Bitcoin Forum
April 25, 2024, 09:05:32 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Cartão bitcoin - Aceitando encomendas  (Read 1228 times)
andrehorta (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
February 10, 2012, 01:14:34 AM
 #1

Pessoal

Já estamos aceitando encomendas do cartão bitcoin que criamos, conforme pode ser visto abaixo.

ou (http://postimage.org/image/u6i5kfknj/)

Características:
Tecnologia RFID: Permite o envio do endereço da sua carteira para leitores RFID sem fio, muito mais fácil e cômodo;
Tecnologia QRCode: Permite que celulares modernos ( Iphone, android e outros), tire uma foto do endereço da sua carteira e envie pagamentos;
Tecnologia Código barras: Permite a leitura do endereço da sua carteira por leitor de código de barras, utilizado massivamente em todo Brasil;
Endereço da sua carteira impressa no cartão, permitindo que seja digitado, caso não seja possível a leitura por nenhuma das tecnologias acima;
Nome e telefone, para caso de perda do cartão, quem encontrá-lo poderá entrar em contato (opcional);
Cartão extremamente fino (como cartão de crédito), permitindo ser colocado na carteira.

Atenção: Só aceitaremos Bitcoin!!! Dinheiro não é bem vindo! Não tem BitCoin? Compra no www.mercadobitcoin.com.br.
Ps. O cartão poderá receber pequenas personalizações conforme gosto do freguês.

Ainda não tem preço definido, pois quero agrupar o máximo de pessoas para conseguir preço melhor do fornecedor. Mas o preço máximo do cartão será de 3 BTC.

Entenda que esse cartão por enquanto será só para recebimento de BTC, mas, está sendo desenvolvido um POS (Point of Sale ou maquininha),  open-source e gratuito que permitirá a digitação de uma senha, após a identificação da carteira através do cartão.
1714079132
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714079132

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714079132
Reply with quote  #2

1714079132
Report to moderator
1714079132
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714079132

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714079132
Reply with quote  #2

1714079132
Report to moderator
1714079132
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714079132

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714079132
Reply with quote  #2

1714079132
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714079132
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714079132

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714079132
Reply with quote  #2

1714079132
Report to moderator
1714079132
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714079132

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714079132
Reply with quote  #2

1714079132
Report to moderator
Leandro César
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 536
Merit: 503


+1


View Profile WWW
February 10, 2012, 01:23:28 AM
 #2

Parabens pela iniciativa!

L.

Leandro César
andrehorta (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
February 10, 2012, 05:53:52 PM
 #3

Fiquei triste...

Achei que iria ter a maior ebulição no fórum! Mas ninguém ficou interessado! Isso é medo de gastar Bitcoin? Vocês não acham, que com o cartão fica muito mais fácil explicar para uma pessoa o que é Bitcoin e como ele pode ser utilizado?
nmat
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 602
Merit: 501


View Profile
February 11, 2012, 06:27:27 PM
 #4

Fiquei triste...

Achei que iria ter a maior ebulição no fórum! Mas ninguém ficou interessado! Isso é medo de gastar Bitcoin? Vocês não acham, que com o cartão fica muito mais fácil explicar para uma pessoa o que é Bitcoin e como ele pode ser utilizado?

É uma boa ideia e é uma boa iniciativa, mas se calhar não há assim tanta gente interessada em Bitcoin no Brasil...  Undecided

Quanto ao POS, isso é uma coisa bastante diferente. Este cartão só por si não tem valor algum porque ele não tem a chave privada do endereço. Para integrar isto com um POS seria necessário guardar a chave privada no cartão o que, à primeira vista, não me parece muito seguro...
andrehorta (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
February 11, 2012, 07:14:44 PM
Last edit: February 12, 2012, 01:04:41 AM by andrehorta
 #5

Na verdade há outra opção, ou seja, utilizar um cartão sem chave privada, e mesmo assim integrado a um POS...

