Rafaell Silva (OP)
Newbie
Offline
Activity: 15
Merit: 0
|
|
July 25, 2014, 01:28:18 AM |
|
Olá, Sou novo aqui no fórum e também no universo das moedas digitais. Fiz minha primeira compra a alguns dias e uma questão que não me sai da cabeça é a seguinte:
Vejo muitas pessoas comprando Biticoins de forma puramente especulativa e poucas movimentando seus Biticoins em atividades que não façam parte dessa cadeia especulativa. Isso quer dizer que cada vez mais os Biticoins ficam acumulados nas carteiras digitais, e cada vez menos se forma um ciclo econômico em torno do Biticoin.
O que eu quero dizer é que por exemplo, no mercado de gado existem produtores, empregados, veterinários, compradores de carne bovina e consumidores (além é claro dos especuladores que compram ações das respectivas empresas destes mercados). Já no mercado Biticoin não tenho visto isso, pois não se produz nada além do próprio Biticoin (ou seja nada que possa ser utilizado na pratica). Não temos cadeias bem formadas de produção, comercio e consumo, o que leva a estagnação da moeda.
Daí minha indagação: Se as pessoas não usam uma moeda para a troca de bens ela perde seu valor como meio de troca. Então do que adianta ter privacidade e segurança sendo que vc não pode usar? Do que adianta ser livre de taxas e da especulação dos governos e bancos sendo que não se tem o que comprar?
Gostaria de saber se vocês já pensaram na hipótese de que o Bitcoin possa virar pó ao desabar sobre si mesmo, ou seja sobre sua própria falta de uso.
|
|
|
|
algorista
|
|
July 25, 2014, 06:57:24 AM |
|
Todos os dias vemos notícias de novos comércios entrando pro mundo do Bitcoin, o mais recente foi a DELL. A tecnologia ainda está engatinhando, falta muita coisa pra chegar ao grande público, mas quando isso acontecer então será a maior revolução tecnológica e social da história humana, desmantelando uma imensidão de entidades, incluisive minando o poder dos bancos centrais. Para comparação, o Bitcoin ainda está comparativamente no mesmo momento que a Internet estava nos anos 80, ou seja ainda falta pelo menos uma década para uma adoção massiva. Eu não acredito que o Bitcoin venha a deixar de existir (nas próximas décadas), pois essa tecnologia resolve um problema real, e isso por sí já garante sua existência. O problema tecnológico que o Bitcoin resolve é viabilizar um banco de dados distribuído e sem uma autoridade central, em cima do qual foi construída uma moeda, mas poderão surgir outras coisas, como as DAC* https://en.bitcoin.it/wiki/Distributed_Autonomous_Community_/_Decentralized_Applicationhttp://vbuterin.com/ethereum.htmlQuanto à mineração, eu só posso dizer que é um procedimento industrial que emprega milhares de profissionais, muita tecnologia, investimentos altíssimos, e cujo produto (o Bitcoin) tem uma utilidade real para alguns segmentos da sociedade, sendo suficientemente útil para alimentar um ciclo sustentável. Essa utilidade é que manterá o Bitcoin vivo e forte, independente do crescimento do ecossistema. E o fato de ser um produto digital não reduz seu valor como instrumento para o ser humano, assim como os softwares que estamos usando agora não são menos valiosos que os hardwares onde executam. Mas a maioria das pessoas tem dificuldades para compreender o valor de produtos intangíveis, e isso é uma barreira enorme para que o grande publico possa aderir ao Bitcoin, pois dinheiro de papel é tangível, dinheiro de plastico é tangível, mas Bitcoin não pode ser tocado, não amassa e não suja, e quando o perdemos não dá pra achar em alguma gaveta Existe ainda muita discussão sobre o valor intrínseco do Bitcoin, e também a discussão sobre se o btc é dinheiro ou valor mobiliário: http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/3185905/regular-governo-brasileiro-nao-deve-reconhecer-bitcoin-como-moedaDesculpe pela resposta tão longa, mas sua pergunta é muito boa e merece uma resposta mais elaborada .
