Bitcoin Forum
June 27, 2024, 06:35:28 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
Author Topic: Como usar paper wallet?  (Read 12783 times)
driano (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 13
Merit: 0


View Profile
September 10, 2014, 06:19:02 PM
 #1

Muito se fala no tal "paper wallet", li varios tutoriais sobre ele em português e inglês e na verdade ainda não sei como funciona. Sei que é um um cartão onde eu imprimi minhas chaves públicas e privadas geradas em um site. Mas como usar? Depois de pronto o que fazer com ele? Devo escanear para o pc toda vez que usar? Ou digitar o endereço inteiro no electrum? Alguém pode dar um "passo a passo", de maneira simples e facíl de entender?
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
September 10, 2014, 07:44:24 PM
 #2

Vou tentar explicar de uma maneira bem didática já que estamos no sub-forum novatos, mas se quiser explicações mais técnicas é só dizer.

Como vc já deve saber, quando enviamos Bitcoins para alguém (ou quando recebemos de alguém), esses valores ficam "armazenados"* em Address, e cada address possui uma chave privada (secreta) correspondente. **

Pois uma paper wallet é só uma forma de ter impressas essas duas informações: address+privatekey.

Uma vez impressas você poderá usar o address para receber valores, e poderá transferir os valores importando a privatekey em um software apropriado. Praticamente todas as carteiras oferecem suporte para importar uma privatekey.

Algumas pessoas gostam das paperwallets visualmente apelativas (como http://www.bitaddress.org), mas eu prefiro uma forma mais simples de geração: vanitygen.

O fundamental sobre paperwallet é assegurar o segredo da privatekey, protegendo de olhos curiosos, câmeras e ameaças virtuais. E pra isso existem centenas de técnicas aplicáveis, que vão desde o simples papel dobrado até super esquemas de criptografia, como costumo dizer: "nível pentágono de segurança".


* "armazenados": na verdade os valores só são registrados no Blockchain como sendo propriedade do address informado, e necessitando da assinatura correspondente para transferir a outro address.

** address+privatekey: fazendo uma analogia com sistema bancário é como se o address fosse o numero da conta e a privatekey fosse a senha.


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
driano (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 13
Merit: 0


View Profile
September 10, 2014, 08:05:30 PM
 #3

Mas você não respondeu, como eu faço para usar. Quando eu for importar devo digitar todo o adress impresso no cartão? Ou qual outra forma de fazer isso? E uma vez importando a chave privada não fica armazenada no computador de qualquer jeito?
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
September 10, 2014, 08:16:31 PM
 #4

Mas você não respondeu, como eu faço para usar. Quando eu for importar devo digitar todo o adress impresso no cartão? Ou qual outra forma de fazer isso? E uma vez importando a chave privada não fica armazenada no computador de qualquer jeito?

Você pode digitar ou usar um leitor QrCode (caso tenha o qrcode impresso).
No linux há leitores Qr muito bons, e no windows eu uso o QuickMark

Uma vez importada a privkey, ela passa a fazer parte da carteira do software, e na minha opinião perde toda a utilidade como "paper-wallet", já que a principal função da paper-wallet é manter a privkey fora do computador, e assim longe das ameaças virtuais.

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
raganius
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 250


View Profile
September 10, 2014, 09:24:21 PM
 #5

Por favor, dá uma olhada também nesses tópicos sobre o assunto, já respondidos. Podem lher ser úteis:

driano (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 13
Merit: 0


View Profile
September 10, 2014, 10:24:13 PM
 #6

Agora eu entendi. Quer dizer que depois de pronto o cartão, basta digitar o endereço ou fazer a leitura do QrCode. Mas realmente, se é assim ele não serve de nada já que vou acabar armazenando a chave privada no computador de qualquer jeito. E se eu importar só a chave pública?
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 10, 2014, 11:15:24 PM
 #7

Agora eu entendi. Quer dizer que depois de pronto o cartão, basta digitar o endereço ou fazer a leitura do QrCode. Mas realmente, se é assim ele não serve de nada já que vou acabar armazenando a chave privada no computador de qualquer jeito. E se eu importar só a chave pública?

Dá uma olhada nessa resposta: https://bitcointalk.org/index.php?topic=588043.msg6548723#msg6548723

Enquanto os bitcoins estão armazenados na paper wallet eles estão seguros pois a chave privada nunca esteve na internet (desde que a paper wallet seja gerada corretamente).

você pode receber quantas transações quiser nesse endereço com toda a segurança que a paper wallet lhe propicia.

Quando você quiser gastar algo daquele endereço você será obrigado a importar a chave privada, nesse momento é recomendado que você gaste todos os bitcoins que a mesma possuir, da seguinte maneira:

- envie a quantidade que deseja gastar para o destinatário;
- envie o "troco" para uma nova paper wallet, garantindo que os bitcoins continuem em um endereço que nunca teve sua chave privada na internet.

