Bitcoin Forum
September 04, 2026, 12:26:55 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 31.1 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: O motivo do Bitcoin existir o problema que nenhum dinheiro digital resolvia  (Read 14 times)
diggler (OP)
Newbie
*

Activity: 28
Merit: 11

View Profile
Today at 03:00:44 AM

E se o dinheiro não fosse apenas um pedaço de papel ou um cartão plástico mas sim um arquivo de computador? Suponhamos que eu pudesse enviar esse arquivo para 10 pessoas diferentes ao mesmo tempo e que todas as 10 recebessem um duplicado perfeito enquanto eu ainda teria o meu. Útil para um arquivo mas completamente inútil para o dinheiro por que? Porque sendo um arquivo eu posso pagar meu café e também pagar outra pessoa ao mesmo tempo usando o mesmo dinheiro já que duplicá-lo não me custa nada.

Este é o que chamamos de "problema do duplo gasto" e é o problema mais crítico quando se trata de implementar dinheiro digital. É impossível ter um sistema de dinheiro digital sem uma solução para esse problema, é por isso que nenhum outro sistema de dinheiro digital teve sucesso antes do Bitcoin. E como resolvemos esse problema? Precisamos de uma terceira parte que mantenha um único registro centralizado das cópias e negue o acesso aos outros.

Um pequeno ponto para a exatidão total: O Bitcoin não funciona com base no envio de um "arquivo de dinheiro" de um computador para outro, essa parte da analogia é apenas para ilustrar o problema. Se o Bitcoin fosse realmente algo assim qualquer um poderia hackear e duplicar o arquivo em seu computador. Mas o Bitcoin funciona como um livro-razão, uma lista de todas as transações, globalmente.

Quando você faz uma transação com Bitcoin você não envia um arquivo para lugar algum, você diz: "Tire X centavos da minha conta e coloque na conta de Fulano". E o que os computadores fazem é atualizar a lista, não o envio do arquivo.

Como o Bitcoin resolveu esse problema? Sem o envolvimento de nenhum banco. Nenhuma entidade determina qual das cópias dos registros é a válida, milhares de computadores ao redor do mundo possuem uma cópia exata dos registros e coordenam e determinam a ordem das transações. Se eu tentar usar o mesmo Bitcoin para dois propósitos diferentes a rede inteira detecta isso, e aceita uma das transações e nega a outra.

Exatamente esse problema impediu a emergência de um sistema de dinheiro digital antes do Bitcoin e a solução desse problema sem qualquer autoridade centralizada é a ideia principal do Bitcoin.

Pages: [1]
  Print  

Jump to: