Bitcoin Forum
May 13, 2024, 01:08:50 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Como comprovar pagamento?  (Read 2216 times)
velho (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 137
Merit: 10


View Profile
September 19, 2014, 07:11:06 PM
 #1

Pode ser uma questão facil mas eu não sei. Por exemplo: quero comprar um objeto de alguém e vou pagar em bitcoins. Envio os bitcoins através de algum programa como o electrum, depois como vou conseguir provar que fiz o pagamento? Não existe uma espécie de recibo para poder depois exigir que o vendedor cumpra sua parte e me envie o produto?

1715605730
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715605730

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715605730
Reply with quote  #2

1715605730
Report to moderator
1715605730
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715605730

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715605730
Reply with quote  #2

1715605730
Report to moderator
Whoever mines the block which ends up containing your transaction will get its fee.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715605730
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715605730

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715605730
Reply with quote  #2

1715605730
Report to moderator
ryukamiho
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 182
Merit: 100



View Profile
September 19, 2014, 07:18:12 PM
 #2

ué o Hash da transação mostra que você enviou xxx btc para endereço y.


eu costumo utilizar o blockchain nem sei o que é electrum

E lembre-se que bitcoin não é que nem cartão de crédito se não for uma loja de confiança o cara pode simplesmente te ignorar.

DISCIPLINA — The First Blockchain For HR & Education
From core developers of Cardano, PoS minting, unique Web Of Trust & Privacy algorithms. Be the first, join us!
  WEBSITE  TELEGRAM  ANN  BOUNTY  LINKEDIN  WHITEPAPER  Referral Program 5%
raganius
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 250


View Profile
September 19, 2014, 09:34:06 PM
 #3

Pode ser uma questão facil mas eu não sei. Por exemplo: quero comprar um objeto de alguém e vou pagar em bitcoins. Envio os bitcoins através de algum programa como o electrum, depois como vou conseguir provar que fiz o pagamento? Não existe uma espécie de recibo para poder depois exigir que o vendedor cumpra sua parte e me envie o produto?

ué o Hash da transação mostra que você enviou xxx btc para endereço y.


eu costumo utilizar o blockchain nem sei o que é electrum

E lembre-se que bitcoin não é que nem cartão de crédito se não for uma loja de confiança o cara pode simplesmente te ignorar.

Uma transação no Blockchain é comprovada com o chamado TX (uma sequência alfanumérica - destacada por mim em vermelho na imagem abaixo).



No exemplo acima, houveram duas transações, cada uma com sua respectiva tx: uma de crédito (tx bb3740a3605...8c2fc5) e outra de débito (tx 71bc5d147e088...1294604d)

Não sei explicar tecnicamente, mas na prática é bem simples. Após acertar os detalhes do negócio, enviado o pagamento, deve-se então informar essa sequência à pessoa cujo pagamento destinou-se, ou mesmo a terceiros, de modo a comprovar o envio.

Todo programa wallet disponibiliza essa informação instantaneamente após efetuada a operação, que pode também ser consultada nos diversos serviços de Blockchain Explorer.

Quanto à questão da confiança. Nunca é demais alertar. Ao fechar qualquer negócio é imprescindível conhecer a reputação da pessoa com quem se está a transacionar (quem já usou serviços como o do Mercado Livre sabe bem como isso funciona). A diferença é que o Bitcoin não é um serviço centralizado que vai proteger as pessoas de suas inconsequências: uma vez efetuado o pagamento, não tem chargeback ou coisa parecida. Na dúvida, vale a pena pagar pelos serviços de um escrow de confiança das partes.
Decio
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 212
Merit: 101



View Profile
September 20, 2014, 12:38:56 AM
 #4

Creio que a falta de uma regra que obrigue ambas as partes a cumprirem o que foi acertado ainda é um ponto fraco do bitcoin. Se você for enganado não tem a quem reclamar.
raganius
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 250


View Profile
September 20, 2014, 02:36:54 AM
 #5

Creio que a falta de uma regra que obrigue ambas as partes a cumprirem o que foi acertado ainda é um ponto fraco do bitcoin. Se você for enganado não tem a quem reclamar.

