Bitcoin Forum
May 25, 2024, 08:11:04 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Moeda criada em Portugal que possa ajudar quem ajuda  (Read 1625 times)
kreatorPT (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 6
Merit: 0


View Profile
May 27, 2014, 04:39:43 AM
Last edit: May 27, 2014, 05:16:13 PM by kreatorPT
 #1

Publiquei esta mensagem no fórum do cripto escudo talk e fui bloqueado, falta de cultura democrática, mas pronto, venho partilhar aqui a minha ideia, perguntei no fórum, qual a vantagem de termos uma moeda nacional, baseada numa tecnologia que para mim só faz sentido ser algo global e acusaram-me de falta de patriotismo, depois respondi assim e fui bloqueado:


Quote
Existe algum mecanismo que tente impedir a mineração por parte de outros países? O que impede os americanos ou chineses que aqui ou ali, até com custos energéticos mais baixos do que os nossos de minerar o CESC com o intuito de especular sobre a valorização da moeda?

E se não há mecanismos desse género, que vantagens tem a moeda em ser "nacional"?

KreatorPT

Resposta do membro cryptoescudo:

Quote
Não há nenhum mecanismo para impedir a mineração de CryptoEscudos por quem quer que seja a nível internacional. Tal como está mencionado no nosso site, todos podem minerar CryptoEscudos. Quanto às vantagens de ser "nacional" está respondido com o destino previsto para a quase totalidade da pré mineração - distribuição pelos portugueses e reserva para pagamento da dívida. Nenhuma outra moeda, que não seja nacional pode ter tais objetivos. O CryptoEscudo surge com o objetivo de beneficiar os portugueses mas isso não significa que se isole ou se queira isolar da comunidade internacional.

Outra resposta do membro ldourada:

Quote
Que vantagem de ser nacional?HuhHuh com todo o respeito eu faço a pergunta ao contrário qual é a vantagem de eu trabalhar com alguma emoeda estrangeira quando tenho uma nacional?Huh?
Penso que sermos Portugueses e termos o País todo fud...o da maneira que está é mais do que um grande motivo para nos unirmos em causas Patrióticas e está é de sem duvida uma dessas.
 Undecided
Amigos com esta moeda ou por causa desta moeda podemos darmos o nosso contributo a Portugal.

 Não se esquentação se cada um fizer a sua parte e se nos unirmos todos, vc nem sabem a força que temos e o que podemos fazer de bom  
força e vamos trabalhar em conjunto todos
nunca se esqueçam que 10% de 100 é sempre mais que 100% de nada   Wink


E por fim a minha resposta que motivou a suspensão do fórum:

Quote
Também sou bastante patriota, o meu nick até tem um pt no final, e não é por acaso, é mesmo por gostar o meu país, a minha questão não era nesse sentido, era no sentido prático das coisas, não vos parece que uma moeda destinada ao publico mundial teria maior interesse, mesmo que fosse criada com orgulho por Portugueses? Vantagem de ter uma moeda nacional, só com um banco central que possa imprimir moeda à medida das necessidades, nas neste tipo de moeda descentralizada isso não acontece.

Vejam o exemplo do hi5 e facebook, apesar da primeira ter desaparecido, a verdade é que nenhuma rede social portuguesa só para portugueses teve algum sucesso. E com isto das moedas, parece-me que é a mesma coisa, ou criamos algo que possa mudar as coisas no mundo, ser inovadora ou então não vale a pena, mas isto é a minha opinião.

A valorização da moeda para se pagar a divida publica, não se consegue apenas com os tugas a gerar valor à moeda, é uma visão muito otimista da coisa. Imaginem daqui a uns anos um cenário, a CESC vale por exemplo 50 euros, ou algo suficiente para pagar 20% da dívida nessa altura, Portugal tem em mãos outra crise financeira, a divida publica a aumentar e precisamos de um resgate. Pagar nessa altura, 20% da dívida publica com os 45% de CESC pré minerados, salvava o País, impedia o resgate externo, o que acontecia?

Não se pagava 20% da dívida porque a promessa é para pagar 100% e o país teria mais 10 anos de desgraça, ou como se faria? Aqui nestas questões práticas é que começam os problemas desta moeda, de resto parece-me muito bem que Portugal tenha uma moeda criptográfica! e que o CR7 comece a exigir nos contratos que seja pago em CESC.

