Prevenir é sempre melhor que remediar. Backup sempre, nunca é demais lembrar e alertar, principalmente aos novatos.
Como eu faço:
(...)
Bom, eu tenho vários "níveis" de backup. Tenho um endereço cujo backup fiz em paper wallets e em um arquivo criptografado com chave de 4096 bits e "passphrase" de 20 e poucas palavras, gravado no S3 da amazon, que é meu "cold storage". Nele só faço depósitos, é uma reserva para minha aposentadoria, ou algo assim... Enfim, é pra guardar pro futuro.
Depois disso, faço backup eventual, criptografado (com a crypto do próprio multibit) da minha carteira "de uso", e gravo no google drive e no dropbox. Não se avexem porque o valor ali dentro é pouco, não vale a pena tentarem quebrar a senha pra me roubar não... Sempre que eu gero um novo endereço, faço um novo backup. (O multibit não cria endereços de "troco" então basta um backup logo que crio o endereço. É menos seguro que os endereços de troco do bitcoin-core, mas é suficiente pra quantidade de grana que tenho ali, lembrando que o objetivo aqui é evitar perdas, e não roubos, já que o valor é pequeno pra alguém tomar o trabalho de descriptografar pra roubar)
Além disso, meu mac tem backup automático de hora em hora pelo time machine, pra um HD externo, com backup de "tudo" da minha máquina, inclusive a carteira bitcoin.
precaução extra: todo mundo lá em casa, inclusive meu filho, tem uma senha "separada" sem acesso de administrador no meu computador, apenas eu tenho a senha de administrador. Para hóspedes e visitantes, tem um usuário "guest" com acesso hiper ultra mega power restrito. Esse computador, o desktop, é o "meu" pessoal, minha esposa tem o notebook dela e meu filho terá o dele quando a idade chegar (por enquanto ele tem contas com controle parental em ambos os computadores)
Por enquanto, as criptomoedas não são para qualquer pessoa. Até que a tecnologia se torne totalmente user friendly (com a ajuda de todos nós, já que se trata de open source) o usuário é RESPONSÁVEL por seus atos, ou, como dito acima, somos nossos próprios bancos (isso se chama liberdade, e é isso que me encanta nas criptomoedas). A liberdade sempre demanda responsabilidade.
Assino embaixo. Sim, existem falhas que poderiam ser sanadas na área de usabilidade, mas é responsabilidade do usuário se informar sobre a segurança de um sistema, principalmente um sistema gratuito, antes de começar a usá-lo.