|
+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
|
|
|
Rafaell Silva (OP)
Newbie
Offline
Activity: 15
Merit: 0
|
|
July 25, 2014, 05:47:27 PM |
|
Sobre o fato dele resolver o problema da moeda descentralizada e sobre o fato de ser tecnologicamente seguro eu concordo com que vc disse. Mas descordo de vc em 2 pontos: -------------------------------------------------------------------- 1) Quanto à mineração, eu só posso dizer que é um procedimento industrial que emprega milhares de profissionais, muita tecnologia, investimentos altíssimos, e cujo produto (o Bitcoin) tem uma utilidade real para alguns segmentos da sociedade, sendo suficientemente útil para alimentar um ciclo sustentável. Essa utilidade é que manterá o Bitcoin vivo e forte, independente do crescimento do ecossistema. E o fato de ser um produto digital não reduz seu valor como instrumento para o ser humano, assim como os softwares que estamos usando agora não são menos valiosos que os hardwares onde executam. Mas a maioria das pessoas tem dificuldades para compreender o valor de produtos intangíveis, e isso é uma barreira enorme para que o grande publico possa aderir ao Bitcoin, pois dinheiro de papel é tangível, dinheiro de plastico é tangível, mas Bitcoin não pode ser tocado, não amassa e não suja, e quando o perdemos não dá pra achar em alguma gaveta Existe ainda muita discussão sobre o valor intrínseco do Bitcoin, e também a discussão sobre se o btc é dinheiro ou valor mobiliário: http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/3185905/regular-governo-brasileiro-nao-deve-reconhecer-bitcoin-como-moedaDesculpe pela resposta tão longa, mas sua pergunta é muito boa e merece uma resposta mais elaborada . De fato muita gente tem dificuldade de reconhecer o valor de bens intangiveis, trabalho na área de softwares e sei melhor do que ninguém o que é isso. Porem, mesmo sem reconhecimento de valor, os demais softwares produzem coisas úteis (que podem ser usadas para aumentar o bem estar das pessoas e sociedades), seja provendo entretenimento, seja provendo segurança da informação, ou mesmo operando nas industrias e comercios. O software do biticoin não produz nada que tenha valor. A não ser a própria moeda. Desta forma também penso que a utilidade da cadeia de mineração se encerra no próprio bitcoin, ou seja, se este perder seu valor a mineração deia de ser lucrativa, e tbm deixa de existir. ------------------------------------------- 2)
Todos os dias vemos notícias de novos comércios entrando pro mundo do Bitcoin, o mais recente foi a DELL.
A tecnologia ainda está engatinhando, falta muita coisa pra chegar ao grande público, mas quando isso acontecer então será a maior revolução tecnológica e social da história humana, desmantelando uma imensidão de entidades, incluisive minando o poder dos bancos centrais.
Para comparação, o Bitcoin ainda está comparativamente no mesmo momento que a Internet estava nos anos 80, ou seja ainda falta pelo menos uma década para uma adoção massiva.
Eu não acredito que o Bitcoin venha a deixar de existir (nas próximas décadas), pois essa tecnologia resolve um problema real, e isso por sí já garante sua existência.
Que o biticoin ainda esta engatinhado e que pode ser tornar um grande BOOM se concretizado não há duvida. Até por isso comprei os meus pra ver no que vai dar daqui uns 30 anos. Já pensou, vc poder contar para seus netos que comprou $200 de biticoins e que estes agora valem 10 milhões? (assim como aconteceram com ações de grandes companhias que na crise de 30 foram vendidas a centavos, como por exemplo AT&T ou Siemens, quem comprou apenas alguns dollares hoje está milhonário) Mas por outro lada vejo um grande problema. Se bem me lembro das aulas de macro economia da faculdade o problema é mais ou menos assim: Temos 2 tipos de moedas: Bitcoins : que são deflacionários (o valor aumenta, pois a quantidade é limitada e a oferta tende a aumentar) / não tem 'curso forçado' nenhum estabelecimento é obrigado por lei a aceita-los. Dinheiro/moeda corrente: Essa como bem sabemos é inflacionaria (o governo joga mais notas no mercado e derruba o preço quando quiser) / mas por outro lado ela tem curso forçado (todo estabelecimento de um país é obrigado a aceitar a moeda corrente. Agora uma analise básica: As pessoas preferem guardar moedas deflacionarias esperando que estas se valorizem. As pessoas também tendem a gastar sua moeda real, uma vez que por ser de curso forçado tem fácil aceitação, e também porque se não gastarem essa moeda vão perder parte do seu valor pelo efeito da inflação. O efeito disso é simples. Pessoas acumulam biticoins e preferem fazer suas compras em Reais. Em macro escala isso quer dizer que não haverá comercio, indústria, salários, vendas de produtos e etc, através do bitcoin. Daí que eu insisto na minha pergunta: Se a roda do mercado não girar usando os biticoins ela perde seu poder de ser uma 'unidade de troca', se ela perde este poder ela perde também sua utilidade, e se perde sua utilidade vira pó.