Sobre sua questão de "importar a chave pública", o mais próximo disso é importar como "watch-only" ou seja, o seu aplicativo vai verificar as movimentações do endereço, mas não permite gastá-lo pois apenas a chave privada permite isto.


Dá uma boa lida nos tópicos que foram comentados acima pois eles trazem outros exemplos e dúvidas a respeito.

Abraço,


Adriano

--
driano (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 13
Merit: 0


View Profile
September 11, 2014, 10:08:45 PM
 #8

Fui usar o  vanitygen, porque acredito que criar meu próprio cartão num programa offline é mais seguro que usar um site. Abri o arquivo rar e apareceram varios arquivos, cliquei em cada um deles mas nada aconteceu. Não abriu programa nenhum, nem linha de comando, nada acontece. o que pode ser?
Katekyo
Member
**
Offline Offline

Activity: 63
Merit: 10


View Profile
September 12, 2014, 08:54:40 AM
 #9

Fui usar o  vanitygen, porque acredito que criar meu próprio cartão num programa offline é mais seguro que usar um site. Abri o arquivo rar e apareceram varios arquivos, cliquei em cada um deles mas nada aconteceu. Não abriu programa nenhum, nem linha de comando, nada acontece. o que pode ser?


Nunca usei vanitgen. Mas funciona usar o www.bitaddress.org offline (aliás, essa é a forma recomendada): É só salvar a página web e abrir no computador offline o arquivo html salvo.
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
September 12, 2014, 11:06:47 AM
 #10

Fui usar o  vanitygen, porque acredito que criar meu próprio cartão num programa offline é mais seguro que usar um site. Abri o arquivo rar e apareceram varios arquivos, cliquei em cada um deles mas nada aconteceu. Não abriu programa nenhum, nem linha de comando, nada acontece. o que pode ser?

Você precisa acionar o exe em modo terminal (no windows pelo cmd).
O download do exe: https://github.com/downloads/samr7/vanitygen/vanitygen-0.22-win.zip

É um modo mais avançado de trabalhar (modo rustico, badass  Grin), mas só recomendo se vc já se sente confortável com um prompt, se não for o caso então terá dificuldade, mas pode ser interessante o aprendizado.



Também pode usar o bitaddress.org offline, é só salvar o html.

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
velho
Member
**
Offline Offline

Activity: 137
Merit: 10


View Profile
September 12, 2014, 05:18:11 PM
 #11

Grandes dicas! Quero aproveitar o tópico para dizer que também encontrei esse site aqui https://www.offlineaddress.com/ que já funciona mo modo offline. O problema é que quando vou imprimir as notas o endereço acaba ficando para fora da nota, só metade é impressa. vejam na imagem :
http://www.imagebam.com/image/50538a350832761

O endereço não fica dentro da nota. É assim mesmo?

Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 12, 2014, 11:20:33 PM
 #12

Fui usar o  vanitygen, porque acredito que criar meu próprio cartão num programa offline é mais seguro que usar um site. Abri o arquivo rar e apareceram varios arquivos, cliquei em cada um deles mas nada aconteceu. Não abriu programa nenhum, nem linha de comando, nada acontece. o que pode ser?

Você precisa acionar o exe em modo terminal (no windows pelo cmd).
O download do exe: https://github.com/downloads/samr7/vanitygen/vanitygen-0.22-win.zip

É um modo mais avançado de trabalhar (modo rustico, badass  Grin), mas só recomendo se vc já se sente confortável com um prompt, se não for o caso então terá dificuldade, mas pode ser interessante o aprendizado.



Também pode usar o bitaddress.org offline, é só salvar o html.

Puxa, faltou só um pedacinho da chave privada... podia colocar uns 0.01 BTC no endereço e ver qto tempo demora para alguém quebrar a chave via brute force, hehehe

--
Katekyo
Member
**
Offline Offline

Activity: 63
Merit: 10


View Profile
September 12, 2014, 11:43:02 PM
 #13

Grandes dicas! Quero aproveitar o tópico para dizer que também encontrei esse site aqui https://www.offlineaddress.com/ que já funciona mo modo offline. O problema é que quando vou imprimir as notas o endereço acaba ficando para fora da nota, só metade é impressa. vejam na imagem :
http://www.imagebam.com/image/50538a350832761

O endereço não fica dentro da nota. É assim mesmo?

O endereço está totalmente fora da "centralização". Isso não está certo. Acho que deve ser algum erro de configuração (tamanho do papel, impressora, etc.). Tenta mexer aí nessas configurações da sua impressora, você deve encontrar a configuração ideal.