Agora eu talvez pense mais além e acredito que juntos poderíamos fazer uma moeda realmente inovadora para o mundo! que também é o nosso mundo, só temos este planeta! Eu acho que para fazermos algo inovador, temos de deixar de pensar como os restantes criadores de moedas internacionais, eles pensam em criar moedas para ganhar dinheiro com a especulação, se nós pensarmos em criar uma moeda para ajudar o mundo e ajudar a acabar com a pobreza, ai sim, ficaríamos na história.

Proponho 2% (mínimo) de cada transferência, ser doada para uma IPSS à escolha do emissor da transferência. Para uma carteira de uma instituição listada publicamente, num site com esse propósito (única parte gerida centralmente), as carteiras iriam atualizar essa lista todos os dias, assim cada transferência na prática seriam duas, uma doação antecipada de uma transferência. Mas pelo que estive a estudar, seria preciso criar um novo algoritmo de mineração, para as transferências (as 2) serem validadas aos pares!

A ideia parece vos interessante, alguém para ajudar a implementar?

Poderia chamar-se Coin4aid ou C4A.  

As IPSS iriam ajudar a dinamizar a moeda por interesse próprio e óbvio. As lojas, iriam aceitar a moeda nos seus sites por uma questão de marketing social, pois estariam a ajudar quem ajuda, pagariam 2% embora hoje com o Paypal e visa percam mais do que isso. (mas ainda assim seria mais caro do que aceitar bitcoins ou litecoins, mas podem aceitar todas).

As especulações de day trading nos mercados iriam à vida, pois para se ter lucro seria preciso ganhar num dia mais de 2%, o que acredito que daria uma estabilidade cambial à moeda, muito mas muito interessante quando comparada com outras cryptocoins.

Guardaríamos algo com o 1% da moeda (pré-minerada) para divulgação da mesma nos fóruns internacionais. Inclusive as primeiras 100 IPSS's mundiais a resgistarem-se, ou seja criar carteira e enviar documentação que provem que são mesmo a IPSS e o "número da conta" poderiam receber entre todas uma valor interessante nesta nova moeda, como prémio e ajudariam depois a alavancar as transferências com a moeda, pois alguns negócios iriam por uma questão social, aceitar essas moedas em troca de roupa, alimentos, etc, etc. As IPSS, ao fazer uma transferência, também doam 2% (para validação da transferência), mas podem naturalmente doar a elas próprias.

Quando houvesse uma tragédia mundial como um tsunami, poderíamos imediatamente criar uma nova conta para donativos e publicar essa conta na lista publica de entidades.

Na prática um pagamento de um bem, corresponde a 4% de donativo, 2% direto pelo comprador mais 2% indireto, pois o vendedor, depois precisa de desfazer-se da moeda mais tarde ou mais cedo, ou para pagar a fornecedores, ou para trocar por outra moeda, e assim uma pessoa comprador que goste de ajudar, dinamiza o sector social em 4% e sente-se bem com ela própria, é a moeda em si que implementa o mecanismo de ajuda. Quem não quer ajudar, pague com outras moedas!

Fazíamos um site com todo o tracking das transações a favor das IPSS e listávamos todos os valores doados, somas etc.  Seria muito interessante para o terceiro sector, o social e nós um país em crise, com problemas gravíssimos no âmbito social, teríamos encontrado a solução, ou pelo menos dado um contributo para resolver o problema da fome no Mundo. Que importância tem pagar uma dívida pública de um País pequeno no canto da Europa, quando se pode trabalhar num projeto de tão elevado propósito? Quem está comigo?

KreatorPT

Tendo em conta que fui bloqueado, procurei outro fórum que pudesse discutir estes assuntos sem tabus, qual a vossa opinião, se alguém já fez alguma moeda digital ou cryptográfica, mesmo que seja um clone de litecoines ou bit coins, parece-vos fácil implementar um sistema de duas transferências ao par, em que a primeira é necessária para a segunda.

A mim parece-me fácil a parte da carteira, basta realizar duas operações de transferência, eventualmente com um bit a indicar se é donativo ou transferência normal, mas depois na parte da validação das transferências, que julgo estar no processo de mineração é que pode ser mais complexo, mas na informática não vejo impossíveis, há é umas coisas mais fáceis do que as outras, qual a vossa opinião?

