Bitcoin Forum
June 21, 2024, 03:55:03 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: wallet.dat Comrrompida - Bitcoin Core  (Read 4081 times)
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
December 08, 2014, 01:54:52 PM
 #21

É por isso que as pessoas já inventaram inúmeros meios de preservação, sem depender do meio mecânico. Fora ainda que, tudo isso você se refere a hot storage, carteiras que estão conectadas a rede bitcoin. Pra maior segurança existe as colds storages, que são computadores normalmente bem fracos, mas que estão só com um client de Bitcoin e a carteira com as private keys. Quando se quer gastar o dinheiro dessas carteiras normalmente faz com que ela aponte pra outro computador que esse sim tem conexão a rede, pra propagar a transação etc etc.

E tem os menos convencionais, como paper wallets, eentre outras opções. A verdade é que, da mesma forma que as pessoas precisam proteger seus e-mails, documentos e fotos, deveriam proteger a sua carteira.

English <-> Brazilian Portuguese translations
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 08, 2014, 02:05:14 PM
 #22

Acabei de receber meus bitcoins em 80 carteira diferentes
porem na mesma maquina.

Como você pretende instalar 80 carteiras na mesma máquina? Não seriam 80 endereços na mesma carteira? Qual o uso de ter 80 carteiras?

Quote
No exato momento que criei as carteira e recebi o dinheiro, a energia cai e queima meu hd?
e ai?

1- se vocÊ fosse milionário, provavelmente não cuidaria da sua infraestrutura de TI sozinho.
2- se vocÊ fosse milionário, você provavelmente teria esquemas de RAID e redundancia para seus dados.
3- Se vocÊ fosse milionário, cuidasse da propria infra de TI e não tivesse redundancia, seria esperto o suficiente para fazer backup da carteira ANTES de comprar os milhões, e assim teria como recuperar tudo.

Me parece um exercicio danado de imaginação pra propor algo que nunca vai acontecer...

Advertise Here - PM for more info!
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3360
Merit: 1632


View Profile
December 08, 2014, 04:09:29 PM
 #23

Acredito que um "milionário sério" não iria colocar tanto dinheiro numa moeda virtual e não se precaver Cool Cool......Agora, se a origem dos milhões é "obscura"...... Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes
raganius
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 250


View Profile
December 08, 2014, 04:21:39 PM
 #24

Prevenir é sempre melhor que remediar. Backup sempre, nunca é demais lembrar e alertar, principalmente aos novatos.

Como eu faço:

 - Sempre faço backups REDUNDANTES das minhas "wallet.dat" (ou seja em diferentes pendrives e CDs, pois caso um falhe, tenho sempre um próximo);

 - Sempre que recebo bitcoins (ou não importa qual outra criptomoeda) eu crio um paper wallet do endereço que recebeu o crédito (faço o "dumpprivkey" e imprimo o endereço, para ser guardado em local seguro). E, por conta do change address, após alguma transação que movimente parcialmente o saldo, renovo esse paper wallet (se o valor remanescente justificar);

 - Sempre que possível, movo meus bitcoins (aqueles que não pretenda gastar em curto prazo) para um cold storage seguro;

 - Sou meio paranóico, então criptografo meus backups (TrueCrypt) e mantenho paper wallets em local SEGURO  (trancado/oculto), e apenas uma pessoa DE CONFIANÇA da minha família tem possibilidade de ter acesso (para o caso de uma eventual necessidade).

Isso tudo faço desde meus primeiros bitcoins. Mas antes de comprar aqueles meus primeiros bitcoins eu já participava desse forum, lia bastante sobre o assunto (não faltam fontes de informações na Internet) e estava consciente do que se trata e de como lidar com isso tudo. Para quem procura se informar, não faltam alertas e guias de como melhor manusear com mais segurança as criptomoedas.

Por enquanto, as criptomoedas não são para qualquer pessoa. Até que a tecnologia se torne totalmente user friendly (com a ajuda de todos nós, já que se trata de open source) o usuário é RESPONSÁVEL por seus atos, ou, como dito acima, somos nossos próprios bancos (isso se chama liberdade, e é isso que me encanta nas criptomoedas). A liberdade sempre demanda responsabilidade.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 08, 2014, 08:57:27 PM
 #25

Prevenir é sempre melhor que remediar. Backup sempre, nunca é demais lembrar e alertar, principalmente aos novatos.

Como eu faço:
(...)

Bom, eu tenho vários "níveis" de backup. Tenho um endereço cujo backup fiz em paper wallets e em um arquivo criptografado com chave de 4096 bits e "passphrase" de 20 e poucas palavras, gravado no S3 da amazon, que é meu "cold storage". Nele só faço depósitos, é uma reserva para minha aposentadoria, ou algo assim... Enfim, é pra guardar pro futuro.

Depois disso, faço backup eventual, criptografado (com a crypto do próprio multibit) da minha carteira "de uso", e gravo no google drive e no dropbox. Não se avexem porque o valor ali dentro é pouco, não vale a pena tentarem quebrar a senha pra me roubar não... Sempre que eu gero um novo endereço, faço um novo backup. (O multibit não cria endereços de "troco" então basta um backup logo que crio o endereço. É menos seguro que os endereços de troco do bitcoin-core, mas é suficiente pra quantidade de grana que tenho ali, lembrando que o objetivo aqui é evitar perdas, e não roubos, já que o valor é pequeno pra alguém tomar o trabalho de descriptografar pra roubar)

Além disso, meu mac tem backup automático de hora em hora pelo time machine, pra um HD externo, com backup de "tudo" da minha máquina, inclusive a carteira bitcoin.

precaução extra: todo mundo lá em casa, inclusive meu filho, tem uma senha "separada" sem acesso de administrador no meu computador, apenas eu tenho a senha de administrador. Para hóspedes e visitantes, tem um usuário "guest" com acesso hiper ultra mega power restrito. Esse computador, o desktop, é o "meu" pessoal, minha esposa tem o notebook dela e meu filho terá o dele quando a idade chegar (por enquanto ele tem contas com controle parental em ambos os computadores)

Quote
Por enquanto, as criptomoedas não são para qualquer pessoa. Até que a tecnologia se torne totalmente user friendly (com a ajuda de todos nós, já que se trata de open source) o usuário é RESPONSÁVEL por seus atos, ou, como dito acima, somos nossos próprios bancos (isso se chama liberdade, e é isso que me encanta nas criptomoedas). A liberdade sempre demanda responsabilidade.


Assino embaixo. Sim, existem falhas que poderiam ser sanadas na área de usabilidade, mas é responsabilidade do usuário se informar sobre a segurança de um sistema, principalmente um sistema gratuito, antes de começar a usá-lo.

Advertise Here - PM for more info!
raganius
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 250


View Profile
December 13, 2014, 10:29:33 AM
Last edit: December 13, 2014, 11:01:44 AM by raganius
 #26

Por falar em paper wallets

Acabei de descobrir uma solução que parece muito útil e segura: A Mycelium Entropy.

Um dispositivo, tipo pen drive, que quando conectado diretamente à impressora gera paper wallets que são impressos de forma segura, protegendo o usuário de hackers ou trojans, já que a chave privada não fica armazenada em computador.

(Encontrei, também esse thread interessante: Paper Wallet vs Hardware Wallet (USB))


Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!