Abraços.
velho
Member
**
Offline Offline

Activity: 137
Merit: 10


View Profile
September 13, 2014, 12:30:21 AM
 #14

Mas no próprio site a imagem aparece desse jeito, com o endereço fora do lugar. Vai lá no site e de uma conferida.

https://www.offlineaddress.com/

velho
Member
**
Offline Offline

Activity: 137
Merit: 10


View Profile
September 13, 2014, 01:51:20 AM
 #15

OK, já descobri qual era o problema. A imagem ficava toda errada no Firefox. Usei internet explorer e tudo deu certo.

algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
September 15, 2014, 01:25:54 PM
 #16

Puxa, faltou só um pedacinho da chave privada... podia colocar uns 0.01 BTC no endereço e ver qto tempo demora para alguém quebrar a chave via brute force, hehehe

Hahaha Grin seria bem interessante, pelo menos veríamos o pessoal se agitando pra tentar entender os detalhes técnicos do Bitcoin, como a construção do address e do PrivKey/WIP.

E essa bruteforce seria bem facil pq faltam só umas 5 letras aí.

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
CryptoFutaba
Member
**
Offline Offline

Activity: 71
Merit: 10


View Profile
September 15, 2014, 05:56:16 PM
 #17

Puxa, faltou só um pedacinho da chave privada... podia colocar uns 0.01 BTC no endereço e ver qto tempo demora para alguém quebrar a chave via brute force, hehehe

Hahaha Grin seria bem interessante, pelo menos veríamos o pessoal se agitando pra tentar entender os detalhes técnicos do Bitcoin, como a construção do address e do PrivKey/WIP.

E essa bruteforce seria bem facil pq faltam só umas 5 letras aí.

nuss! Seria fácil? Eu nem saberia nem por onde começar Embarrassed

Na verdade, acho que eu iria começar tentando com final 00000, depois iria incrementando 00001, etc, até ZZZZZ... mas iria demorar uns milhões de anos manualmente... Cry

^^
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
September 15, 2014, 10:50:08 PM
 #18

[...]

nuss! Seria fácil? Eu nem saberia nem por onde começar Embarrassed

Na verdade, acho que eu iria começar tentando com final 00000, depois iria incrementando 00001, etc, até ZZZZZ... mas iria demorar uns milhões de anos manualmente... Cry

Eu faria isso também, já que são 58 caracteres por posição e 5 posições, dariam 58^5 combinações = 656,356,768 tentativas, e em cada tentativa eu desconstruiria o base58 e faria a verificação do checksum da privkey, isso executa muito rápido.
Eu acho que levaria mais tempo pra escrever o programa do que pra executá-lo, e olha que são só 5 loops aninhados, umas 20 ou 30 linhas de código.

É uma pena que os programadores Brasileiros não estejam se interessando muito pelo Bitcoin pois só os programadores podem realmente contemplar a beleza desse software.

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
CryptoFutaba
Member
**
Offline Offline

Activity: 71
Merit: 10


View Profile
September 16, 2014, 02:36:14 PM
 #19

[...]

nuss! Seria fácil? Eu nem saberia nem por onde começar Embarrassed

Na verdade, acho que eu iria começar tentando com final 00000, depois iria incrementando 00001, etc, até ZZZZZ... mas iria demorar uns milhões de anos manualmente... Cry

Eu faria isso também, já que são 58 caracteres por posição e 5 posições, dariam 58^5 combinações = 656,356,768 tentativas, e em cada tentativa eu desconstruiria o base58 e faria a verificação do checksum da privkey, isso executa muito rápido.
Eu acho que levaria mais tempo pra escrever o programa do que pra executá-lo, e olha que são só 5 loops aninhados, umas 20 ou 30 linhas de código.

É uma pena que os programadores Brasileiros não estejam se interessando muito pelo Bitcoin pois só os programadores podem realmente contemplar a beleza desse software.

 Grin pelo visto, até que não estou tão mal pra me tornar hacker também Wink

Agora, em relação às paperwallets. Não vejo muita necessidade de que fiquem com um acabamento perfeito, coloridas, etc. O importante é a chave privada e pública estarem claramente impressas e, mais importante, que seja guardada com segurança, e com "backup" (a não ser que a intenção seja presentear alguém... aí sim, vale a pena enfeitar o pavão - e não guardar backup hehe).

Digo isso porque a paperwallet tem uma função específica: SEGURANÇA

Já vi alguns trabalhos "decorativos" feitos com base na idéia das paperwallets (aqui tem um post sobre isso), mas nesse caso, não se trata bem de "paper wallet" já que ninguém vai incluir as chaves privadas em algo que vai ficar exposto, mas tão somente os endereços.

^^
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
September 17, 2014, 06:26:18 AM
 #20

Agora, em relação às paperwallets. Não vejo muita necessidade de que fiquem com um acabamento perfeito, coloridas, etc. O importante é a chave privada e pública estarem claramente impressas e, mais importante, que seja guardada com segurança, e com "backup" (a não ser que a intenção seja presentear alguém... aí sim, vale a pena enfeitar o pavão - e não guardar backup hehe).

Digo isso porque a paperwallet tem uma função específica: SEGURANÇA

Falou tudo !  Wink

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!