|
|
|
|
schiavonxv
|
|
July 26, 2014, 09:17:50 PM |
|
Sobre o fato dele resolver o problema da moeda descentralizada e sobre o fato de ser tecnologicamente seguro eu concordo com que vc disse. Mas descordo de vc em 2 pontos: -------------------------------------------------------------------- 1) Quanto à mineração, eu só posso dizer que é um procedimento industrial que emprega milhares de profissionais, muita tecnologia, investimentos altíssimos, e cujo produto (o Bitcoin) tem uma utilidade real para alguns segmentos da sociedade, sendo suficientemente útil para alimentar um ciclo sustentável. Essa utilidade é que manterá o Bitcoin vivo e forte, independente do crescimento do ecossistema. E o fato de ser um produto digital não reduz seu valor como instrumento para o ser humano, assim como os softwares que estamos usando agora não são menos valiosos que os hardwares onde executam. Mas a maioria das pessoas tem dificuldades para compreender o valor de produtos intangíveis, e isso é uma barreira enorme para que o grande publico possa aderir ao Bitcoin, pois dinheiro de papel é tangível, dinheiro de plastico é tangível, mas Bitcoin não pode ser tocado, não amassa e não suja, e quando o perdemos não dá pra achar em alguma gaveta Existe ainda muita discussão sobre o valor intrínseco do Bitcoin, e também a discussão sobre se o btc é dinheiro ou valor mobiliário: http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/3185905/regular-governo-brasileiro-nao-deve-reconhecer-bitcoin-como-moedaDesculpe pela resposta tão longa, mas sua pergunta é muito boa e merece uma resposta mais elaborada . De fato muita gente tem dificuldade de reconhecer o valor de bens intangiveis, trabalho na área de softwares e sei melhor do que ninguém o que é isso. Porem, mesmo sem reconhecimento de valor, os demais softwares produzem coisas úteis (que podem ser usadas para aumentar o bem estar das pessoas e sociedades), seja provendo entretenimento, seja provendo segurança da informação, ou mesmo operando nas industrias e comercios. O software do biticoin não produz nada que tenha valor. A não ser a própria moeda. Desta forma também penso que a utilidade da cadeia de mineração se encerra no próprio bitcoin, ou seja, se este perder seu valor a mineração deia de ser lucrativa, e tbm deixa de existir. ------------------------------------------- 2)
Todos os dias vemos notícias de novos comércios entrando pro mundo do Bitcoin, o mais recente foi a DELL.
A tecnologia ainda está engatinhando, falta muita coisa pra chegar ao grande público, mas quando isso acontecer então será a maior revolução tecnológica e social da história humana, desmantelando uma imensidão de entidades, incluisive minando o poder dos bancos centrais.
Para comparação, o Bitcoin ainda está comparativamente no mesmo momento que a Internet estava nos anos 80, ou seja ainda falta pelo menos uma década para uma adoção massiva.
Eu não acredito que o Bitcoin venha a deixar de existir (nas próximas décadas), pois essa tecnologia resolve um problema real, e isso por sí já garante sua existência.