Assim que estiver implementado o comprovante, o cartão e o POS, vou postar aqui...
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
February 13, 2012, 05:59:06 PM
 #6

É uma boa ideia e é uma boa iniciativa, mas se calhar não há assim tanta gente interessada em Bitcoin no Brasil...  Undecided

+1
Não vejo muito sentido em propor algo exclusivamente a bitcoiners brasileiros. E o que está sendo proposto aqui também já é proposto pelo bit-pay se eu não me engano, com a possibilidade de automaticamente converter os depósitos em USD.

Para integrar isto com um POS seria necessário guardar a chave privada no cartão o que, à primeira vista, não me parece muito seguro...

Até onde eu sei a chave privada de um chip de cartão é fisicamente inacessível por qualquer outro dispositivo além do próprio processador do cartão. Isso faz com que seja impossível roubá-la. O maior risco seria perder o cartão. Mas dá pra evitar esse risco com transações offline, ou mesmo transações com nLockTime (assim você sequer precisa estocá-las sozinho).

Por exemplo, logo após criar uma transação que credita o cartão, o software cria uma série de transações de pequeno volume, que juntas totalizam o montante creditado, para um endereço de retorno, usando como input o próprio endereço do cartão a ser creditado. Essas transações não são enviadas à rede ou são enviadas com um nLockTime futuro.
Se você um dia perder o cartão, essas transações te permitirão recuperar o que estava dentro dele, para um endereço de controle teu. O interesse em fazer múltiplas transações de pequeno valor é que se, antes de perder, você gastar uma parte, você ainda pode usar algumas das transações sem ser um gasto duplo. Se você tivesse criado uma única, não daria.

O maior problema de um smart card não seria com relação a roubos ou perdas, mas com relação à privacidade. O cartão só teria uma chave privada, ou um conjunto limitado de chaves privadas. Inevitavelmente você teria que reutilizar endereços. Isso é péssimo, pois quanto mais você usa, mais pessoas podem monitorar tudo o que entra e sai do teu cartão.
andrehorta (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
February 13, 2012, 09:05:36 PM
 #7

Contribuição sempre é bem vindo!

Vou ler com calma para absorver tudo isso....
nmat
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 602
Merit: 501


View Profile
February 13, 2012, 11:44:32 PM
Last edit: February 14, 2012, 12:36:47 AM by nmat
 #8

Até onde eu sei a chave privada de um chip de cartão é fisicamente inacessível por qualquer outro dispositivo além do próprio processador do cartão. Isso faz com que seja impossível roubá-la. O maior risco seria perder o cartão. Mas dá pra evitar esse risco com transações offline, ou mesmo transações com nLockTime (assim você sequer precisa estocá-las sozinho).

Por exemplo, logo após criar uma transação que credita o cartão, o software cria uma série de transações de pequeno volume, que juntas totalizam o montante creditado, para um endereço de retorno, usando como input o próprio endereço do cartão a ser creditado. Essas transações não são enviadas à rede ou são enviadas com um nLockTime futuro.
Se você um dia perder o cartão, essas transações te permitirão recuperar o que estava dentro dele, para um endereço de controle teu. O interesse em fazer múltiplas transações de pequeno valor é que se, antes de perder, você gastar uma parte, você ainda pode usar algumas das transações sem ser um gasto duplo. Se você tivesse criado uma única, não daria.

O maior problema de um smart card não seria com relação a roubos ou perdas, mas com relação à privacidade. O cartão só teria uma chave privada, ou um conjunto limitado de chaves privadas. Inevitavelmente você teria que reutilizar endereços. Isso é péssimo, pois quanto mais você usa, mais pessoas podem monitorar tudo o que entra e sai do teu cartão.

Isso é uma ideia bastante interessante. Não tinha pensado nisso.

Em relação à chave privada do cartão, pensei que a chave tinha sempre de ser partilhada com o vendedor. Então quem é que assina a transacção? Que eu saiba, o cartão não tem um processador...

