Bom, vou tentar explicar algumas coisas básicas com uma linguagem amigável a quem não conhece Bitcoin.
Peço ajuda aos membros “veteranos” do fórum para corrigir algo que esteja errado no meu texto.
Primeiro de tudo, é essencial saber o que é Bitcoin. É bem rápido:
1. Há um vídeo, com legendas em português, no site
www.meubitcoin.com.br;2. Leitura conceitual ESSENCIAL:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bitcoin Quanto à questão da “mineração”:
O texto wiki não diz, mas minerar com CPU (através da opção “gerar moedas” do software Bitcoin) não vale mais a pena, pois com o desenvolvimento da rede Bitcoin nesses anos, ficou MUITO difícil conseguir o prêmio de 50 BTCs. Principalmente após o surgimento dos softwares “mineradores” específicos para usar o processador da placa de vídeo – GPU.
Vejam as comparações (aproximadas) do poder computacional de algumas GPUs e CPUs:
https://en.bitcoin.it/wiki/Mining_hardware_comparison Reparem que mesmo um moderno i7 não chega nem perto de uma já meio “antiga” Radeon HD 5870:
I7: 19 Mhash/s – 19.000.000 hash/s
5870: 400 Mhash/s – 400.000.000 hash/s
A explicação para essa diferença (em inglês):
https://en.bitcoin.it/wiki/Why_a_GPU_mines_faster_than_a_CPU Tanto que a próxima versão do Bitcoin (veteranos me corrijam se eu estiver errado) nem terá a opção “gerar moedas”, para não causar confusão em quem está conhecendo o software.
Mesmo para quem quer usar a CPU para minerar através de uma pool (cooperativa de mineradores que tem por objetivo diminuir a variância no recebimento do prêmio), vale o aviso: provavelmente você está gastando mais em eletricidade do que conseguindo gerar em Bitcoins. Nesse caso, é melhor simplesmente comprar Bitcoins J
Para quem tem uma placa de vídeo ATI 4650 ou melhor, aí vale a pena instalar um software de mineração. Se for o caso de alguém, posso ajudar na configuração.