Que o biticoin ainda esta engatinhado e que pode ser tornar um grande BOOM se concretizado não há duvida. Até por isso comprei os meus pra ver no que vai dar daqui uns 30 anos. Já pensou, vc poder contar para seus netos que comprou $200 de biticoins e que estes agora valem 10 milhões? (assim como aconteceram com ações de grandes companhias que na crise de 30 foram vendidas a centavos, como por exemplo AT&T ou Siemens, quem comprou apenas alguns dollares hoje está milhonário) Mas por outro lada vejo um grande problema. Se bem me lembro das aulas de macro economia da faculdade o problema é mais ou menos assim: Temos 2 tipos de moedas: Bitcoins : que são deflacionários (o valor aumenta, pois a quantidade é limitada e a oferta tende a aumentar) / não tem 'curso forçado' nenhum estabelecimento é obrigado por lei a aceita-los. Dinheiro/moeda corrente: Essa como bem sabemos é inflacionaria (o governo joga mais notas no mercado e derruba o preço quando quiser) / mas por outro lado ela tem curso forçado (todo estabelecimento de um país é obrigado a aceitar a moeda corrente. Agora uma analise básica: As pessoas preferem guardar moedas deflacionarias esperando que estas se valorizem. As pessoas também tendem a gastar sua moeda real, uma vez que por ser de curso forçado tem fácil aceitação, e também porque se não gastarem essa moeda vão perder parte do seu valor pelo efeito da inflação. O efeito disso é simples. Pessoas acumulam biticoins e preferem fazer suas compras em Reais. Em macro escala isso quer dizer que não haverá comercio, indústria, salários, vendas de produtos e etc, através do bitcoin. Daí que eu insisto na minha pergunta: Se a roda do mercado não girar usando os biticoins ela perde seu poder de ser uma 'unidade de troca', se ela perde este poder ela perde também sua utilidade, e se perde sua utilidade vira pó. Eu concordo com você na questão de que o Bitcoin precisa ser usado no dia a dia pra se tornar algo "real" e isso está acontecendo, lentamente, mas está acontecendo.
|
|
|
|
algorista
|
|
July 26, 2014, 11:39:39 PM |
|
Hoje com o Bitcoin nós temos certas possibilidades que antes eram impensáveis, como por exemplo fazer especulação de capital sem a intermediação de um banco.
Hoje qualquer garoto mais esperto pode especular com bitcoin/altcoins sem nunca sequer ter tido uma conta num banco.
Isso não vai parar nunca mais, a tendencia é só crescer, mesmo sem o grande publico.
|
+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
|
|
|
Rafaell Silva (OP)
Newbie
Offline
Activity: 15
Merit: 0
|
|
July 27, 2014, 12:26:52 AM |
|
Eu concordo com você na questão de que o Bitcoin precisa ser usado no dia a dia pra se tornar algo "real" e isso está acontecendo, lentamente, mas está acontecendo.
Também acho que este processo de inicio do uso de Bitcoins está acontecendo. Gostaria de aproveitar o tópico para que as pessoas que já fazem ou já fizeram uso do Bitcoin para fazer suas compras deixassem sua opinião.
|
|
|
|
tionil
|
|
July 27, 2014, 03:32:22 AM |
|
O maior problema pra lidar com todas essas transações é o tamanho da blockchain que teria que aumentar muito além do tamanho atual, o que tornaria insustentável pra maiorias das pessoas rodarem um node completo.
|
|
|
|
Hagade
Newbie
Offline
Activity: 38
Merit: 0
|
|
July 27, 2014, 11:05:44 AM |
|
Na minha opnião, de forma bem sucinta, só o tanto de dinheiro que as empresas colocam em cima da moeda para fazer trades de especulação, já me parece um excelente motivo para que a moeda não morra. Mas agora, como o Tionil falou, uma blockchain do jeito que está é dureza. acho que já está em mais de 20GB. Vida longa a nossa moeda digital, para que eu tenha histporias pra contar pros meus netos... sabe aquel: Na minha época um louco começou a trabalhar sobre um programa que a idéia era ser uma moeda digital descenralizada......
|
|
|
|
schiavonxv
|
|
July 27, 2014, 06:41:36 PM |
|
Eu uso BTC como investimento em altcoins e também como moeda. Pago a hospedagem do meu site (o proprio host aceita BTC) e recarrego meu celular com BTC, usando o www.paguecombitcoin.com
|
|
|
|
tionil
|
|
July 27, 2014, 10:14:34 PM |
|
Mas agora, como o Tionil falou, uma blockchain do jeito que está é dureza. acho que já está em mais de 20GB.