EDIT: OK, já percebi que os smartcards têm muito mais funcionalidades do que eu pensava Wink
andrehorta (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
February 14, 2012, 12:27:09 AM
 #9

É uma boa ideia e é uma boa iniciativa, mas se calhar não há assim tanta gente interessada em Bitcoin no Brasil...  Undecided

Bom, entendi sua colocação, mas ter um cartão tupiniquim para ser usado por aqui, é melhor que um la fora, fica mais fácil de padronizar (pense nas lojas físicas do Brasil e nos usuários não TI). Acredito que minhas maiores contribuições ao BTC será trazer pessoas não TI para o mundo BTC, sou bom nisso....

+1
Não vejo muito sentido em propor algo exclusivamente a bitcoiners brasileiros. E o que está sendo proposto aqui também já é proposto pelo bit-pay se eu não me engano, com a possibilidade de automaticamente converter os depósitos em USD.

Achei a taxa de 0,99% do bit-pay muito alta, mas gostei de ficar sabendo sobre esse produto... Da pra modificar algumas idéias deles...rs

Para integrar isto com um POS seria necessário guardar a chave privada no cartão o que, à primeira vista, não me parece muito seguro...

Até onde eu sei a chave privada de um chip de cartão é fisicamente inacessível por qualquer outro dispositivo além do próprio processador do cartão. Isso faz com que seja impossível roubá-la. O maior risco seria perder o cartão. Mas dá pra evitar esse risco com transações offline, ou mesmo transações com nLockTime (assim você sequer precisa estocá-las sozinho).

Por exemplo, logo após criar uma transação que credita o cartão, o software cria uma série de transações de pequeno volume, que juntas totalizam o montante creditado, para um endereço de retorno, usando como input o próprio endereço do cartão a ser creditado. Essas transações não são enviadas à rede ou são enviadas com um nLockTime futuro.
Se você um dia perder o cartão, essas transações te permitirão recuperar o que estava dentro dele, para um endereço de controle teu. O interesse em fazer múltiplas transações de pequeno valor é que se, antes de perder, você gastar uma parte, você ainda pode usar algumas das transações sem ser um gasto duplo. Se você tivesse criado uma única, não daria.

O maior problema de um smart card não seria com relação a roubos ou perdas, mas com relação à privacidade. O cartão só teria uma chave privada, ou um conjunto limitado de chaves privadas. Inevitavelmente você teria que reutilizar endereços. Isso é péssimo, pois quanto mais você usa, mais pessoas podem monitorar tudo o que entra e sai do teu cartão.

A idéia é começar num cartão de plástico, evoluir para RFID e depois para o smartcard. Não tinha pensado na questão da perda do cartão, pois se ocorrer de perder o cartão, perde os BTCs nele... To começando a achar que BTC não combina com smartcard...

Não acho a idéia da compensação ocorrer com delay, quem vende, quer ter certeza que ao vender irá receber o pagamento, não importa se quem estiver utilizando o cartão estiver sendo o dono ou um ladrão....

Gostaria de deixa BEM claro, que não to brigando com ninguém, to aproveitando o conhecimento mais amplo dos experiêntes em BTC para amadurecer as idéias!!!

Complementando, acho que o cartão BTC (sem rfid e sem smartcard) integrado a um IPHONE ou Android, ajudam muito a popularizar... Custo do cartão baixo para o comprador e custo do POS BTC Android baixo... e muito funcional...
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
February 14, 2012, 08:56:20 AM
 #10

Não acho a idéia da compensação ocorrer com delay, quem vende, quer ter certeza que ao vender irá receber o pagamento, não importa se quem estiver utilizando o cartão estiver sendo o dono ou um ladrão....

Mas os pagamentos saindo do cartão não teriam delay. Um delay poderia ser usado como maneira de se recuperar o dinheiro de um cartão perdido. Ou no lugar disso transações estocadas offline e só liberadas quando necessário.
No mais, um ladrão que tenha roubado o cartão precisaria da senha. Só daria pra te roubar com seqüestro relâmpago mesmo, te obrigando a fornecer a senha.


De qualquer forma, pessoalmente, não aconselho o caminho dos smartcards. A não ser que exista tecnologia para que os cartões mudem a chave privada interior. Não sei se isso existe. Mas usar sempre os mesmos endereços não é uma boa idéia.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!