KreatorPT
kreatorPT (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 6
Merit: 0


View Profile
May 27, 2014, 05:07:30 AM
 #2

Estive a pensar no nome da moeda, talvez o nome ficasse melhor como AidCoins, mais parecido com BitCoins, mas a sigla ser C4A de coins for aid, mas pronto, o nome é pouco importante, o que importa mais é o impacto que pode ter nas vidas dos mais carenciados, pois pobreza existe em todo o lado.

Se o CESC pretende em teoria ajudar o pais, pagando a dívida, eu acho que se ajudarmos o Mundo a acabar com a pobreza, então também estamos a ajudar Portugal, pois este planeta também é nosso e só temos um. De Pais ainda podemos fugir, ou emigrar como infelizmente muitos Portugueses tem sido incentivados a fazer, mas de planeta por enquanto ainda fica complicado e viver ao lado de pobreza eu pessoalmente não gosto, preferia viver num mundo onde todos tivessem a mínima dignidade de vida, os bens essenciais, água, alimentos, cuidados de saúde, etc, etc...

KreatorPT
Jay_Pal
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1493
Merit: 1003



View Profile
May 27, 2014, 07:21:48 AM
 #3

Acima de tudo, não faças pré-minagem (muito menos 45% das moedas) como o outro que te bloqueou.
E já agora, é mau promover uma moeda usando causas como desculpa (vamos lá saldar a dívida do país com a nossa shitcoin!!).
O meu conselho é que cries antes uma moeda decente, que ganhe suporte e credibilidade primeiro, especialmente junto do teu público alvo, e só depois apoies as causas com ela (o exemplo do dogecoin?).
A causa que propões é nobre e de longe menos utópica que a do outro, mas tem de ser a moeda a mostrar que é o suporte às causas, e não termos as causas como desculpa para que toda a gente corra atrás da moeda.
O ideal até seria distribuir alguns clientes por instituições como a cáritas e outras, mas somente depois desta moeda ter ganho o respeito da comunidade e a credibilidade perante o país.
Lembra-te que nem o bitcoin ainda é visto por essas instituições com bons olhos (nem pelos traficantes, contrariamente ao que a imprensa andou ignorantemente a tentar promover), porque quando chegam ao supermercado, continuam a ter de pagar em euros.

De resto, força nisso e pensa bem o modelo que estás a imaginar que terá certamente pernas para andar, desde que feito com juízo!
Vai deixando aqui pormenores do projecto para que antes do lançamento, possas ter limado as arestas todas (e não como o outro: é assim que eu quero, fizessem melhor).

E já agora duas notas a todos os "bárbaros" que tenho lido por toda a internet:
1) Patriotismo? precisavam de saber o que é amor à pátria para poderem sequer alguma vez falar. Não é amor à pátria virem com utopias para esconder a verdadeira fraude nem usurparem o nome de uma antiga moeda.
2) Tudo o que é tuga é esquema? Desde quando? Deviam aprender a ler primeiro, porque em português explicámos onde está o esquema (45% pré minagem à espera do dump, pedidos de identidades sem qualquer habilitação legal para recolha, tratamento e armazenamento de dados).

Abraço!

Best faucet EVER! - Freebitco.in
Don't Panic... - 1G8zjUzeZBfJpeCbz1MLTc6zQHbLm78vKc
Why not mine from the browser?
kreatorPT (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 6
Merit: 0


View Profile
May 27, 2014, 05:11:25 PM
 #4

Obrigado Jay_pal pelo feedback.

Sem dúvida não quero, nem vou cometer os mesmos erros do CESC, aliás, agradeço que tenham criado o CESC, pois se não fosse a minha análise critica ao que eles fizeram com o mote de ajudar o País, eu provavelmente não teria tido esta ideia de uma moeda com doações automáticas e obrigatórias, mantendo o anonimato das pessoas, nada de bases de dados de tugas para quem sabe vender depois e deixando claro a moeda para ser minerada pelos mineiros, deixar 45% de uma moeda nas mãos de um casal é acabar com o conceito de moeda distribuída e como dizes e bem, o risco de dump da moeda nos mercados, não permite dar qualquer estabilidade cambial à moeda, pelo que o objetivo dela valer 1.000 euros por unidade, é claramente um absurdo, e tudo junto, soa bastante a "esquema". A mim pelo menos não me dá grande confiança, mas tém sempre o mérito de ser a primeira crypto moeda pensada para Portugal, fica no mínimo para a história da moeda em Portugal! Smiley