pelo visto bitcoin viraria pó se tivesse que lidar com o número de transações que VISA lida, pq seria necessário um datacenter pra armazenar a blockchain, algo longe da capacidade da maioria das pessoas?
|
|
|
|
Rafaell Silva (OP)
Newbie
Offline
Activity: 15
Merit: 0
|
|
July 28, 2014, 11:28:48 AM |
|
Eu uso BTC como investimento em altcoins e também como moeda. Pago a hospedagem do meu site (o proprio host aceita BTC) e recarrego meu celular com BTC, usando o www.paguecombitcoin.com Não sabia desse site para colocar crédito no celular. Ele funciona bem? pelo visto bitcoin viraria pó se tivesse que lidar com o número de transações que VISA lida, pq seria necessário um datacenter pra armazenar a blockchain, algo longe da capacidade da maioria das pessoas?
Não entendi direito o porque disso, alguém poderia me explicar?
|
|
|
|
schiavonxv
|
|
July 28, 2014, 02:03:37 PM |
|
Eu uso BTC como investimento em altcoins e também como moeda. Pago a hospedagem do meu site (o proprio host aceita BTC) e recarrego meu celular com BTC, usando o www.paguecombitcoin.com Não sabia desse site para colocar crédito no celular. Ele funciona bem? pelo visto bitcoin viraria pó se tivesse que lidar com o número de transações que VISA lida, pq seria necessário um datacenter pra armazenar a blockchain, algo longe da capacidade da maioria das pessoas?
Não entendi direito o porque disso, alguém poderia me explicar? Funciona sim Temos bastante clientes que pagam boleto conosco
|
|
|
|
Capt Drake
|
|
July 28, 2014, 03:36:16 PM |
|
Na minha opnião, de forma bem sucinta, só o tanto de dinheiro que as empresas colocam em cima da moeda para fazer trades de especulação, já me parece um excelente motivo para que a moeda não morra. Mas agora, como o Tionil falou, uma blockchain do jeito que está é dureza. acho que já está em mais de 20GB. Vida longa a nossa moeda digital, para que eu tenha histporias pra contar pros meus netos... sabe aquel: Na minha época um louco começou a trabalhar sobre um programa que a idéia era ser uma moeda digital descenralizada...... Quanto a questão do armazenamento do node, o dia em que o bitcoin tiver o mesmo tamanho das transações de uma VISA, os hds de 4 Terabytes estarão com o mesmo preço de um HD hoje de 1TB. Não acho que o tamanho da blockchain seja um problema, ainda mais que cada vez mais serviços de carteiras online tem a blockchain rodando 24hrs em seu servidor e o usuário não tem a necessidade de ter um node completo para operar.
|
|
|
|
tionil
|
|
July 28, 2014, 04:53:35 PM |
|
Quanto a questão do armazenamento do node, o dia em que o bitcoin tiver o mesmo tamanho das transações de uma VISA, os hds de 4 Terabytes estarão com o mesmo preço de um HD hoje de 1TB.
O dia que bitcoin tiver o mesmo numero de transações de uma VISA a blockchain vai estar na casa dos petabytes, não terabytes. E se incluirmos microtransações que seria um nicho do bitcoin e que não é o foco atual das operadoras de cartão de credito, o tamanho da blockchain seria ainda maior. Não acho que o tamanho da blockchain seja um problema, ainda mais que cada vez mais serviços de carteiras online tem a blockchain rodando 24hrs em seu servidor e o usuário não tem a necessidade de ter um node completo para operar.
Acredito que é problema o bitcoin se tornar uma espécie de paypal (centralizado).
|
|
|
|
tionil
|
|
July 28, 2014, 05:17:33 PM Last edit: July 28, 2014, 05:30:01 PM by tionil |
|
Eu uso BTC como investimento em altcoins e também como moeda. Pago a hospedagem do meu site (o proprio host aceita BTC) e recarrego meu celular com BTC, usando o www.paguecombitcoin.com Não sabia desse site para colocar crédito no celular. Ele funciona bem? pelo visto bitcoin viraria pó se tivesse que lidar com o número de transações que VISA lida, pq seria necessário um datacenter pra armazenar a blockchain, algo longe da capacidade da maioria das pessoas?
