Atualmente pra iniciar uma instalação nova o melhor é copiar a
pasta data de outra instalação, ou usar o torrent do bootstrap que baixa muito mais rapido.
http://sourceforge.net/projects/bitcoin/files/Bitcoin/blockchain/Usando esse torrent é possível iniciar uma instalação em menos de 2 horas, depende só da velocidade da sua internet.
mesmo usando o bootstrap eu levei quase 1 semana pra minha carteira sincronizar
Não sei se a coisa é tão fácil assim não. Por isso prefiro as carteiras "lightweight" tipo o multibit. Não tem essa "frescura" de baixar a blockchain inteira... (claro que eu fico dependente dos outros terem baixado ela pra mim, o que pode ser ruim).
Realmente a experiencia pode variar muito, depende do download, do processador e do HD.
Faz pouco tempo um conhecido fez o procedimento todo em um Apple com SSD e foi realmente rápido.
Eu já não faço mais isso pois tenho várias copias do blockchain então é só ctrl+c/ctrl+v
Eu acredito que pro usuário que está tendo o primeiro contato com o Bitcoin essa experiência toda é muito intensa, é preciso muita vontade pra fazer tudo isso só pra ver o software functionar pela primeira vez.
Sem falar que essa carteira consome um monte de banda da internet, aqui em casa mal dá pra ver vídeos no youtube quando a carteira está aberta.
O melhor é uma carteira leve mesmo.