Vou estudar o código fonte da carteira do litecoins, para ver se consigo fazer a nova moeda, modificando apenas a carteira, pois parece-me mais complicado se tiver de programar também um novo algoritmo de mineração, mas como não conheço em detalhe o papel que desempenha a mineração no que diz respeito à validação das transferências... enfim, por perceber pouco do assunto é que estou aqui a pedir ajuda, mas acredito que com a informação que está neste fórum e com boa vontade se consiga tornar real mais tarde ou mais cedo a AidCoin, a moeda para ser usada por quem tem a mínima consciência social Smiley

Abraço,
KreatorPT
kreatorPT (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 6
Merit: 0


View Profile
May 27, 2014, 05:44:42 PM
Last edit: May 27, 2014, 06:42:33 PM by kreatorPT
 #5

https://github.com/kreatorpt/aidcoins

Deixo aqui o link do git hub, criei um fork do litecoin 0.8

Agora é meter as mãos à obra Wink

Colaboradores que queiram deixar a sua marca neste projeto, são bem vindos!
pedrog
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2786
Merit: 1031



View Profile
May 27, 2014, 07:58:46 PM
Last edit: May 28, 2014, 03:23:57 AM by pedrog
 #6

A ideia das moedas para causas especificas não é completamente má, no entanto não consigo ver como poderá manter ou subir de valor com o passar do tempo.

Existem alguns projectos interessantes como a H2Ocoin, mas, a meu ver, funcionaria melhor algo como uma SETIcoin onde o SETI distribuía a moeda pelos clientes BOINC, à semelhança do que Ripple fazia com a World Community Grid.

Não vejo grandes benéficios na redistribuição forçada de riqueza para acabar com a pobreza e tenho sérias dúvidas que funcione, baixar as barreiras de entrada no mercado global, que é o que bitcoin faz, parece-me uma ideia extraordinária e que merece atenção por parte de toda a gente.

Em relação aos clones que andam por aí, a minha posição por omissão é que são uma fraude, a segunda, uma má ideia, ainda que as motivações por parte de quem está por trás possam ser as mais puras, não existe nenhum bom motivo para vingar.

Jay_Pal
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1493
Merit: 1003



View Profile
May 27, 2014, 08:21:34 PM
 #7

Pedrog, na tua opinião, não achas que esta moeda poderia ganhar força e credibilidade se fosse a base das relações comerciais entre Portugal (que aí sim, poderia servir de porta de entrada de bens na Europa), Brasil, Angola, Moçambique, Guiné e China?
Seria uma "visão" utópica? (em parte sim, primeiro que eles adoptassem a moeda...)
Lamento se está um pouco vago, mas de momento não me consigo explicar melhor.
A ideia era criar aquilo que o ECU foi em tempos, antes de se tornar no Euro, mas para países que realmente têm productos e capacidade de produção para "inundar" a Europa.

Best faucet EVER! - Freebitco.in
Don't Panic... - 1G8zjUzeZBfJpeCbz1MLTc6zQHbLm78vKc
Why not mine from the browser?
pedrog
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2786
Merit: 1031



View Profile
May 27, 2014, 08:34:00 PM
 #8

Pedrog, na tua opinião, não achas que esta moeda poderia ganhar força e credibilidade se fosse a base das relações comerciais entre Portugal (que aí sim, poderia servir de porta de entrada de bens na Europa), Brasil, Angola, Moçambique, Guiné e China?
Seria uma "visão" utópica? (em parte sim, primeiro que eles adoptassem a moeda...)
Lamento se está um pouco vago, mas de momento não me consigo explicar melhor.
A ideia era criar aquilo que o ECU foi em tempos, antes de se tornar no Euro, mas para países que realmente têm productos e capacidade de produção para "inundar" a Europa.

Isso é o que as moedas soberanas são...

Na Rede as fronteiras imaginarias pouco importam, a menos que o serviço em questão seja direcionado fisicamente para um país não vejo nenhum motivo para não se ter uma visão global.

kreatorPT (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 6
Merit: 0


View Profile
May 27, 2014, 10:03:55 PM
 #9

Quote
Não vejo grandes benéficos na redistribuição forçada de riqueza para acabar com a pobreza e tenho sérias dúvidas que funcione, baixar as barreiras de entrada no mercado global, que é o que bitcoin faz, parece-me uma ideia extraordinária e que merece atenção por parte de toda a gente.