Não entendi direito o porque disso, alguém poderia me explicar? Por que é um problema se as pessoas não podem rodar um nó completo? Porque bitcoin deixa de ser descentralizado e passa a ser um sistema fiat digital, ou seja, sem anonimato, fácil de ser cooptado pelo status quo ,etc. O que estou dizendo é que adoção em massa, no estado atual, faria bitcoin perder utilidade (virar pó) mais do que ganha.
|
|
|
|
algorista
|
|
July 28, 2014, 07:07:24 PM |
|
A escalabilidade do blockchain é um problema sério.
O Bitcoin é um sistema de consenso distribuído, onde cada Full Node tem o poder de um voto.
Hoje o problema do tamanho do blockchain ainda não é muito visível, mas uma adoção massiva colocaria o problema em evidência inviabilizando o seu uso pelo usuário domestico, fazendo do Full Node um serviço para servidores de grande porte.
Se os problemas de escalabilidade não forem resolvidos o sistema todo pode perder seu diferencial que é o poder na mão do usuário, o poder de se recusar a atualizar para uma versão X, o poder de adotar um código fonte de outra equipe de devs, etc.
|
+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
|
|
|
schiavonxv
|
|
July 28, 2014, 07:36:36 PM |
|
A escalabilidade do blockchain é um problema sério.
O Bitcoin é um sistema de consenso distribuído, onde cada Full Node tem o poder de um voto.
Hoje o problema do tamanho do blockchain ainda não é muito visível, mas uma adoção massiva colocaria o problema em evidência inviabilizando o seu uso pelo usuário domestico, fazendo do Full Node um serviço para servidores de grande porte.
Se os problemas de escalabilidade não forem resolvidos o sistema todo pode perder seu diferencial que é o poder na mão do usuário, o poder de se recusar a atualizar para uma versão X, o poder de adotar um código fonte de outra equipe de devs, etc.
A Bitcoin Foundation tem alguma coisa a dizer sobre isso?
|
|
|
|
sdoeks
Newbie
Offline
Activity: 5
Merit: 0
|
|
July 29, 2014, 01:57:05 AM |
|
Sobre o fato dele resolver o problema da moeda descentralizada e sobre o fato de ser tecnologicamente seguro eu concordo com que vc disse.
Mas descordo de vc em 2 pontos:
--------------------------------------------------------------------
1)
De fato muita gente tem dificuldade de reconhecer o valor de bens intangiveis, trabalho na área de softwares e sei melhor do que ninguém o que é isso. Porem, mesmo sem reconhecimento de valor, os demais softwares produzem coisas úteis (que podem ser usadas para aumentar o bem estar das pessoas e sociedades), seja provendo entretenimento, seja provendo segurança da informação, ou mesmo operando nas industrias e comercios. O software do biticoin não produz nada que tenha valor. A não ser a própria moeda. Desta forma também penso que a utilidade da cadeia de mineração se encerra no próprio bitcoin, ou seja, se este perder seu valor a mineração deia de ser lucrativa, e tbm deixa de existir.
-------------------------------------------
2)
Que o biticoin ainda esta engatinhado e que pode ser tornar um grande BOOM se concretizado não há duvida. Até por isso comprei os meus pra ver no que vai dar daqui uns 30 anos. Já pensou, vc poder contar para seus netos que comprou $200 de biticoins e que estes agora valem 10 milhões? (assim como aconteceram com ações de grandes companhias que na crise de 30 foram vendidas a centavos, como por exemplo AT&T ou Siemens, quem comprou apenas alguns dollares hoje está milhonário)
Mas por outro lada vejo um grande problema. Se bem me lembro das aulas de macro economia da faculdade o problema é mais ou menos assim:
Temos 2 tipos de moedas:
Bitcoins : que são deflacionários (o valor aumenta, pois a quantidade é limitada e a oferta tende a aumentar) / não tem 'curso forçado' nenhum estabelecimento é obrigado por lei a aceita-los.
