentar outra vez, para ver se aparece o mesmo.

De facto, acho que o LN é complicado de mais, quando devia por si só ser simples.

Desisti faz tempo.. a última vez que usei foi para enviar um valor da Kraken para a Bitrefill pois era a solução mais rápida e barata.. mas agora eles colocaram uma taxa percentual (não lembro quanto).. eu abrir meu próprio canal, nunca mais.

Lightning é isso ai.. pode ser um problema com a rota, com seu limite de "outbound", limite de inbound da outra parte.. eu costumava testar enviando uma transação mínima para um cassino de LN, mas não lembro o nome/link.

Sobre o CLN, vale a pena acompanhar no 1ml.com o número de nodes na rede.. por enquanto está com 6.009 nodes (-4,15% nos últimos 30 dias).. vamos ver se diminui nos próximo dias.

Entendo, perfeitamente, a coisa é complicada mesmo. Pior é que existe muita pouca informação, antes de abrir o canal, quais são as condições de uso. Tem de ser ir por via do teste mesmo.

O caso CLN, mostra como a IA esta a descobrir muitos erros, e como tivemos muito tempo expostos a problemas, que felizmente nunca foram expostos antes.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████