O pior é o de sempre, pelo menos aki na España, as noticias sensacionalistas do tipo: "Bitcoin continua morrendo", e coisas assim. NÃO esqueçam de duas coisas:
1) Os btc que tavam na hotwallet são uma pequena quantidade! Ou seja, enquanto que no MtGox a maior parte dos Bitcoins foram roubados, no bitstamp não...
2) É uma web de exchange / trading, assim que quem tem o dinheiro lá ta "jogando" com o dinheiro... Pq? Pq se esqueçeram da filosofia do Bitcoin "Seja o teu proprio banco", ou estão tentando aproveitar a subida e descida do preço do bitcoin e sabem que sempre existe o risco de perder bitcoins. Os demas, como eu, n deixamos os bitcoins lá!
Considero que seria mtoooo mais grave, que esse ataque tivesse acontecido com o coinbase.
Não quero criticar os traders, já que, de uma forma ou de outra, eles beneficiam o mercado ao promover uma maior liquidez. Até porque eu mesmo já fiz muitos trades (com altcoins), até que (apos testemunhar tantos casos de scams e problemas com exchanges) me dei conta exatamente daquilo que voce nos lembrou: "
se esqueceram da filosofia do Bitcoin 'Seja o teu proprio banco'".
Acho que todos sabemos que depositar suas criptomoedas em wallets de terceiros (exchanges, por exemplo) significa perder o controle de tais moedas (pois não se tem mais controle da respectiva chave privada): assume-se, então todo o risco envolvido.
Pressupoe-se que qualquer trader, ao deixar suas coins em alguma exchange, tenha pesado os pros e os contras, levando em conta os riscos (que são inevitáveis). É claro que prejuizos do tipo são sempre algo terrivel, e ninguem merece passar por essa situação, mas eventuais perdas, como as que podem vir a ser acarretadas por esse problema com a Bitstamp, acabam meio que
"fazendo parte do jogo" (até que tenhamos exchanges descentralizadas que sejam eficientes para suprir essa necessidade).
O que, do meu ponto de vista, torna mais grave um eventual problema similar com a Coinbase é o fato que muitos
iniciantes, possivelmente por não terem uma noção clara do risco envolvido (por mal informados, por preguiça, ou mesmo induzidos), ainda deixam suas moedas em poder de terceiros (wallets online), o que não se justifica, ja que o serviço
trustless, descentralizado, existente (wallets, mycelium, qt, electrum, etc) são plenamente utilizaveis demandando um minimo de esforço.
Agora, enquanto nao temos exchanges
trustless, descentralizadas eficientes o suficiente pra substituir as soluçoes centralizadas, iremos correr esses riscos inerentes, e em caso de problema a comunidade deve sempre exigir que sejam apuradas as responsabilidades e sanados propriamente os danos.