Essa regra existe. Cumprimento de contrato está previsto no Código Civil de qualquer país. E estelionato é um tipo penal bem comum.

Ninguém te garante que uma compra sua no ponto frio ponto com ou no mercado livre ponto com vai ser bem sucedida... Eu, por exemplo, já tive problemas com compras nas duas... e já tive que recorrer à justiça contra o pag seguro, por exemplo. O certo é que não existe mágica (e o Bitcoin tem muitas qualidades, mas não tem poderes sobrenaturais). Quando se diz para ter cuidado, observar a reputação, etc, é para se EVITAR problemas... mas problemas com descumprimento contratual estão por todo lado (se não fosse assim, os bancos, as telefônicas, etc, não seriam líderes em processos judiciais de consumidores descontentes).

* Aliás... desculpa... acho até que estou sendo um muito injusto com o Bitcoin... pois ele nos permite a criação de smart contracts, que, grosso modo, é justamente uma ferramenta que "obriga" as partes a cumprir sua parte num acordo... Mas eu (totalmente leigo) não sou a pessoa mais indicada para falar sobre esse assunto ( talvez o Algorista possa nos dar um help aqui Wink ).
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
September 20, 2014, 06:06:01 AM
 #6

O problema é que são dois mundos diferentes, o material e o virtual.
O Bitcoin resolve muitos problemas do mundo virtual, inclusive em um futuro próximo conseguirá acabar com a questão da confiança entre partes, mas apenas no mundo virtual.
Quanto ao nosso mundo material não tem jeito, se você compra um notebook mas recebe uma caixa com um tijolo, nisso o Bitcoin não tem como te ajudar. É caso pra procon, advogado, policia, jagunço, etc.

A solução mais simples e perfeitamente efetiva ainda é fazer uso de um terceiro que seja de confiança entre as partes, o escrow, e esse terceiro é o juiz quanto a liberação do pagamento.

Mas mesmo com o intermediário sometimes shit happens, pois sempre comentamos sobre a questão da honestidade do vendedor, mas existe também as questões da honestidade do terceiro e até do comprador.

Certa vez tive uma experiência curiosa, quando comprei um switch 24 portas em um famoso portal de compras brasileiro (que prefiro não citar o nome, mas é aquele grandinho que todo mundo conhece e usa), mas chegou o prazo limite para qualificar o vendedor e eu ainda não tinha recebido o código de rastreamento do correio, então fiz o óbvio e bloqueei o pagamento, mas uma semana depois recebi o pacote e tudo certo, no entanto eu não conseguia mais desbloquear o pagamento, então abri um suporte pedindo pra liberar, e qual foi minha surpresa quando o suporte penalizou o vendedor encerrando a disputa e me devolvendo o valor pago, abri novo suporte explicando novamente o mal entendido, mas mesma coisa, então acabei enviando o dinheiro por fora e o pobre vendedor ficou com a qualificação negativa como se não tivesse enviado o produto, mas pelo menos recebeu o pagamento.
Se fosse com outra pessoa o pobre vendedor poderia ter levado um calote, por culpa da má vontade de um suporte incompetente.



+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
velho (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 137
Merit: 10


View Profile
September 21, 2014, 04:57:16 AM
 #7

E de que forma esse tal de escrow pode ajudar ou garantir que as partes cumpram o que foi tratado?

Katekyo
Member
**
Offline Offline

Activity: 63
Merit: 10


View Profile
September 21, 2014, 05:06:28 AM
 #8

E de que forma esse tal de escrow pode ajudar ou garantir que as partes cumpram o que foi tratado?

O escrow vai conhecer de antemão os termos do negócio, vai receber em depósito o valor referente ao pagamento, e só vai liberar o pagamento se aqueles termos acertados ao negócio forem devidamente cumpridos.

Havendo alguma divergência entre as partes, o escrow vai até mesmo servir com o árbitro/conciliador, para uma solução do impasse.

É bem o tipo de serviço que, por exemplo, o mercado livre presta, quando recebe o dinheiro do comprador e só o entrega ao vendedor depois de comprovada a entrega do produto.

O escrow tem necessariamente que ser uma pessoa com boa reputação, de confiança das partes.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!