Senhores pelo paypal eu imagino que dê pra comprar em muitas exchanges internacionais
imaginas mal
por paypal consegues comprar a algumas pessoas individuais, com um premium bastante alto. A política de devoluções do paypal inibe que se faça negócio por essa plataforma.
Exactamente.
Primeiro, eles próprios não o permitem nos seus termos.
Apesar de todo o zunzun que houve de que eles iam aceitar Bitcoins, na realidade não vi nada enquanto cliente.
Depois há demasiada fraude envolvida nestas transacções em que o comprador de BTC recebe as ditas e reclama que estas nunca chegaram, sendo que o PayPal protege maioritariamente o comprador.
Basicamente, tens uma transacção irreversível para quem envia (a transmissão de btc) e uma transacção muitas vezes revertida (a transmissão de dinheiro PP).
A culpa não é bem da PayPal, é mais da falta de um mecanismo real para garantir que a transacção se processou.
Uma ideia interessante (hey, PayPal, uma borla para vocês, não vos cobro nada!!!) seria a PayPal ter o serviço de Escrow embutido e que funcionaria para ambas as transacções - retinham o dinheiro enviado notificando o vendedor que havia sido pago.
O vendedor enviava para um endereço. Quando tivesse sido confirmado nesse endereço enviavam ao comprador as BTC e o dinheiro ao vendedor. Assim ninguém podia reclamar de nada nem falsear as transacções.
Mas não é só no PayPal que isso acontece!!!
Cartão de crédito, depósitos bancários, etc... tudo isso pode ser aldrabado.
Há coisa de 2 anos, tive necessidade de converter bitcoins em 200€ PayPal. Fui precisamente ao eBay e não tenho razões de queixa, a transacção correu perfeitamente normal. Enviei as bitcoins para o endereço especificado (muito a medo e a suar por todos os lados...) e passado uns minutos começo a receber várias transacções no PayPal.
Nenhuma foi revertida, felizmente e por isso o negócio correu bem!