Pedrog, recuso a ideia da palavra forçada Smiley Isto porque só vai usar a Aidcoins quem quiser, alternativas, não faltam, sejam as moedas tradicionais com bancos centrais, sejam os bitcoins, litecoins ou outras que venham a ter sucesso Smiley

Por isso a ideia é que seja uma alternativa viável, para pagamentos. Eu lembro me de há uns anos ver um anúncio de um cartão VISA emitido por um banco nacional que, acho que 1% ou algo assim revertia a favor de uma IPSS ou várias, não me lembro dos pormenores, não fui cliente, mas tenho essa memória, ainda assim quem pagava esse 1% era na prática o comerciante, o banco perdia uma parte da margem, talvez a VISA perdesse outra pequena parte, agora incluir um mecanismo de caridade, diretamente na moeda, parece-me brutal, é como se uma moeda de 1 euro ao ser passada mão a mão, "levasse com ela" 2 cêntimos extra para a mão das entidades que já tem como missão ajudar. Um pagamento a 3 mãos!

Eu pessoalmente que tenho alguma consciência social, e entristece-me ver pessoas a rondar os caixotes do lixo, e cada vez vejo mais pessoas a fazer isso na minha zona, e antes não via, talvez o fizessem mais à noite, mas agora é a qualquer hora, a situação não está fácil para muita gente, e as IPSS estão a dar o litro, mas mais ajuda nunca é de mais.

Eu acredito que as próprias IPSS iriam contribuir para a dinamização da moeda, na troca por alimentos, roupas, etc, e talvez isso ajudasse a implementar a moeda e dar-lhe valor nos mercados, mas como não sou economista, não consigo realmente prever a forma de crescimento da moeda. Acho é que por haver a tal doação de 2% a especulação nos mercados seria menor e como tal a moeda teria menos volatilidade. O que os economistas que por aqui andam tem a dizer sobre isto?

Cumprimentos,
KreatorPT
kreatorPT (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 6
Merit: 0


View Profile
May 27, 2014, 10:25:13 PM
 #10

Lembrei-me agora, um dia o estado Português, vai fazer uma moeda derivada de Aidcoins, não para doar 2% a IPSS's, mas para cativar os 23% de IVA diretamente para uma carteira das finanças eheheh

Depois a papelada do IVA já só seria importante para as transações nas outras moedas Smiley

Espero que a ministra não venha aqui ler isto, para não ficar já com ideias ehehe Smiley
aidcoins
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 11
Merit: 0


View Profile
June 03, 2014, 11:36:10 PM
Last edit: June 03, 2014, 11:52:21 PM by aidcoins
 #11

Esta ideia será nos próximos minutos publicada em Inglês, uma vez que os contributos dos Portugueses até agora foram diminutos, vamos lançar a ideia em Inglês para que a comunidade global possa avaliar e contribuir para o desenvolvimento desta moeda.

Abraços Lusitanos!

PS: https://bitcointalk.org/index.php?topic=637962.0
okthen
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 490
Merit: 500


View Profile
June 08, 2014, 10:17:50 PM
 #12

Bom, eu não estou muito dentro de altcoins.
Mas por motivos patrióticos e gostar do nome da moeda, até investiria!
Avisem se puder ajudar em algo Smiley
aidcoins
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 11
Merit: 0


View Profile
October 23, 2014, 01:12:20 PM
 #13

Bom, eu n?o estou muito dentro de altcoins.
Mas por motivos patrióticos e gostar do nome da moeda, até investiria!
Avisem se puder ajudar em algo Smiley

Olá okthen, és programador?

Ajuda é sempre bem vinda, eu por exemplo, por motivos profissionais tive de deixar este projecto um pouco na gaveta e como ninguém surgiu para ajudar ficou mesmo parado, mas agora conto der mais um tempinho para voltar a pegar no código fonte e dar um empurr?o final, na parte do código, mas ajuda é sempre bem vinda, e falta ajuda tb para as outras coisas, montar um site por exemplo, divulgaç?o, conversar com as IPSS's etc etc... é um projecto para a comunidade, esperava mais envolvimento da mesma.

Cumprimentos.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!