Pode ser uma questão facil mas eu não sei. Por exemplo: quero comprar um objeto de alguém e vou pagar em bitcoins. Envio os bitcoins através de algum programa como o electrum, depois como vou conseguir provar que fiz o pagamento? Não existe uma espécie de recibo para poder depois exigir que o vendedor cumpra sua parte e me envie o produto?
ué o Hash da transação mostra que você enviou xxx btc para endereço y.
eu costumo utilizar o blockchain nem sei o que é electrum
E lembre-se que bitcoin não é que nem cartão de crédito se não for uma loja de confiança o cara pode simplesmente te ignorar.
Uma transação no Blockchain é comprovada com o chamado
TX (uma sequência alfanumérica -
destacada por mim em vermelho na imagem abaixo).
No exemplo acima, houveram duas transações, cada uma com sua respectiva tx: uma de crédito (
tx bb3740a3605...8c2fc5) e outra de débito (tx
71bc5d147e088...1294604d)
Não sei explicar tecnicamente, mas na prática é bem simples. Após acertar os detalhes do negócio, enviado o pagamento, deve-se então informar essa sequência à pessoa cujo pagamento destinou-se, ou mesmo a terceiros, de modo a comprovar o envio.
Todo programa wallet disponibiliza essa informação instantaneamente após efetuada a operação, que pode também ser consultada nos diversos serviços de Blockchain Explorer.
Quanto à questão da confiança. Nunca é demais alertar. Ao fechar qualquer negócio é imprescindível conhecer a
reputação da pessoa com quem se está a transacionar (quem já usou serviços como o do Mercado Livre sabe bem como isso funciona). A diferença é que o Bitcoin não é um serviço centralizado que vai proteger as pessoas de suas inconsequências: uma vez efetuado o pagamento, não tem
chargeback ou coisa parecida. Na dúvida, vale a pena pagar pelos serviços de um
escrow de confiança das partes.