Bitcoin Forum
May 04, 2024, 01:54:22 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Geração de chaves  (Read 2458 times)
FabioCarpi (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 375
Merit: 254



View Profile
September 24, 2014, 12:39:53 PM
 #1

Como a geração da chave privada é um processo off-line, não existe a chance de 2 pessoas gerarem a mesma chave?
Sei que é essa chance é pequena, mas existe...
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714787662
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714787662

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714787662
Reply with quote  #2

1714787662
Report to moderator
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
September 24, 2014, 12:58:23 PM
 #2

Como a geração da chave privada é um processo off-line, não existe a chance de 2 pessoas gerarem a mesma chave?
Sei que é essa chance é pequena, mas existe...

Na verdade se você está conectado ele tenta validar com a blockchain se nos cabeçalhos o enderaço já foi usado, mas se for feito com a carteira desconectada existe a chance sim.

Mas é aquela velha história de 2^256, e mesmo que a gente ocupe MUITOS endereços, 2^255 ainda continua uma imensidão de endereços.

O que pode acontecer é que no seu algoritmo de ficar gerando vários endereços, o jeito que tu vai tentando o "próximo" tu acaba por se deparar um que o hash seja igual por pura sorte, o problema é que isso é uma ilusão visto a quantidade grotesca de endereços que podem ser gerados.

Ou tu acha que uma em 115792089237316195423570985008687907853269984665640564039457584007913129639936 vale a pena tentar?

English <-> Brazilian Portuguese translations
FabioCarpi (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 375
Merit: 254



View Profile
September 24, 2014, 01:12:24 PM
 #3

o numero e muito grande
mas não duvido nada que uma hora apareça a noticia que alguém foi roubado assim
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 24, 2014, 01:21:46 PM
 #4

o numero e muito grande
mas não duvido nada que uma hora apareça a noticia que alguém foi roubado assim

Num nível de paranóia altíssimo, uma pessoa poderia gerar um endereço multisig, assím mesmo que alguém gere um dos endereços "por sorte" isso não seria suficiente para movimentar os fundos.


Adriano

--
FabioCarpi (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 375
Merit: 254



View Profile
September 24, 2014, 02:33:56 PM
 #5

não conheço esse recurso...  Huh
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
September 24, 2014, 02:49:12 PM
 #6

não conheço esse recurso...  Huh

Esse recurso de multisig não é como o que tem no Electrum, onde tu tem um único endereço que aponta pro recebimento de vários outros?

English <-> Brazilian Portuguese translations
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 24, 2014, 02:58:43 PM
 #7


não conheço esse recurso...  Huh

A maioria da literatura a respeito é em inglês, mas se tiver dificultades com a língua é só avisar que eu ou alguém traduz ou tenta explicar melhor.

Bem resumidamente, é criado um endereço mas ao invés de haver uma chave privada, são informadas as chaves públicas de outros endereços comuns e o número de "aprovações" que são necessárias para permitir os gastos. As transações que queiram gastar este input necessita da assinatura dos endereços informados para ser válida.

http://bitcoinmagazine.com/11108/multisig-future-bitcoin/

O Armory é um dos clientes que implementa, apesar de que ultimamente a maioria das carteiras está oferecendo o recurso.


Qualquer dúvida ao ler os textos é só avisar.


não conheço esse recurso...  Huh

Esse recurso de multisig não é como o que tem no Electrum, onde tu tem um único endereço que aponta pro recebimento de vários outros?

Na verdade o recebimento não vai para outros endereços, mas a assinatura da transação por estes endereços é necessária para gastar os recursos.




Abraço,

Adriano

--
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 24, 2014, 03:25:55 PM
 #8

o numero e muito grande
mas não duvido nada que uma hora apareça a noticia que alguém foi roubado assim

A chance de isso acontecer é tão remota, mas tão remota, que se ele fizer isso, ele sabe voar igual super homem, e ganhou na loteria alguns milhões de vezes antes. E o que teve a sua carteira roubada é tão azarado ,que já foi atingido por mais de um milhão de meteoros e caiu de avião algumas centenas de milhares de vezes. Além de ter todo tipo de cancer.

Advertise Here - PM for more info!
FabioCarpi (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 375
Merit: 254



View Profile
October 03, 2014, 08:56:50 PM
 #9

O Armory é um dos clientes que implementa, apesar de que ultimamente a maioria das carteiras está oferecendo o recurso.
O aplicativo oficial suporta? Como fazer?
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
October 04, 2014, 02:47:12 PM
 #10

O Armory é um dos clientes que implementa, apesar de que ultimamente a maioria das carteiras está oferecendo o recurso.
O aplicativo oficial suporta? Como fazer?

Até onde eu sei, não suporta, mas posso estar enganado :-)


Adriano

--
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
October 04, 2014, 08:40:23 PM
 #11

O Armory é um dos clientes que implementa, apesar de que ultimamente a maioria das carteiras está oferecendo o recurso.
O aplicativo oficial suporta? Como fazer?

Até onde eu sei, não suporta, mas posso estar enganado :-)


Adriano

O suporte até existe mas só via console ou rpc, não está pronto para o usuário final.

https://gist.github.com/gavinandresen/3966071

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2688
Merit: 1109


View Profile
October 04, 2014, 10:23:34 PM
 #12

o numero e muito grande
mas não duvido nada que uma hora apareça a noticia que alguém foi roubado assim

A chance de isso acontecer é tão remota, mas tão remota, que se ele fizer isso, ele sabe voar igual super homem, e ganhou na loteria alguns milhões de vezes antes. E o que teve a sua carteira roubada é tão azarado ,que já foi atingido por mais de um milhão de meteoros e caiu de avião algumas centenas de milhares de vezes. Além de ter todo tipo de cancer.

heheh boa girino  Grin
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
October 05, 2014, 01:56:40 AM
 #13

O Armory é um dos clientes que implementa, apesar de que ultimamente a maioria das carteiras está oferecendo o recurso.
O aplicativo oficial suporta? Como fazer?

Até onde eu sei, não suporta, mas posso estar enganado :-)


Adriano

O suporte até existe mas só via console ou rpc, não está pronto para o usuário final.

https://gist.github.com/gavinandresen/3966071


Estava olhando aqui o exemplo. Criar os endereços multisig até que é tranquilo... Assinar a transação para gastar os bitcoins dele é que é um saco (e olha que no exemplo a assinatura da transação era no mesmo client, sendo em outro ainda seria necessário transmitir a transação parcialmente assinada entre as partes para que o próximo concluísse a assinatura).


Obrigado por apresentar o exemplo algorista.


Abraço,


Adriano

--
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!