Dinheiro/moeda corrente: Essa como bem sabemos é inflacionaria (o governo joga mais notas no mercado e derruba o preço quando quiser) / mas por outro lado ela tem curso forçado (todo estabelecimento de um país é obrigado a aceitar a moeda corrente.
Agora uma analise básica: As pessoas preferem guardar moedas deflacionarias esperando que estas se valorizem. As pessoas também tendem a gastar sua moeda real, uma vez que por ser de curso forçado tem fácil aceitação, e também porque se não gastarem essa moeda vão perder parte do seu valor pelo efeito da inflação.
O efeito disso é simples. Pessoas acumulam biticoins e preferem fazer suas compras em Reais. Em macro escala isso quer dizer que não haverá comercio, indústria, salários, vendas de produtos e etc, através do bitcoin.
Daí que eu insisto na minha pergunta: Se a roda do mercado não girar usando os biticoins ela perde seu poder de ser uma 'unidade de troca', se ela perde este poder ela perde também sua utilidade, e se perde sua utilidade vira pó.
Sou iniciante no forum e no mundo da criptomoedas, mas já pude identificar todo o potencial que essa nova tecnologia pode oferecer. Não concordo que a moeda BTC não gire, pessoas estão todos os dias comprando e vendendo, eu por exemplo aceitaria pagamento em bitcoins para os produtos e serviços que vendo, e também pagaria com bitcoins, principalmente se tivesse algum desconto Fazendo uma analogia com o ouro, as pessoas não comercializam com ouro porque apesar de ser tangível, é pesado, é perigoso (não é nada seguro ficar circulando com ouro por aí), ocupa um bom espaço, difícil de esconder, difícil de mensurar, difícil de avaliar sua autenticidade também (principalmente para os leigos), etc, daí vejo que o BTC veio pra sanar esses e outros pormenores.
|
|
|
|
algorista
|
|
July 29, 2014, 02:11:27 AM |
|
A escalabilidade do blockchain é um problema sério. [...]
A Bitcoin Foundation tem alguma coisa a dizer sobre isso? A BF eu não sei, mas Satoshi já havia previsto o pruning do database, o que significa que as transações gastas não permaneceriam eternamente no blockchain. O cliente referencia (bitcoin-qt) implementou parcialmente o pruning na versão 0.8, o problema é que se a rede toda começar a usar um blockchain reduzido então não será mais possível ter um histórico confiável de todas as transações, teriamos apenas as transações e address com saldo disponível, mas somente alguns poucos nodes teriam o histórico completo. É uma faca de dois gumes, ou temos um blockchain gigante, ou reduzimos a confiabilidade delegando o histórico a alguns poucos super-nodes. A escalabilidade é um desafio imenso. https://en.bitcoin.it/wiki/Scalability
|
+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
|
|
|
DarkHyudrA
Legendary
Offline
Activity: 1386
Merit: 1000
English <-> Portuguese translations
|
|
July 29, 2014, 12:02:14 PM |
|
A BF eu não sei, mas Satoshi já havia previsto o pruning do database, o que significa que as transações gastas não permaneceriam eternamente no blockchain. O cliente referencia (bitcoin-qt) implementou parcialmente o pruning na versão 0.8, o problema é que se a rede toda começar a usar um blockchain reduzido então não será mais possível ter um histórico confiável de todas as transações, teriamos apenas as transações e address com saldo disponível, mas somente alguns poucos nodes teriam o histórico completo. É uma faca de dois gumes, ou temos um blockchain gigante, ou reduzimos a confiabilidade delegando o histórico a alguns poucos super-nodes. A escalabilidade é um desafio imenso. https://en.bitcoin.it/wiki/ScalabilityBem, é inveitável que o blockchain atinja um tamanho enorme a ponto de ficar inviável um computador comum de suportar, não só o tamanho do arquivo em si, mas também a lentidão que vai ser ler todo o blockchain antes de abrir o QT. Isso num cenário atual, claro que a tecnologia pode mudar e o preço dela também, mas não dá pra contar com a sorte. Uma adoção em massa do Bitcoin mais alguns anos de uso e teríamos um enorme problema, talvez não só no blockchain, mas no tamanho dos blocos também.
|
English <-> Brazilian Portuguese translations
|
|
|
|